FAÇA UM RELÓGIO DIDÁTICO USANDO DS1302 E UM MC908QY4 (FREESCALE)

Gostaria de usar a familia Freescale em suas montagens? Este exemplo poderá ser útil para isto. Veja mais…

Veja o esquema abaixo:

O que se propõem com esta montagem é construir um relógio, com calendário, sendo a apresentação em LCD de 16×2.
A medida que estudar o arquivo ASM, poderá ver que comandos do DS1302 foram usados e se familiarizar com os ‘opcodes’ empregados pelo microcontrolador MC908QY4, de 16 pinos. Foi conectado a porta ‘B’ (PTB) ao LCD, usando 4 pinos para enviar os dados e 2 linhas para comandos(‘RS’ e ‘E’).
Logo no início do programa, deve-se definir os 2 registradores de configuração, sendo um o ‘CONFIG1’ e o outro, o ‘CONFIG2’, este último define se usará oscilador externo ou usará o oscilador interno de 3,2MHZ. Note, que diferente da familia PIC, que não podemos mudar a configuração depois de gravado o chip, é possivel fazer isto na família Freescale, uma vez que os registradores ficam na RAM. Estamos usando o oscilador interno nesta montagem.
Para acertar o relógio, foi previsto 2 botões, sendo um de ‘função’ e outro para o ‘incremento’. O acerto se realiza de forma sequêncial, começando com as horas , depois minutos , data , mês , dia da semana e por último, o ano . Após isto, apertando mais uma vez, sairá do ‘modo de ajuste’ e começará a mostrar, de forma normal, seu conteúdo.
A primeira linha do LCD mostrará as horas, minutos e segundos. A segunda linha mostrará o dia da semana, o dia do mês, o mês e o ano (4 dígitos).
No pino 8 do DS1302, foi previsto a colocação de uma bateria de 3V, dessas usadas em memória de computadores, que serve para mante-lo funcionando, quando faltar energia, em especial, se for usado alimentação provinda de uma fonte externa. Para testes, ela não precisará ser ligada.
Para trabalhar com o ASM, use o WINIDE32 fornecido pela P&E MICROCOMPUTER SYSTEMS. Para gravar o chip, poderá usar o programador (hardware) apresentado no datasheet do MC908QY4, pagina 140, figura 15-10 e use o modo com tensão de 9v (high voltage). O WINIDE32 tem um debugador que funciona com este hardware, facilitando acompanhar linha a linha, o que o programa está fazendo e o que acontece com os registradores e saídas.
Obs. Esta montagem foi realizada apenas em protoboard, sujeito a bugs ainda não detectados. Esta sendo fornecido o arquivo ASM, que poderá ser alterado segundo as necessidades dos hobistas. A função ‘Programmer (Exe2)’ com ícone parecido a uma ‘faísca’, permite gravar o arquivo Hex (S19), via porta serial (db9) para o chip. É importante olhar o datasheet para cada modelo, para saber o que tem que ser ligado e onde, na hora de programar. Diferente dos PIC’s, esta família exige muito mais pinos e polarizações para ser gravado.

Segue o arquivo ASM:

relogio_qy4_asm

Segue o arquivo INC:

qtqy_registers_inc

Segue o arquivo HEX:

relogio_qy4_s19

Manuais:
Note application AN2635
Datasheet MC68HC908QY4
datasheet MC68HC908GP32
WINIDE32 P&E MICRO

Curiosidades:
Padrões intrigantes nas plantas
Dez milhões de livros numa biblioteca de vidro
O planeta vivo
Como conciliar ciência e religião
Quando comer peixe lhe faz mal
Você sabia?
Quem criou as leis que governam o Universo?
Como o árabe tornou-se a lingua dos instruidos
Mestres medievais da astonomia
Faça bom uso de sua curiosidade
Florestas tropicais – como explorar sem destruir?
Busca de um céus mais seguros
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Nostalgicos moinhos de vento!
A história da ‘cortiça’
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?
Uma voz silenciosa que pode se ouvida

