Gostaria de confeccionar a sua própria placa de controle para seu portão automático? Com acionamento de 2 portões (2 motores) independentes? Com um simples PIC12F675? Leia mais…
O aumento de veículos levou a se construir casas com mais de uma garagem, ou com portões duplos. Em tais casos, necessita-se de 2 motores elétricos para acionar tais portões. O proposto por este projeto visa atender a esta necessidade. Caso deseje fazer uma placa para acionar um único motor, então veja o artigo ‘Como fazer uma placa para portão automático’.
Veja o esquema abaixo:
Para realizar o aprendizado dos controles foi usado 2 botões ‘LEARN’, sendo um para o motor ‘A’ e o outro para o motor ‘B’.
Os dois estão ligados ao pino 7 do pic, que ora se comporta como entrada e ora como saída. De tempos em tempos, este pino é testado para ver se um dos interruptores foi pressionado. Se forem pressionados por mais de 10 segundos, apagarão os controles gravados no respectivo canal. Por exemplo, apertando ‘LEARN_A’ por mais de 10 segundos apagará somente os controles gravados para acionar o motor ‘A’. O mesmo ocorre ao canal ‘B’ se ‘LEARN_B’ for pressionado por mais de 10 segundos. Também, o led ‘LEARN’ piscará 3 vezes para indicar o apagamento bem-sucedido. Para aprender um controle, aperte o botão do controle que deseja gravar e aperte momentaneamente o botão ‘LEARN_A’ OU ‘LEARN_B’, conforme deseje qual dos motores seja acionado. Em alguns casos, é pratico gravar o botão da esquerda para um motor e o da direita para o outro motor, de forma que, usando um único controle remoto, possamos acionar ambos motores, quando desejado. Note que esta versão aceita somente o aprendizado de controles remotos comerciais (chaveirinhos) que usem o ci interno HT6P20B e que sejam da mesma frequência do receptor da placa (se comprar para 433mhz , compre o receptor para esta frequência também). Permite gravar até 42 controles, do canal ‘A’ + ‘B’, no total.
Após aprendido um controle, ao aciona-lo, irá ligar um rele. Apertando de novo, irá desligar este rele. Um novo acionamento irá ligar o rele oposto (muda a direção). Aperte de novo, e este rele desligará. Assim, temos um ciclo de 4 tempos: liga RL1A, desliga RL1A, liga RL1B, desliga RL1B.
Quando o pino 6 está acionando como saída, o transistor e o rele RL1A, então o pino 5 vira entrada, para monitorar o acionamento do reed switch (S2) de final de curso. E quando o pino 5 estiver acionando o outro rele (RL1B), o pino 6 passa a ser entrada e monitora o reed switch de fim de curso (S1). O princípio é o mesmo para o canal ‘B’. É muito importante o posicionamento correto dos imãs que irão acionar os reed switch, quando chegar no final do curso desejado. Nunca regule a ponto de dar fortes pancadas contra o batente do portão, mas que desligue um 5 milimetros antes de encostar (no caso de portão deslizante).
O tempo máximo para um acionamento é de 30 segundos, temporizado internamente. Isto evita, em caso de travamento do portão, que se queime o motor. Caso necessite de menos ou mais tempo, mude o valor do equate ‘TMAX_MOTORLIGADO’, onde cada unidade vale por volta de 10 segundos.
OBS. Este artigo é apenas didático, sendo feita a montagem apenas em placa de protoboard, estando sujeito a bugs ainda não identificados. Esta sendo fornecido o arquivo ASM, que poderá ser modificado conforme a necessidade do hobista.
Segue o arquivo ASM:
Segue o arquivo HEX:
Para os amantes do compilador ‘C’, segue o código ‘c’ para esta placa (não reparem, pois é o primeiro programa feito em ‘c’)
O código ‘Hex’ gerado pelo compilador ‘C’:
O código ‘List’ gerado pelo compilador ‘C’:
Segue uma sugestão de Placa de circuito impresso (Descompactar e abrir com PcbExpress):
(Obs. Por favor, confira a placa com o esquema antes de executa-la, pois não foi ainda testada na prática)
Curiosidades:
Prós e contras da globalização
O perigo dos mares ‘ruidosos’
Primeiros sinais de anorexia
Não conte ‘carneirinhos’
Contaminação por termomêtros
Sua ligação foi completada – Como?
