Gostaria de fazer um transmissor que envie automaticamente a cada 40 segundos, um sinal para um receptor (alarme de carro, por exemplo) que identifique a presença do usuário? Então veja este artigo…
Os chamados ‘chaveiros de presença’ está sendo muito comum hoje. Basicamente, enquanto ele estiver transmitindo nas cercanias, irá permitir, por exemplo, que o veiculo funcione e que não dispare o alarme.
Como ele funciona? Nada mais é do que um transmissor em uma frequência escolhida, igual do seu receptor, cuja transmissões ocorrem em ciclos de transmissão e espera (sem transmissão). Dito de outras maneiras, ele irá transmitir seu código por um curto período (1 a 3 segundos) e depois irá esperar por 30 a 40 segundos. Isto ocorrerá de forma continua, enquanto a bateria fornecer carga.
A proposta acima, é usar um pic 12f629 para transmitir um código do tipo HT6P que possa ser lido e ‘aprendido’ por um receptor operando na mesma frequência (poderá usar o receptor genérico para pic 12f629 para receber estas transmissões).
O programa foi adaptado a partir do artigo ‘clone ht6p‘ deste blog, para operar sem ter que acionar botões externos (foram eliminados, conforme esquema acima). Foi incluído um delay adicional para gerar tempos de até 4 min. Nas configurações do usuário, podemos alterar o tipo de microcontrolador que pode ser usado, optando entre 12f629 e 675. Podemos escolher que teclas devem ser transmitidas como apertadas ou não. Também o delay entre transmissões e o número de vezes que será transmitido o mesmo sinal (seria o tempo que o botão ficaria apertado, no caso de um ‘chaveirinho’) pode ser alterado, conforme o gosto do hobista ou suas necessidades de projeto.
A alimentação do circuito poderá ser feita a partir de baterias miniaturas em série, ou uma bateria de 9 volts, reduzindo para 5 volts, com ajuda do ci 7805.
Este artigo poderá servir de base para muitas aplicações que nossos leitores talvez tenham em mente.
Obs. Este material é de uso inteiramente didático, sujeito a bugs ainda não observados.
Use o receptor ‘receptor para fins de bloqueadores veiculares’ para testes e montagens.
Segue o arquivo ASM (versão normal, consumo 12 Miliamperes):
Segue o arquivo HEX:
Segue nova versão ASM, que utiliza o Watch Dog em conjunto com a instrução ‘SLEEP’ ( consumo 10 microamperes):
Segue o HEX da nova versão com ‘Sleep’:
Segue versão de 07/05/2020 com os seguintes aprimoramentos:
1)Saída para led indicador de transmissão no pino 6 do PIC.
2)Jumper para transmitir direto (facilita os aprendizado do receptor) no pino 5.
3)Redução do tempo de transmissão para 1 segundo.
Manuais técnicos:
HT6P20B
Pic12F629/675
Curiosidades:
A vida – Teve um criador
Será que todos os idiomas vieram da “Torre de Babel”?
Outra prova de que a Bíblia é exata
“Destas montanhas extrairás cobre”
Outros assuntos:
Como lidar com o isolamento social
É importante dar tarefas para os filhos
O conceito da Bíblia sobre a saúde
O que fazer quando seu filho decepciona você?
Será que fomos feitos para ‘sofrer’?
Você perdeu a alegria de viver?
Vídeos para toda família:
Jonas – Uma lição de coragem e compaixão
“Não falhou nem uma única palavra”
Exemplos de avisos para nossos dias
As maravilhas da criação revelam a glória de Deus
Disciplina é amor
Imagine-se no paraíso
Teve um projeto – A tromba do elefante
Até o próximo artigo!!!
😛 Quero parabenizar o autor deste site, parabens, você merece tudo de bom em sua vida….Conte conosco para colaborar também….Marcos
Olá Marcos! Muito obrigado pelo seu comentário e incentivo. Fique a vontade para compartilhar artigos neste blog usando o email claudio@picsource.com.br.
