Gostaria de usar seu celular, apenas como teclado, para poder digitar senha de acesso em sua casa? Sem pagar nenhuma ligação? Então você está convidado a ler este artigo…
Além do aumento do crime e a necessidade de termos que usar dispositivos eletrônicos para nossa segurança, também temos o problema do ‘vandalismo’.
Quem já, passeando pela rua de manhã, não observou orelhões depredados, latas de lixo derrubadas, interfones destroçados, pendurados seus cacos por um fio,etc. A montagem proposta atende esta necessidade, por usar apenas uma pequena abertura para um microfone e outra para a saída de som do disco piezoelétrico. Pode ser usado uma chapa reforçada, o que reduz a zero a ação de vândalos nesta fechadura.
Veja o esquema abaixo:
O circuito é composto por um circuito integrado MT8870DE, capaz de decifrar os sinais DTMF provenientes de um microfone de eletreto miniatura. A seguir, o sinal decodificado vai para o PIC 12f675 via 5 pinos, em formato hexadecimal, sendo o pino (STD) que informa quando o sinal da saída é valido. Usar sons DTMF para acionar dispositivos não é novo. Existem muitos artigos similares, com circuitos discretos. Apenas que foi usado um microcontrolador para facilitar as coisas. O PIC foi gravado com um ASM adaptado do artigo ‘FECHADURA ELÉTRICA COM SENHA (CODE LOCK) SEM DISPLAY – COM PIC 12F675’, alterando a forma de captação dos digitos de um teclado de telefone para o valor hexadecimal fornecido pelo MT8870D.
Na hora de compilar o arquivo ASM, é possível escolher entre saída pulsada ou saída continua. O microcontrolador também pode ser alterado, entre outras coisas.
A senha padrão inicial é ‘012345’ e pode ser alterada por se digitar a senha comando ‘*74123’, em seguida, digite a senha padrão, depois a nova senha, e de novo, confirme a nova senha ( mais detalhes, veja o artigo ‘FECHADURA ELÉTRICA COM SENHA (CODE LOCK) SEM DISPLAY – COM PIC 12F675’).
A figura abaixo mostra o uso do equipamento junto a um portão:
Para usar, basta aproximar o celular do microfone e digitar a senha (distância máxima de 10 cm). A cada dígito apertado no celular, deverá ser ouvido um bip no disco piezo elétrico. Caso não ouça, repita o dígito. A placa poderá ficar distante do microfone, desde que se use fio blindado (malha transada) para interligar. Poderá ser usado um transformador de 110 volts para 12v , retificadores e capacitores de filtro. Os 5 volts são regulados por um ci 7805, de forma usual.
Obs. Esta montagem foi testada apenas em protoboard, sendo uma montagem didática apenas. Esta sendo fornecido o arquivo ASM, o qual poderá sofrer modificações conforme a necessidade do hobista.
Segue abaixo, um vídeo caseiro, onde pode-se ver o protoboard com os componentes montados. Foi acrescentados 4 leds nos pins Q1 a Q4 ( pinos 11 a 13) do ci MT8870 para visualizar o sinal quando se aperta as teclas do celular próximo ao microfone. Observe que a cada tecla apertada se ouve um ‘bip’ em resposta. Ao apertar a senha padrão ‘012345’, percebe-se que o led ligado na saída pisca (saída em modo pulsada), indicando a abertura da fechadura. Os fios adicionais a esquerda, são os usados pelo gravador de pic, de onde provêm também a alimentação. (Obs. O tec-tec de fundo é de um velho relógio de parede, muito barulhento por sinal!)
[stream base=x:/picsource.com.br/wp-content/photos/2013/08/ flv=senhular.flv embed=false share=false width=640 height=360 dock=true controlbar=over bandwidth=high autostart=false /]
Segue abaixo o arquivo ASM:
Segue o arquivo HEX:
Em 04/03/2015 foi postado esta versão que permite alterar o modo de saída também para ‘retenção’, ou seja, a cada acerto de senha alternará a saída entre ligado e desligado:
Curiosidades:
A luta pelo meio ambiente — êxitos e fracassos
Telefone celular — amigo ou inimigo?
Um universo cheio de surpresas
O som da neve
O tele-sexo é inofensivo?
Use a tecnologia de modo respeitoso e econômico
Faça bom uso de sua curiosidade
Quem fez primeiro?
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Outros assuntos:
Três coisas que o dinheiro não pode comprar
Aprenda a perdoar
Prisioneiro muda sua vida – uma história entre muitas
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?
Até o próximo artigo!!!
