Muitos hobistas preferem enrolar suas bobinas e transformadores, segundo suas necessidades. Gostaria de controlar melhor o número de voltas? Então veja mais…
A prática do enrolamento não é difícil, mas exige paciência e ter alguns truques práticos para ser bem sucedido. Não entraremos exatamente neste mérito, mas sim, na forma de controlar o número de voltas. Para isto faremos uso do seguinte esquema abaixo:
Ou se preferir, podemos usar a versão abaixo com pic 16f628a:
O que vemos aqui , nada mais é que um simples contador de 4 dígitos (0-9999 voltas) usando display de 7 seguimentos, com ânodo comum. O processo de contagem é feito pelo microcontrolador 16F676 (opcionalmente, com 16f628a), de apenas 14 pinos. Como sensor foi usado um reed switch (interruptor acionado por magnetismo), muito comum em aplicações de alarmes. Geralmente são vendidos aos pares com um imã, ficando fácil a sua obtenção e utilização. Nada impede de usar outro tipo de sensor, como por exemplo, foto-sensor ou mesmo um sensor Hall (daqueles que tem dentro dos pequenos motores de ventiladores de PC). Esta escolha ficará por conta do hobista. Em geral, temos um eixo com manivelas em um extremo, e no outro será preso a forma para enrolamento. Na própria manivela, podemos colar o ‘imã’ e o reed switch poderá ficar preso junto ao mancal de apoio do eixo, em uma posição que fique exposto ao campo magnético do imã e seja acionado por ele uma vez a cada volta (vide o esquema acima).
Abaixo, o formato de reeds comerciais e uma opção com foto-transistor. Poderá ser usado os reed pequenos em envólucro de vidro e pequenos imãs retirados de leitores de CD estragados.
USO DO CONTADOR
Após preparar a forma e separar o fio a ser usado, ligue o ‘conta_voltas’, ‘zere’ o mostrador e comece a enrolar. A cada volta na manivela será incrementado o contador, até atingir o número de voltas desejadas. Para nova bobina, repita o processo.
O ARQUIVO ASM
Os displays são multiplexados, sendo apresentados um por vez em um sequência continua, sendo tudo ‘orquestrado’ pela interrupção do timer 0 , a cada 4 milissegundos. O loop principal testa continuamente a entrada do sensor, e quando ocorre uma mudança de estado, irá incrementar o contador CONT0 e CONT1. Em seguida, irá converter o novo valor e colocar nos registradores de apresentação DIG0 A DIG3. A interrupção se encarrega de mostrar estes novos valores. Tudo muito simples!!!
Este contador, obviamente, pode ter outros usos, como por exemplos, controlar uma quantidade de peças que sai de uma linha de produção ( usando sensor de foto-sensível), controle de fluxo de pessoas (uma ‘catraca’ eletrônica) e muitos outros usos.
Obs. Este material foi montado apenas em breadboard, sujeito a bugs ainda não detectados, sendo fornecido o arquivo ASM. Este poderá ser alterado segundo as necessidades do hobista.
Segue o arquivo ASM:
Segue o arquivo HEX:
Segue o arquivo ASM para versão com pic 16f628a:
Segue o arquivo HEX para versão com pic 16f628a:
Também, em 15/08/2015 foi postado esta versão com 16f628a, usando câtodo comum. Abaixo segue a pasta com os arquivos desta versão:
Também, em 16/03/2014, foi feito esta nova versão do contador de voltas, que conta tanto para frente (incrementa a contagem) como para trás (decrementa a contagem). Isto facilita quando temos que retroceder para arrumar o alinhamento do fio em uma bobina que esteja sendo enrolada na forma. Esta versão não foi realizada com 16f676, porque este tem apenas 14 pinos e se necessita de 16 pinos totais.
