SENHA ELETRONICA PARA USO COMO BLOQUEADOR VEICULAR – COM PIC 12F675 (OPCIONAL 12F629)

Hoje em dia, muitas senhas são usadas para nos proteger de uso indevido de nossos bens. Seria possível usar uma senha para permitir o acionamento de nosso veiculo? Leia mais…

Os chamados ‘segredos e bloqueadores’ veiculares são famosos a muito tempo. Quem não lembra do ‘botãozinho’ escondido no porta-luvas, para impedir o motor de funcionar! A proposta aqui é simplesmente colocar um teclado, que ao digitar um senha certa de 6 digitos, acionará um rele ligado a bobina de ignição, ou bomba de combustivel, ou ainda, impedir que o motor de partida funcione.
Veja o esquema abaixo!

Com respeito ao teclado, foi usado um teclado comum de telefone para teste, mas pode-se usar um modelo menor. Com ajuda de uma rede de 6 diodos 1N4148, obtemos uma forma de multiplexar os dados, sempre acionando uma saida por vez e lendo as outras, se estão em nivel =1. Uma vez identificada uma tecla apertada, será salvo o valor da tecla , um ‘bip’ será gerado e finalmente, o programa aguardará a tecla ser solta. Ao digitar a senha correta, haverá uma sequencia rápida de apitos para indicar o acerto e o teclado na acionará mais nada, nem emitirá mais som ao apertar as teclas. Nesta ocasião, será acionado o rele. Somente desligando a chave de contato e ligando de novo, que desligará o rele e aceitará nova digitação.
A senha inicial é ‘012345’, devendo ser trocada por uma pessoal. Evite as já conhecidas datas de nascimento, casamento, etc. Para trocar a senha digite ‘*74123’ que entrará em modo de ‘troca de senha’. Um bip longo será ouvido.Digite a senha antiga . Após digita-la, ocorrerá outro bip longo. Digite a senha nova (6 DIGITOS). Mais um bip longo . Digite novamente a nova senha , para confirmar a mudança. Se tudo deu certo, se ovirá 3 bips longos. Pronto!!! Já estamos de senha nova!!!
A cada tecla digitada será produzido um ‘bip’. A tecla ‘#’ quando apertada, cancelará a operação e retorna ao inicio do programa. A tecla ‘*’, excetuando se ela for o primeiro digito, serve para limpar erro de digitação . Com respeito ao teclado, como existem muitos tipos, coloquei uma tabela de que pinos ligam com quem, para o caso de duvidas quanto a ligação ou até mesmo uma adaptação. Após trocar a senha, muito cuidado para não esquece-la, pois terá que examinar a EEprom nos primeiros endereços para saber (em ascii) ou limpar a flash e descarregar de novo o programa hex.
Caso iniciemos uma digitação e paramos por algum motivo, em 30 segundos , resetará o programa, apagando o que foi digitado.
A função de C5 junto a base do transistor de saida de som do ‘bip’, é eliminar o ruido do chaveamento do teclado, filtrando e deixando passar somente a frequência do bip. Sem ele, ouve-se um som um tanto irritante de forma constante.
Deve-se prever o uso de uma chave escondida, que possa desativar todo o sistema em caso de pane, e permitir a liberação do veiculo.
Os testes foram realizados apenas placa de protoboard , (sujeitos a bugs em uso de campo). Estão sendo fornecidos os arquivos ASM e HEX, podendo ser alterados conforme a necessidade do hobista.
Atenção: O uso de equipamentos de bloqueio de funcionamento do motor, em caso de pane, podem facilitar situações que promovam acidentes. Atualmente, sistema modernos tem se optado em bloquear apenas o acionamento do motor de partida. Neste caso, um rele auxiliar de alta corrente de trabalho deve ser usado (30 amp). Este artigo é apenas didático, e caso queira fazer uma montagem para uso, leve em consideração a questão da ‘segurança’.

Segue abaixo o código Asm ( revisado em 05/08/13):

senha_veicular_v1_asm

Segue abaixo o código Hex (revisado em 05/08/13, tanto para PIC 12f675, como para PIC 12f629) :

senha_veicular_v1_hex

Manuais:
PIC12f675
buzzer piezoeletrico

Curiosidades:
Visita a uma farmácia chinesa
Proteja sua família da gripe
Quando a noite cai ao meio-dia
O Sol: uma estrela excepcional
Descobertas surpreendentes na linha do equador
Prós e contras da globalização
O perigo dos mares ‘ruidosos’
Primeiros sinais de anorexia
Não conte ‘carneirinhos’
Contaminação por termomêtros
Sua ligação foi completada – Como?
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?