Claudio
Olá Claudio,gostaria de tirar uma duvida com voce, diminuindo o tempo de trasmissão e tambem o delay entre as trasmissoes, reduz o consumo da bateria, ou se tem outro jeito para diminuir esse consumo que esta alto por volta de 18 e 20 miliamperes, abrigado !!!
Olá Smack!
Talvez seja o caso de usar a função ‘sleep’ junto com o’watchdog’. A idéia seria transmitir e entrar em modo sleep (adormecido) m sendo acordado pelo watchdog , no periodo máximo. Isto deve reduzir o consumo bastante.
Cláudio
Claudio essa função, altero no ASM,é muito complicada de se fazer, poderia me ajudar não entendo muito de programação, abraço !!!
agradeço
Olá Smack! Assim que tiver um tempinho eu vou ver.
Claudio
Olá Smack!
Veja, por favor, a nova versão ASM e HEX , com baixissimo consumo, usando o watch dog em conjunto com a instrução ‘sleep’.
Obs.O link anterior estava errado.
Claudio
Olá Claudio!
Muito obrigado, por ter alterado o ASM,estava meio corrido e não tive tempo para ver, irei fazer uns testes aqui, mas muito obrigado mesmo pela atenção.
opa amigo , como sempre vc tava certo em respeito a configuração do pony e como não tinha muita experiencia com este compilador nem sabia sobre isso , resolvido a parte do diaplay e da gravação , agora estava testando a parte da memoria uma duvida ele não aceita memoia 24c16 que tem maior capacidade mesmo sabendo que o programa não ultrapassa os 100 codigos , mas é a que eu tenho em mãos e a outra que eu tenho é 24c04 que tb não funcionou , fiquei na duvida seria uma imcompatibilidade ou um problema de progamação , só isso para fica tudo resolvido depois caso queira postar as fotas da placa e do display funcionando te envio as imagens ok , uma coisa que tive de fazer foi um drive pois meu display é de 12V e o projeto é para 5V , mais ficou muito bom o acendimento perfeito como a todos os projetos que tem visto neste blog
Olá Liliano! Ufa! Mas faz parte do aprendizado levar ‘baile’ nas montagens, no software,etc. Gostaria muito de postar a sua montagem, por favor.
Sucesso!!!
Claudio
o que quer dizer esta palavra de configuração ?
quero dizer o oscilador interno 8mhz , amigo onde esta essa palavra de que vc diz , amigo não entendo de assembler pois o fato de estar pisacando e demorando para entra no modo de programação , me explica ai
Olá Liliano! Com ‘palavra de configuração’ estou me referindo a certos registradores dentro do Atmega8 que devem ser ajustados durante a fase de programação para configurar ‘a maneira’ que irá funcionar o chip, como exemplo: frequencia do oscilador interno entre 1,2,4 e 8 mhz (data sheet pag. 27 e 30) , ou se será oscilador externo e suas faixas de trabalho (pag. 29), se funcionará o watch dog ou não, o tempo de partida do oscilador (‘start up’ pag. 28), se o pino de reset será uma saida ou entrada, se haverá areas da flash ou eeprom que deverão ser bloqueada para leitura ou escrita, se a programação será paralela ou serial, se será reservado espaços para ‘boot loader’ ( programa carregador de sofware interno via serial), etc. A lista das funções estão na pagina 215 a 217 do data sheet do atmega8. Com o ‘prog_avr – programador de avr‘ e o programa de pc ‘ Ponyprog‘ voce poderá acessar esta palavra de configuração e ler/conferir/alterar . Somente NÃO ALTERE NUNCA a o bit RSTDISBL E SPIEN , pois se forem alterados, você somente poderá programar o chip com programador paralelo ou então usar o ‘breakfuse’ para destravar para uso em modo de programação serial. Coloquei junto ao artigo do ‘chama-garçom’ 2 printscreen da tela do Pony com a visualizção do acesso a palavra de configuração para você ter uma idéia. No seu caso, se seu hardware estiver em ordem (tudo bem conferido), então só sobra a possibilidade de ser algum erro nesta palavra de configuração, pois testei o codigo hex do blog e ele funcionou perfeitamente, entrando em programação com 5 segundos de aperto dos 2 botões.
Cláudio