COMO USAR O PWM DO PIC 16F628A PARA FAZER UMA FONTE DE ALIMENTAÇÃO SIMÉTRICA COM 3 DÍGITOS

Gostaria de usar o recurso interno do PIC 16F628a para controlar com 2 botões, a saída de uma fonte? E aproveitar também, para ler a tensão de saída da fonte? Então, leia mais…

Quando estava analisando o artigo “Faça um voltímetro de 3 dígitos com PIC16f628a”, percebi que poderia fazer uso de alguns pinos que estavam sobrando no PIC. Já que a idéia era construir um voltímetro para uma fonte de bancada, por que então não controlar a tensão também no próprio PIC? Veja abaixo, como ficou o esquema:

E abaixo, temos o esquema modificado da fonte “Fonte simétrica regulável de 0 – 20 volts”, na parte de controle de tensão. O primeiro ci 741 recebe a tensão PWM (0 a 5 volts) e controla a saida (pino 6) com um ganho aproximado de 3,6 vezes.
O restante do circuito permaneceu igual, excetuando também que a tensão máxima foi reduzida de 20 Volts para 18 Volts , visando regular melhor a tensão de saída.

Abaixo, o esquema do transformador de entrada, retificadores, capacitores de filtro e ci’s reguladores de tensão.

Ainda, abaixo, uma sugestão para a caixa da montagem proposta:

O ARQUIVO ASM

Na realidade, foi aproveitado o ASM do artigo “Fonte simétrica regulável de 0 – 20 volts” e também do artigo ‘Faça um voltímetro com 3 dígitos com PIC16f628a’ , e adicionando as funções para usar o PWM interno.
Este faz uso do timer 2 para controlar a saida RB3 do PIC, comparando com a carga de 10 bits previamente carregados nos registradores CCPR1L e os bits 4 e 5 do registrador CCPR1CON. O período é dado pela carga do timer 2 usando o valor previamente definido no registrador PR2. Os botões ‘UP’ E ‘DOWN’ altera o valor do contador ‘CONTL/CONTH’, cujo valor é carregado nos registradores CCPR1L/CCPR1CON 5,4. A partir daí, será gerado a tensão de forma constante na saida PWM (RB3).

A fórmula para encontrar o período é:

PWM periodo = [PR2 +1 ] X 4 Tosc X TMR2 X VALOR DO PRESCALLER

(Veja Datasheet PIC16F628A , pag 58)

Quando a contagem do timer 2 alcança o valor igual ao registrador CCPR1L/CCPR1CON 5,4, então a saída (RB3) inverte de ‘1’ para ‘0’ (tempo ‘off’). No final da contagem do timer 2, ele será automaticamente carregado com o valor de PR2.

Obs. Esta montagem é de caráter didático, sendo montado e testado, apenas em placa de protoboard, sujeito a bugs ainda não identificado. Esta sendo fornecido o arquivo ASM , podendo ser alterado segundo as necessidades do hobista.

Segue o arquivo ASM:

PWM_FONTE_ASM

Segue o arquivo HEX:

PWM_FONTE_HEX

Em 19/06/2017 foi feita esta atualização, onde foi incluído mais um interruptor (‘MEM’) para gravar na EEprom um valor que desejar. Ao apertar o interruptor ‘reset’, este valor será retornado automaticamente. Também em caso de queda de energia elétrica momentânea terá o mesmo efeito de apertar o interruptor ‘reset’, recuperando o valor programado. Segue abaixo, uma pasta zipada com esta nova versão:

FONTE__V2

Manuais:

Datasheet PIC16F628A

Curiosidades:
Tendência de se isolar
Porque economizar é melhor do que gastar?
Proteja sua audição
O som da neve
Espantoso sentido no mundo animal
Glaucoma e a perda da visão
Estamos ficando sem água?
Florestas tropicais – como explorar sem destruir?
Os perigos da impaciência
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Osteoporose – doença silenciosa
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?
Uma voz silenciosa que pode se ouvida

Outros assuntos:
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentarios/sugestões fora deste tópico

20 comments on “COMO USAR O PWM DO PIC 16F628A PARA FAZER UMA FONTE DE ALIMENTAÇÃO SIMÉTRICA COM 3 DÍGITOS

  1. ola cláudio b noite, estou com 2 duvidas tem como usar display catodo comum . e o 741 o que recebe o sinal do pic ele precisa dos 2 reguladores de 18vols tensao negativa e positiva obrigado.

    1. Olá Marcos! Para usar catodo comum teria que inverter os valores para todas as saídas para o pinos ligados ao display. Este ASM não tem facilidade para isto ( um dos primeiros). Quanto a tensão negativa, ela é necessária para o funcionamento correto do 741.
      Claudio

  2. amigo Claudio posso sim mas para onde envio o esquema , não tenho o email dele , se ele quiser pode ver pelo datasheet lm324 ou rc4558 , acho que o RC4558 ja resolve para ele sendo que ele vai tirar apenas um operacional e manter os outros dois , o RC4558 ja é duplo com dil 08 ( 8 pinos )
    .

  3. amigo eu iria dar esta resposta para ele ,pois o circuito em si é independente o que faz o ajuste para o positivo ou negativo é o operacional , uma boa sugestão seria o uso do lm324 que é um operacional quadruplo ou até mesmo o 4558 que é um duplo operacional , otimo circuito este é uma boa ferramenta de trabalho na bancada afinal temos uma fonte micro controlada um testador de diodo zener e um medidor de tensão ja que se onde se coloca o diodo inseria uma fonte de até uns 25V o micro irar medir a tensão lida lembrando de colocar junto ao resistor de 10K no lugar da alimentação de 25V de leitura do zener , me corrija Claudio se eu estiver errado ok .

  4. ola Lários boa noite ,é possível utilizar esse projeto sem ser simétrico somente para voltagem positiva,e como faço essa alteração . abraços

    1. Olá Marcos! Basta eliminar a parte relacionada a tensão negativa, incluindo o ultimo 741 e os componentes relacionados. Veja como seria aqui.
      Claudio

Comments are closed.

Back To Top