Outros assuntos:
O Holocausto – Porque?
Como lidar com dívidas
Como resolver diferenças no casamento
Como tratar o conjuge com respeito
Como evitar ferir com palavras
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Está obcecado com sua aparência?

Até o próximo artigo!!!

8 comments on “SENHA ELETRONICA PARA USO COMO BLOQUEADOR VEICULAR – COM PIC 12F675 (OPCIONAL 12F629)

  1. caro amigo foxconn tive uma ideia também a respeito de fazer pulsar mas incluido outro circuito , uma maneira de fazer ele ligar e desligar em seguida é usar o reset ja que esta disponivel e sem uso no circuito , mesmo assim ja foi postado na pagina uma versão ideal ok , fico muito grato pela sua ajuda

  2. Outra coisa amigo estava pensando se tem como fazer um sistema de contagem oculta usando display de sete seguementos de 4 digitos tipo o circuito vai contar um pulso por segundo sem incrementar no display o numero , sendo que o display seriam 2 para os segundos e 2 para minutos como se fosse um relogio porem ele contaria minutos e segundos , sendo que teria um botão de mostrador que toda vez pressionado o digito apareceria , e um botão de start para iniciar a contagem , e mais interessante seria um opção de contagem progressiva e decrescente . Qual
    finalidade de um projeto deste primeiro uma maquina de corrosão de placas usando um contador para tempos de corrosão porque oculto assim poderia ser visivel tipo quando precionado tipo um sensor avisando o tempo de 2 minutos corridos , depois um de 5 minutos .; outra finalidade um alarme com partida uma vez acionado ele conta os intervalos e toda vez que aparecer um pulso no sensor ele mostra o numero da contagem assim parecendo ser discado um numero automatico deixando o bandido confuso e outras ideias pra este projeto .

    1. Olá Liliano! Parece que você quer fazer um relógio, mas que não apareça no display, senão quando apertar um botão, (como relógio de alguns carros antigos).
      Tente fazer um descritivo de toda a operação que realizará este ‘relógio’, passo a passo. No momento, não poderei mexer com isto, mas , com o material em mãos e sua finalidade, poderei no futuro, fazer um artigo a respeito. Quanto a fechadura, nosso colega Agnaldo tem uma sugestão para você, e se desejar, poderá compartilhar também conosco.
      Claudio

  3. Amigo hoje tem no mercado fechaduras que trabalha com 12V e é chaveado por um transistor darlighton , ele faz a comutação de um dos lados do solenoide ao negativo por isso te falei da ideia de ligar por um tempo e desligar em modo pulsos , neste caso o solenoide se comporta com um rele porem como sua bobina é de maior corrente o uso de um transistor de maior capacidade. mas mesmo para fechaduras antigas que são ligadas em 110v o rele poderia chavear um fase da rele por intervalos , pois o proposito de ser pulsos é para proteger a bobina pois se manter um tensão direta pode provocar a queima . sobre o circuito acima postado montei ele e funcionou muito bem , agora depois de ler e montar que observei que o projeto uma vez ligado o mesmo trava todo o sistema , não seria possivel para usos de outras finalidades o mesmo ter a opção de ligar e desligar por senha ?
    Em relação ao projeto do anuncio funcionou muito bem eu só fiz uma mudança em relação ao piezo , pois havia me esquecido de desenha no layout então fiz a alimentação dele pela linha de 12V usando um resistor de 1K para proteger o piezo e o som ficou muito bom e alto agora o perigo se eventualmente o transistor entra em curto e retornar para o micro a alimentação de 12V pensando nisto pode ser acrescido um diodo zener de 5V em seu pino de saida pro proteção . Agradeço muito por sua atenção

  4. amigo estou montando este projeto depois vou te enviar o layout que fiz , agora me deu uma ideia para poder usar este circuito para outra finalidade , seria ideal que ele em modo pulso temporizado para acionar uma fechadura eletronica de 12v ou até mesmo 110v , mas ele não poderia ficar armado pois assim queimaria a bobina por isso se ele acionasse de 5 em 5 segundos por umas 3 vezes , isso ficaria complicado de fazer , quem sabe se vc puder colocar no anuncio com fazer seria bom para o aprendizado

    1. Olá Liliano! Será bem recebido seu ‘layout’. Quanto ao tempo de acionar, parece que nas fechaduras comerciais, ocorre uma ‘rajada’ de pulso na frequência da rede por uns 3 segundos, pelo que parece. Trabalha com um dobrador de tensão que alimenta a bobina da fechadura, não é isto?
      Claudio

    2. 💡 Olá Liliano e com permissão do Claudio, eu estava vendo e tem uma forma sim de fazer o rele pulsar, para acionar uma fechadura, vou por na pratica aqui e passo como ficou…

Comments are closed.

Back To Top