Amigo o mais impressionante as vezes não é a ideia em si mas a qualidade com que ela é desenvolvida e principalmente o quanto vc tem se esforçado com sua arte em desenho para ilustrar os projetos , cada vez me surpreendo com seus desenho rsrsrs , brincadeiras a parte otimo projeto me imagino podendo transmitir os tons do dtmf e em uma receptor amplificar para tonar o sistema com maior alcance , agora o numero de digitos é limitado ou pode ser aumentados ?
assim como pode ser reconhecido o audio do dtmf teria alguma maneira de reconhecer outro tipo de audio , outra coisa não sei bem se seria uma falha pois não testei mas se for feito o uso de uma gravador de audio tornaria o sistema algo copiavel certo , só imagino isso pelo fato de ter a distancia maxima de uns 10 cm acredito que por maior segurança o meio de trasnmissão é bem protegido , mas em questão de segurança não podemos afirmar total segurança , eu não confiaria minha vida em um sistema de alame pois com as falhas de queda de luz e outro incovenientes um a central poderia falhar , mas seria legal para incluir em sua central de alarme este sistema . obrigado mais uma vez pela sua ideias
Olá Liliano! (risos!) Você está bem humorado hoje, hen! Realmente, diz o ditado que ‘ uma imagem vale mais que mil palavras’ e não precisa ter muitos ‘pixels’ ou alta definição. Se você tiver filhos pequenos em idade pré-escolar, notará que seus ‘garranchos coloridos’ conseguem transmitir idéias com facilidade. Mas, representações parece não ser o meu ‘forte’. Quanto a gravar os toques , sim, isto é possível. Mas os tx com 433mhz podem também ser gravados (ht6p20b) com um um equipamento (exceto hopping code). O conceito de ‘plena segurança’ não existe. Existe somente a ‘sensação de segurança’. Quanto mais cheio de implementações tem o sistema mais ‘parece ser seguro’. A verdade é que os meliantes não arrombam mais a porta, mas fazem ‘você’ abrir a porta. Fico feliz com seus comentários ‘bem humorados’ que alegra este blog.
Cláudio
😀 Olá Claudio, aproveitando a ideia do amigo Cicero, seria legal comandar saidas por dtmf em uma linha telefonica, vc liga para o ramal ou telefone, com uma quantidade de toques o aparelho conecta e espera digitar um senha para receber o comando e em seguida digita o comando ex. 001 saida do pic liga, 002 desliga a saida e assim em diante, no caso teria que ser no 16f628 que da para usar pelo menos 8 saidas, seria legal pois tem no mercado estes equipamento para ser controlado a distancia pelo telefone. Valeu ai e um abraço e mais uma vez parabens pelos os projetos que são de grande valia para nos…
Olar amigo Claudio! parabéns pelo esse projeto Maravilho, só uma sugestão, vc com o seu conhecimento
deveria criar um controle DTMF desses com um PIC maior como o PIC 16F628A com 10 canais para controle a distancia por exemplo,,,
Olá Cicero! Como funcionaria o acionamento? Só por proximidade ou você se refere a controlar equipamentos via linha telefonica?
Cláudio
Olar amigo Claudio! tirando o mic de eletreto e colocando um potenciometro de 50k para regular a amplitude do audio poderá usar um cabo P2 na saida de audio do celular e ligar no potenciometro poderia dar certo?
Olá Cicero! Creio que deva funcionar. Mas a idéia de colocar um microfone é justamente dispensar o uso de uma ligação via fio, mas sim pela proximidade.
Cláudio
tenho uma ideia para um novo projeto : a maioria das pessoas que vejo aqui se interessa mais em circuito sem fio , mas nenhum controla servo motores , que poderia ser usado em muitas coisas como por exemplo : carrinho de controle remoto , robôs , braço mecânico , controle de posição de câmera de vigilância , entre muitas outras coisas .acho que muitos iriam gostar . no transmissor poderia usar potenciômetro para definir a posição do servo . poderia ser 2 ou 3 canais com servos e outros canais com comandos normais ( pulso ou retenção ) . fica ai uma ideia . um abraço.
Olá Michel ! Obrigado por suas sugestões. Vou ver se incluo em futuros artigos.
Cláudio
olá claudio , cada vez mais você me surpreende . não me leve a mal mas vou ter que montar para acreditar . rsrs . mas pode ser qualquer celular de qualquer operadora ???
Olá Michael! A operadora não importa, porque usa apenas o som que a tecla faz ao pressiona-la. Tem que configurar seu celular para volume alto , aumentando o alcance.
Claudio
bom dia claudio . show , já vi funcionando , não que eu duvidasse mas pensava que era impossível fazer isso ( usar o som da tecla do celular para acionar algo ) meus parabéns.