Utiliza dois foto-transistores e 2 leds, um disco opaco, tendo uma janela, preso ao eixo. Quando o disco interrompe a passagem de luz, gera os pulsos de contagem. É importante que a janela do disco permita que os dois foto-transistor sejam acionados ao mesmo tempo, uma vez por volta. O funcionamento é bem simples:
Quando giramos para um lado, encontramos primeiro o foto-transistor da entrada ‘trig’ (por ex.). A outra entrada ainda está em nivel ‘1’, pois não foi acionado o foto-transistor da entrada ‘dir’. Ocorrerá um decremento. Virando ao contrário, acionamos o foto-transistor da entrada ‘dir’ e continuando o giro, quando o disco permite iluminar o foto-transistor da entrada ‘trig’, ocorrerá um incremento na contagem, pois ‘dir’=0. Assim, a entrada ‘dir’ determinará se será incremento ou decremento. Pode-se usar outros tipos de sensores como reed_switch , sensor ‘hall’ , contatos mecânicos, etc. Foi inserido um delay de 50 ms para fins de ‘debouncing’ em caso de usar chaves mecânicas como sensores.
Segue o esquema:
Segue a pasta com os arquivos em “C” e “Hex”:
Também, em 15/08/2015 foi alterado o arquivo acima para suportar tanto ânodo comum como cátodo comum. Segue a pasta com os arquivos abaixo:
Ainda em 27/05/2016 foi alterado o arquivo em “C” para retirada de bug relacionado a rotação máxima e incremento pós reset. Segue pasta com os novos arquivos, com opção para displays de 7 seguimentos ânodo ou cátodo comum:
Em 17/11/2017 foi alterado o arquivo em “C” para salvar a contagem na EEprom interna do PIC em caso de falha no fornecimento da energia elétrica. Foi necessário alterar o esquema para usar mais um pino do PIC como sensor de tensão da rede. Segue a pasta zipada com esta versão:
Manuais:
Datasheet PIC16F676
Datasheet PIC16F628a
Curiosidades:
O eterno fascínio pelo ouro
O sistema de navegação das tartarugas
Os eficientes e versáteis escudos da Terra
Vespões constroem com imãs
O universo – cheio de surpresas
Um trem sem rodas
O que revela a visão do invisível
Monóxido de carbono – o assassino silencioso
O que é Artrite?
Bolor – Amigo ou inimigo?
Outros assuntos:
O que preciso saber sobre trocar mensagens de textos?
Quando um dos cônjuges tem necessidades especiais
Como ser um bom pai
Como lidar com dívidas
Como resolver diferenças no casamento
Como tratar o cônjuge com respeito
Como evitar ferir com palavras
Ensine seus filhos bons princípios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Até o próximo artigo!!!
Gostaria de saber como eu faço para usar display de catodo comum pois so encontrei este em minha cidade, obrigado.
Olá Renato!
Tem que alterar o programa invertendo os valores passados para os dígitos. Qual versão você deseja montar?
Cláudio
Olá Renato!
Poderá ver a versão no artigo original ou neste link aqui. Mas terá que se arranjar para fazer a placa de circuito impresso ou ver se algum colega do blog possa te disponibilizar.
Cláudio
Ola Claudio, gostaria de parabenizar pelo excelente site e dos posts. Me interessei muito neste contador de voltas e gostaria de monta-lo, mas uma parte eu não domino que é a confecção do circuito, Seria possivel me mandar o layout e o pcb deste circuito?
Sem mais agradeço desde Ja.
Olá João Luiz! Você domina a arte de carregar o arquivo hex no pic?
Cláudio
Mais ou menos Claudio.
Olá João! Pode ser que algum colega do blog tenha feito, e fica aqui um pedido de ajuda neste sentido….
Cláudio
Olá claudio e João, qual das versões acima vc esta com intenção de montar, me passe a versão que faço o desenho para vc e o claudio disponibilizar aqui no forum ok, abraço…
Ola Aguinaldo, boa noite. Agradeço muito por se disponibilizar para a confecção da placa. O circuito é o de 2 sensores (UP/Down abaixo)a placa e a gravação do pic, pode dexar comigo.