Outros assuntos:
Mudanças que os filhos trazem ao casamento
Disciplinar filhos
Você está obcecado pela sua aparência
Como lidar com sogros
Os milagres são possíveis – 3 objeções
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Para crianças:
É errado roubar?(vídeo)
Você foi feito maravilhosamente

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentarios/sugestões fora deste tópico

12 comments on “FAÇA UM RELÓGIO DIDÁTICO USANDO DS1302 E UM MC908QY4 (FREESCALE)

  1. 😐 Olá claudio esta versão de relogio, seria possivel vc nos dar uma dica com um exemplo com o micro 16f628 e lcd, esta versão de micro eu não disponho e tb não tenho as manhas com ele, valeu ai pelo os seus exemplos que para mim e creio para mais leitores que de grande ajuda, um abraço

    1. Olá Agnaldo!
      Você necessita de relógio simples ou com despertador? Com display?Po 7 seguimentos? Com ci de tempo real ou somente com o pic? Pode nos dar uma dica da sua aplicação?
      Cláudio

      1. :mrgreen: Ok Claudio seria um relogio com dispertador e lcd mesmo ou 4 display de 7seguimentos, usando o ds1302 ou por soft mesmo se der uma certa precisão, e para aquela ideia do timer progrmavel, fiz a imigração do 12f675 para o 16f628 e ta funcionando certinho, so queria colocar um lcd para visualizar, deixando a serial de lado, 3 chaves para acertar e programar a hora de ligar e desligar se preferir que ti mande por e-mail o que eu ja consegui fazer e entender a minha dificuldade eu te envio, valeu ai pela atenção e obrigado mais uma vez…..

  2. :mrgreen: Olá claudio este exemplo que lhe falei, mais com o 16f628, fica mais fácil programar a hora de ligar e a hora de desligar o timer. valeu 💡 💡

  3. Ta certo amigo tem coisas na vida que são dificieis mesmo e tem gente que ainda complica mais ainda , exemplo a microchip , atmel que facilitam de uma maneira que são os micros mais vendidos no mercado , ja a frescale complica tudo , mas tudo bem quem sabe no futuro vamos ver micros de facil acesso mesmo assim obrigado pela sua iniciativa .

  4. sobre esses artigo da ci da ex motorola e
    de muita importância também obrigado por nos
    ajudar no dia a dia .

      1. amigo claudio vc não fez ainda nenhum projeto com este micro da frescale na area de de controle chaverinho , pois seria interessante pois alem de ser outro microcontrolador diferente seria um novo aprendizado , ja vi uma placa de controle de portão de garagem que usa este micro observei um detalhe que ele usava uma memoria junto a ele , dai pensei sera que este componente não possui memoria interna muito boa ?
        Pra futuras postagens seria interessante entra na area da antiga motorola .

        1. Olá Liliano! Estes microcontroladores citados da antiga Motorola, não possuem EEprom interna. Mas tem um artifício um tanto complicado, para usar a própria Flash nesta função. Digo que é complicado porque não dá para apagar individualmente um byte, senão um conjunto completo de 16 ou 32 bytes. Além disso, a quantidade de vezes que pode ser programado de novo, é por volta de 10. 000 vezes a 100.000 vezes. Isto é muito pouco para algumas aplicações, reduzindo a vida do projeto. Por isto, muitos programadores preferem usar uma EEprom externa, que tem maior tempo de vida e facilidades de acessos. Outro problema tem que ver com as ferramentas de programação, que são, atualmente, todas pagas. Você precisa comprar o Software com o Ide, o compilador e o programador. Nem todo hobista está disposto a investir, uma vez que não há muita vantagem em relação ao PIC, com ferramentas gratuitas. Por estes motivos, não estou fazendo projetos com esta família.
          Cláudio

Comments are closed.

Back To Top