Com o aumento da concorrência nas telecomunicações, muitos tem migrado de uma empresa para outra , aproveitando promoções e economizando aquela “graninha” extra.
Mas , e seu aparelho de telefone (herança do vovô) e o alarme que você usa tem discadoras decádicas e sua nova companhia de telecomunicações só usa DTMF como padrão?
O que fazer agora????
Lógico, você poderia trocar tudo por novo (chuif!) ou adaptar um conversor decádico para DTMF. Existe alguns na internet. Mas porque não encarar o desafio de fazer um?
Usando uma pequena plaquinha de circuito impresso, um chip 12F629 da Microchip, alguns resistores e capacitores, e logo teremos a solução caseira!!!
Na figura abaixo temos o “núcleo” da ideia.
Note que aqui não consta fonte ou outros resistores e capacitores necessários para uma ligação segura
com níveis da linha telefônica (+- 48 volts). Aliás, a ideia original surgiu quando o alarme da casa de meu filho não discava mais, quando migrou da Telefônica para Net. Usando o “núcleo”, ou seja, o esquema da figura acima, e aproveitando a alimentação já existente, adaptei esta plaquinha a placa original do alarme (comunic- da genno).
Ficou como abaixo:
Com respeito ao código do programa , procurei usar os timers 0 e timer 1 para gerar as frequências do
sinal DTMF, obtendo as cargas de tabelas previamente testadas. A cada interrupção gerada pelo respectivo
timer, irá mudar o nível da saída, gerando a frequência escolhida. Optei por gerar uma frequência em cada pino de saída (2 pinos), e depois mistura-los antes de levar para a linha telefônica.
Em vista da necessidade de precisão, foi necessário o uso de cristal externo. Durante testes, fui bem
sucedido na geração dos números de 0 a 9, mas os números com frequência muito acima , sofrem com as
latências de interrupção. Como no meu caso isto era irrelevante, pois somente interessava de 0 a 9, mantive o programa , com um resultado muito satisfatório.
Com respeito a adaptação na placa original,deve-se notar o seguinte:
O relé 1 era usado tanto para iniciar a ligação (fone fora do gancho) como pulsando para gerar o
código decádico (pelos contatos 1A e 1B). Sem alterar o programa original do processador da placa, necessitava eliminar estes pulsos decádicos. A solução foi colocar um capacitor de alto valor (C1)de 1000/25v na base do transistor chaveador do relé. Com isto, o relé continuaria ligado mesmo sendo enviado os pulsos .
Para adaptar a saída DTMF dos pinos 5 e 6 foi usado um capacitor de 100 nF/250v fornecendo a isolação
necessária a tensão da rede telefônica. O diodo D1 e o Zener Z2 são para proteção contra sobre tensão,
protegendo as portas da saída do chip.
Para gravar o PIC com arquivo Hex poderá usar um programa como WinPic800 e se desejar alterar o programa “PIC_DECTODTMF.ASM” use o Mplab da Microchip.
Segue abaixo o arquivo asm:
PIC_DECTODTMF.ASM
Segue abaixo o arquivo hex:
PIC_DECTODTMF.HEX
Curiosidades:
Universo cheio de surpresas
Universo – obra do acaso?
Nosso inigualável sistema solar
Mapeamento do céu
Qual a origem do universo e a vida?
Outros assuntos:
Quatro dicas para lidar com problemas financeiros e dívidas
Como lidar com sucesso com os sogros
Como reagir a um assédio sexual
Como parar de adiar as coisas
Até o próximo artigo!!!!
Eu não manjo nada de eletrônica e preciso de um conversor desse para ligar um telefone antigo. Alguém tem um conversor para vender?
Aguardo contato: caiofonsecads@gmail.com
Olá Caio!
Tente ver estes links: http://www.oldphoneworks.com/pulse-to-tone-converters/
http://www.dialgizmo.com
Se alguém do blog conhecer algum aparelho comercial que adapte ‘decádico/dtmf’, poderia ajudar?