Mais uma vez, muito obrigado.
Ok Joao Luis, vc ja tem o display em mãos, e a peça mais critica para fazer o pcb,necessito das medidas ou seja o modelo(codigo)dele, agora se não tive vou fazer pelo o que tenho aqui ok. ai vc adquire
o modelo que fiz a pcb, agora se vc for fazer a ligação por fios ja fica mais fácil, me retorna ai para que eu possa ja começar blz….
Ola Claudio e Aguinaldo, boa noite. Os displays que eu tenho são: LC3971-11-M181 e o KW1-562AUAB e a conexão pode se feita por fios sim.
Caro amigo! estou endoidando oi cabeção, onde são ligado os D,E,F,G e ponto, no PIC ?
Olá Valdeci!
Os pontos de a, b,c,d,e,f,g do display de 7 seguimentos são interconectados nos 4 displays, ou seja, estão ligados em paralelos todos os 4 displays. Os anodos de cada um vão para os transistores que realizam a multiplexação. Os pontos a, b,c,d,e,f,g também são ligados aos mesmos pontos no pic. Ex. do esquema usando PIC 16f676: O ponto ‘a’ é ligado ao pino 10 do PIC através do resistor de 270 ohms. Ainda, o ponto ‘b’ é ligado ao pino 9 do PIC através do resistor de 270 ohms, e assim por diante. Os pontos ‘A,B,C’ são diferentes dos pontos ‘a, b, c’. Estes com letras maiúsculas se referem a polarização necessária para a logica do quarto display. Ex. do esquema usando PIC 16f676: Ponto ‘A’ do pino 8 é ligado ao ponto “A” do diodo 1n4148, idem para ‘B’ e “C’. O ‘ ponto’ não é usado nesta montagem, não sendo necessário sua ligação entre displays.
Cláudio
Olá Claudio, boa tarde.
Estou chegando agora e já estou pedindo sua ajuda.
Estou montando meus próprios transformadores e até já construí uma maquininha elétrica para isso (posso compartilhar o projeto com quem, aqui do fórum, se interessar).
Desde de já, peço desculpas pelas perguntas primárias.
Comprei todo o material para montar o circuito conta-voltas que será utilizada nessa maquina, inclusive, a placa para gravar o arquivo .HEX. Ainda sou ignorante nisso (PIC), conheço um pouco de válvulas (monto amplificadores valvulados), contudo, não sou totalmente cego em informática. Se puder, por favor, me informar como posso transformar o .TXT que vc enviou em .HEX ficarei muito agradecido.
Junto com a placa veio um programa para gravação que só importa o .HEX, a partir daí precisarei de um arquivo.HEX para prosseguir a operação.
Muito obrigado
Nelson Mathias
Olá Nelson!
Por favor, tente renomear o arquivo para terminação ‘.hex’ e veja se consegue abrir. Se não, você poderá usar o WinPic800 para programar e o simples programador para pic (hardware) deste blog. Caso queira usar outro programador, poderá abrir com o WinPic800 e salva-lo como ‘.hex’. Para abrir com WinPic800, mude o filtro para o ‘tipo’ *.*. ao invés de ‘*.hex’. Também poderá usar o Mplab_ide para recompilar o arquivo asm, gerando um arquivo hex.
Claudio
Claudio, seguirei suas instruções. Muito obrigado,
Nelson Mathias
Amigo se me permite uma ideia eu clico com o botão direito do mouse e seleciona salvar link como dai seleciona a pasta de destino e deleto o .txt e o traço antes do HEX
ficando assim CONTA_VOLTAS.HEX , seleciona salvar tipo de arquivo como todos os aquivos . pronto ja é o hex preparado pra usar .
Não conseguindo, tentarei sua alternativa.
Obrigado a todos pelo apoio.