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?
Outros assuntos:
O Holocausto – Porque?
Como lidar com dívidas
Como resolver diferenças no casamento
Como tratar o conjuge com respeito
Como evitar ferir com palavras
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Está obcecado com sua aparência?
Até o próximo artigo!!!
Amigo so uma coisa teria a possibilidade de fazer este projeto pra ser controlado por IR tipo protocolo NEC , mas teria que ser o mesmo protocolo que vc usou no receptor de 4 canais protocolo nec com triac .
pois seria interessante usa um controle comum pra acionar dois motores , alem da ultilidade do fim de curso estava pensando em implementar em uma cortina acionando para abrir logico que ele tme que para no fim de curso e ao fechar tb .
se vc puder modificar amigo pode ser no seu tempo disponivel pois ningeum sabe o quanto vc deve trabalhar e ainda arrumar um tempo pro blog
Olá Liliano! Não posso prometer que farei. Mas, colocarei no ‘caderninho’ de projetos, para futuros artigos.
Cláudio
Olá Liliano!
Acrescentei uma sugestão de uso no final do artigo ‘FAÇA UM RECEPTOR DE 4 CANAIS POR CONTROLE REMOTO INFRAVERMELHO – C/ PIC 12F675 (PROTOCOLO NEC)
‘ que talvez atenda a sua necessidade aqui.
Cláudio
ufa: se alguem enteressar ver meus codigos em c.
vou ter que apagar da mente tudo que a prendir da linguagem c e recomeçar rsrs quando veriquei o codigo deste portao em c conseguir, entender poucas coisas rsrsr.rapaz o lario sempre surpreende com seus trabalhos,todos praticamente exlusivo keep up assim valeu
Olá José! Talvez o problema não seja você, mas o meu código de ‘principiante’.
Claudio
Olá Larios, bom dia, tudo bem ? você que é um cara que gosta de pesquisar, por um acaso sabe como funciona os freios nas centrais de portão comerciais, verifiquei que as mesmas apresentam uma rampa antes de parar e depois param bruscamente quando encontram os fins de curso, sabe como é realizado este freio através do microcontrolador ?
Olá PIC_New!
Eu não trabalho com portões, mas o pouco que sei, dos motores com 3 fios, é que alguns tem um freio mecânico constituído de uma mola e uma arruela de fricção, no próprio rotor, perto da bucha traseira. Em motores AC maiores, aplicando uma corrente continua pelo enrolamento produz uma parada brusca.
Cláudio
ola Claudio um dos portões que ja instalei e que conheço da click , ele usa um sistema com triac este regula a força do motor e o sistema de freio pois assim pode ser controlado a corrente alternada fazendo um dimmer . agora tem um modelo que usa o rele ele desliga o sistema e na própria engrenagem tem este sistema que vc falou de mola que faz um peso na mesma .
Olá Liliano!
Obrigado por dispor de sua experiência no assunto.
Claudio
Ola,bom projeto, parabéns,o que falta no projeto seria uma botoeira,se quiser abrir o portão com um pulsador e tempo para fechar automático,tipo jumper com 30,45,60,90 segundos,tanto neste projeto qto naquele outro para um portão só.Um pic com mais pinos.
ISMAEL
Olá Ismael! Obrigado por seu comentário e por sua sugestão.
Claudio
E seria ótimo pois no caso do controle não funcionar já pensou? mas parabéns ótimo projeto e difícil de fazer, principalmente essa parte de aprender controle,
estou trabalhinho duro há tempos mas sem êxito se alguém tiver alguma material eu agradeço fiz recentemente um curso no SENAI ,mas os caras nem se quer menciona essa parte desde já agradeço.
Regismendes