Cláudio
Esqueci o link da outra placa conversora:
http://bygselvhifi.dk/misc/telephone-pulse-to-dtmf-converter/
Olá Larios (Tiago / Claudio),
Meu nome é Vitor. Recentemente eu comprei um telefone da western Eletric modelo 500, e só depois que eu recebi que chequei que ele não funciona na linha Voip do Netfone, pois ele é decadico e a linha é dtmf (tone). Verifiquei neste fórum que vocês têm experiência na montagem da placa conversora de pulso para dtmf para a discadora. Gostaria muito da sua ajuda para tentar fazer meu aparelho funcionar por tone. Tem alguns links na internet que mostram algumas formas de realizar essa conversão, mas como não tenho conhecimento de eletrônica, não consigo compreender como montar a placa, que componentes ela está usando e como intalar ela no aparelho. Você poderia me ajudar?! Seguem os links que mostram alguns exemplos:
Video do Youtube com o modelo 500 e a placa conversora:
http://www.youtube.com/watch?v=ZLoQ5UA1tvc
O link abaixo são as fotos do video acima, e os detalhes da placa:
http://boris0.blogspot.com.br/2013/09/rotary-dial-for-digital-age.html
O link abaixo mostra uma placa realizada para um modelo diferente, mas ela é muito parecida com essa que vc montou para discadora, mas eu não faço idéia que componentes são esses,onde comprá-los e onde eu instalaria esta placa no meu modelo 500 da western eletric!!
Me dá uma força por favor!!
Muito obrigado!!
Abraços!!!
Vitor Regis
Olá Vitor! O ideal seria se você encontrasse um adaptador de FSK para DTMF comercial, para não ter que adaptar nada no aparelho. Mas se não conseguir encontrar, a ideia apresentada no link poderá ser muito boa. Bastará confeccionar o circuito proposto e instalar no seu telefone. Visto que você não conhece muito de programação, terá que pedir os serviços de alguém da área. Eu não realizo trabalhos desta natureza. Pode ser que algum leitor deste blog queira oferecer seus préstimos para este emprendimento, e neste caso, colocarei em contato.
Claudio
Olá Claudio, obrigado pelo retorno!! Entendi, mas me explica uma coisa… oque e’ esse FSK? E’ a mesma coisa que o pulso ou decadico?
Se eu comprar um convertor de FSK para tone vai dar certo? Tem bastante desses adaptadores no Mercado Livre, mas gostaria de saber se ele funciona!! Ele ira interpretar os sinais decadicos do telefone e converte-lo para tom ou dtmf?!!
Grato!!
Olá Vitor! Na realidade , o seu aparelho parece ser uma versão ‘decádica’ , ou seja, que ao realizar uma chamada, são gerados pulsos entre 1 e 10 ( o famoso tec-tec-tec…que se escuta ao discar). O padrão atual de muitas linhas é o DTMF (Dual-tone multi-frequency – você escuta algo como um ‘tuuuu..tu..tu’ ao discar). O padrão FSK (Frequency-shift keying ou Modulação por chaveamento de frequência) é outro padrão que algumas empresas estão adotando quando misturam telefonia com acesso a internet. Na realidade, você vai ter de consultar um técnico de telefonia para saber qual é o padrão telefônico que você tem em sua casa e também identificar o padrão do seu telefone adquirido (possivelmente decádico). Com estas informaçõe, você tera de comprar o equipamento conversor apropriado ao seu aparelho ou partir para uma adaptação do seu telefone para o padrão de sua casa. Não posso dar muitas informações, porque não trabalho nesta área (telefonia). Se algum leitor do blog tiver conhecimento desta área quiser ajudar, será bem vindo…
Cláudio
Oi, gostaria de saber se é possível encontrar esse conversor à venda.
Parece que a net, só usa dtmf e como vc disse em seu exemplo, herdei um telefone e gostaria de coloca-lo pra funcionar. Como faço?
Muito obrigado!
Nesse caso eu precisaria apenas de montar o circuito de cima, né?
Fiquei em dúvida sobre essa gravação Hex, nunca fiz…
Já montei apenas alguns circuitos bem simples.
Parece que este tipo de conversor é difícil de encontrar mesmo. Vou tentar postar umas fotos de como ficou o circuito, assim fica mais fácil realizar a montagem.
Vou aguardar a sua nova postagem então.
Parece ser tranquilo a montagem, eu não sei fazer a gravação no PIC.
Esse conversor de bina faria o telefone funcionar?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226244139-conversor-de-bina-dtmf-para-fsk-modelo-zk-30-_JM
Valeu hein, Tiago…
Segue a imagem da placa do circuito… Ela tem o tamanho aproximado de um polegar.
Caro Merson
O artigo trata de uma adaptação para um alarme fsk ( pulso decadico) para dtmf e a plaquinha foi colocada dentro do aparelho.
Para usar com um telefone, exigiria mais alguns componentes como tomadas,resistores adicionais,etc , e muitos testes.
No seu caso, se não tiver experiencia em programação de microcontroladores e algum conhecimento de eletronica, pode ser muito
dificil. Talvez seja melhor obter um conversor pronto,como este encontrado neste link aqui. Sucesso !!!