Usando um pequeno transmissor e este receptor, é possivel imobilizar um veiculo em caso de roubo . Veja mais…
Já foi publicado um pequeno receptor didático para sensor de presença no artigo ‘ RECEPTOR PARA EMISSOR DE PRESENÇA PARA FINS DE BLOQUEADORES VEICULARES – COM PIC12F675 ‘. Vamos agora, usar de forma prática a idéia, com o circuito abaixo:
Ele dispõe de 3 reles, sendo um para o corte da bomba de combustível, outro para ligar uma sirene eletrônica comercial, destas a venda para alarmes, e o último rele, para acionar as setas do veículo, em conjunto com a sirene eletrônica. O pino 7 do PIC12f675 recebe de tempos em tempos, uma transmissão oriunda de um chaveirinho de presença, com protocolo para ci HT6P20B. Toda vez que recebe esta transmissão, reseta um contador de tempo. Quando este transmissor não se encontra nas proximidades, o contador atinge um valor que aciona um flag para ‘armar o alarme’. Estando na condição de ‘armado’, ao se abrir uma porta ou ligar a chave de contato, irá disparar a sirene e acionar os piscas do veiculo, por um período de 4 minutos. Após o que, ele desliga a sirene e piscas, mas apenas se as portas forem fechadas ou contato desligado. Assim, ao se aproximar com o chaveirinho de presença próximo do carro estando ele disparado, fará cessar o alarme e permitir o funcionamento do motor do veiculo. No caso de ter de deixar o veiculo (ex. no caso de roubo), com o ‘chaveirinho’ no bolso, o sistema contará 45 segundos e acionará a sirene e também os piscas do veiculo. Após isto, contando-se mais 45 segundos, irá bloquear a bomba de combustível (ou cortar a bobina de ignição), parando o motor do veiculo. Enquanto a chave estiver ligada ou porta aberta, continuará o toque da sirene e a ação dos piscas. Desligando-se o contato e fechando as portas, contará 5 minutos e após o que, desligará o alarme. No entanto, ainda estará em ‘stand_by’, pois se for aberta a porta ou acionado o contato, ligará a sirene e os piscas novamente, até que receba o sinal do ‘chaveirinho’ cadastrado.
Note que, uma vez disparado, somente com o sinal do transmissor de presença é que irá desliga-lo.
Quanto ao transmissor, poderá ser usado um chaveirinho de controle remoto de portão com ci HT6P20B internamente. Para que ele transmita de tempos em tempos, terá que usar um ci 555, temporizando para transmitir entre 10 a 30 segundos, por um período de 200 milisegundos.
Certamente, com esta opção, a vida da bateria cairá bastante. Outra opção, é a publicada no artigo ‘ CHAVEIRO EMISSOR DE CÓDIGO HT6P TEMPORIZADO ( TRANSMITE A CADA 40 SEGUNDOS, PARA FINS DE ALARMES DE PRESENÇA) ‘, em que usamos um PIC para emular o protocolo HT6P20B e as devidas temporizações. A versão com ‘sleep’ permite uma economia notável de bateria.
É importante lembrar, que este ‘chaveirinho’ de presença nunca deverá ser colocado junto a chave de contato, pois em caso de assalto, em que os ‘meliantes’ levem o veiculo, este será bloqueado depois de um tempo e acionará o alarme. Mas, se estiver junto as chaves do carro, isto não ocorrerá.
Dependendo do tempo escolhido entre transmissões, devemos aguardar de acordo, perto do veiculo antes de entrar, para dar o tempo de desligar (ocorrer uma transmissão), especialmente se ficamos muito tempo longe.
É importante lembrar, que o transmissor (chaveirinho) tem que ser aprendido primeiro. Para isto, aperte o botão ‘learn’ brevemente e provoque uma transmissão. O led ‘learn’ piscará uma vez para indicar a aceitação do transmissor. No esquema, foi previsto o uso de porta com acionamento da luz de cortesia, ligando ao gnd e também a versão ligando ao +12volts.
Escolha qual usar, conforme o veiculo a ser montado. Se não forem usados, deverá ser ligado ao gnd. A alimentação deste sistema deverá provir de forma direta da bateria, logicamente, usando proteção por fusíveis. O fio da bomba de combustível deve ser interrompido e fazer passar pelos contatos do rele ligado ao pino 6 do PIC. Deve ser previsto uma chave escondida, que restabelece esta ligação em caso de pane no sistema e que também desligue o circuito, em emergência. Muitos preferem não interromper a bomba, pois um carro que para o seu motor em velocidade, pode gerar acidentes graves em uma pista. Outra opção, seria apenas desligar o motor de partida, impedindo o acionamento do motor. Mas, no caso de roubo, o veiculo ainda continuaria a rodar, mas com pisca e sirene acionados. Isto chamaria bastante a atenção, apesar de não ser garantia de recuperar o veiculo. Atenção: Consulte a legislação de trânsito de sua localidade para saber se este tipo de dispositivo é permitido legalmente, antes de montar/usar.
Obs. Esta montagem é apenas didática, sendo testada apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs não observados, sendo fornecido o arquivo ASM, que poderá ser alterado segundo as necessidades dos hobistas. Portanto, o autor não se responsabiliza pelo uso deste dispositivo e suas consequências.
Segue o arquivo ASM:
Segue o arquivo HEX:
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Até o próximo artigo!!!
ola Claudio ,teria como fazer uma versão deste alarme para ligar e desligar pelo controle remoto . uma apertada no botão do controle liga o alarme e da 3 bips na sirene .outra apertada no botão do alarme desliga o alarme e da um bip na sirene. abraços
Olá Marcos!
Na realidade teria que ser uma nova versão de alarme. Quem sabe em um futuro post….
Claudio
eu tenho aplicaçao para as duas versoes
lario: seria o alarme normal neste caso!!!! bem pensado,porem com as mesmas funçoes de 3 reles.