Nelson Mathias
💡 Olá Nelson seleciona todo este arquivo copia e salva em bloco de notas mesmo, mais com a extenção contador.hex, nada mais depois do *.hex, so carregar pelo o gravador e mandar gravar o pic. aqui deu certo desta forma. 😉
:020000040000FA
:020000002A28AC
:08000800B000030EB1000B1162
:1000100083122B0803398207102816281C2822284F
:100020002008AC0094200615AB0A26282108AC0055
:1000300094208615AB0A26282208AC0094200616C8
:10004000AB0A26282308AC009420AB0A310E8300AB
:10005000300809008316A0308B00C1308500C03005
:10006000860083308100831207309F00850186015E
:10007000A801A901A601AB01FC30A000A009A101C3
:10008000A109A201A209A301A309A70105184628F5
:100090000530A52005184628A80F4F28A90A2808CA
:1000A000B4002908B300AC205820051C5528462868
:1000B000360E0F39003E031D61282714A301A30942
:1000C000652827108920A300A30936080F39003EB0
:1000D000031D7028271C70282714A201A209742868
:1000E00027108920A200A209350E0F39003E031DFA
:1000F0007F28271C7F282714A101A1098328271402
:100100008920A100A10935080F398920A000A00984
:1001100008008207FC346034DA34F2346634B634D2
:10012000BE34E034FE34F63485018601AC18051582
:100130002C198514AC1986162C1A0516AC1A8515BF
:100140002C1B8614AC1B06140800A600A501A50BE9
:10015000A728A60BA72808001030B200B501B601E9
:10016000B7010310B40DB30DB50DB60DB70DB20B3D
:10017000BA280800033037070839083A031DC22897
:100180000330B707303037078039803A031DCA285B
:100190003030B707033036070839083A031DD22834
:1001A0000330B607303036078039803A031DDA282D
:1001B0003030B607033035070839083A031DE22806
:1001C0000330B507303035078039803A031DEA28FF
:0601D0003030B507B12834
:02400E00703F01
:00000001FF
amigo desculpa pela postagem reamente é complicado não teria como vc me ajudar atraves desta postagem ?
ou se possivel e se for pedir de mais bolar isso pra mim eu agradeço . vou ver o que posso fazer sobre o mplab , se quiser pode retirar esta postagem enorme do blog ok
Olá Liliano! Quando a gente tem o esquema, sabe qual pino vai fazer o que, etc, talvez até daria para ‘tentar’ decifrar a ‘parafernalia’ gerada. Eu não tenho a menor idéia do que você está fazendo! Você está simulando um ht6p ou fazendo um PIC acionar ele? Você citou que deve acionar uma única vez. Seria para um tx do chama garçom? Se for, e se esta única transmissão coincidir com outra e não for aceita no receptor? Não seria interessante depois de um tempo ele ficar operante de novo?
Claudio
amigo é pro chama garçom mesmo , mas foi uma ideia que tive pois o que acontece eu fiz um flip flop para acender um led e manter e apagar com o cancela , ai funciona bem , o problema foi que fiquei pressionando o chama e assim bloqueou os demais controles a solução foi colocar um pic com um programa que pressionando o chama ele acionaria o ht6p20b por meio de um transistor pois o ht trabalha com 12V , ou por meio de divisor de tensão com zener , este pic ao mesmo tempo vai substituir o flip flop , assim ele acende o led e fica só apagando quando pressionado o cancela , entendeu amigo a possibilidade de apertar dois controles seria muito dificil e o garçom foi orientado a verificar sempre se na mesa tem o led acesso e se o numero0 esta acionado , o led serve para isso e para indicar pro cliente o funcionamento , o projeto que vc modificou ja esta em trabalho em um restaurante e funcionando bem
Olá Liliano! Entendi. Que bom que conseguiu por pra funcionar a contento! Verei o que dá para fazer com o pic.
Cláudio
Olá Liliano! visite o blog do ‘Chamagarçom’ e veja se o ‘trava_graça’ é o que você deseja.
Claudio