COMO LER TENSÕES NO PC USANDO UM TERMINAL SERIAL E UM PIC12F675

Gostaria de ver diretamente na tela de um monitor de PC, tensões que você possa medir de outros circuitos? Veja então esta matéria….

Veja o esquema abaixo:

Com ajuda de um microcontrolador PIC 12F675, podemos construir também um voltimetro , inicialmente, de 0 a 5 volts. Com a colocação de uma chave de multiplas posições e alguns resistores, poderá ser aumentado a escala de leitura, se necessário. A visualisação será feita no PC, onde deverá estar rodando um programa terminal de rs 232 (como, por exemplo, o HyperTerminal). Deverá ser configurado para 38400 bauds , 8 bits, sem paridade, nenhum controle de fluxo (none).
Ao ligar a comunicação, rodando o HyperTerminal, deverá apresentar na tela do PC, algo assim:

*************PIC_VOLTIMETRO_RS232******************

Blog: ‘LARIOS.TECNOLOGIA.WS’

VOLTAGEM = 4,50 V

Para calibrar, coloque a ponta positiva no vcc (5v) e ajuste o potenciometro para marcar exatos ‘5.00 V’ na tela do PC. Foi colocado um resistor de 220 ohms e um diodo zener de 5v1, visando a proteção do Pic , caso, acidentalmente, seje submetido a tensões acima de 5 volts .
Foi usado um cristal de 4 mhz para estabilizar a comunicação. A alimentação poderá vir de uma fonte externa e um regulador 7805 ou da aplicação que estiver monitorando a tensão.
A parte do arquivo ASM é bem simples, onde temos as configurações de portas e do adc. Em seguida é feita 4 leituras, tirado a média e enviado para o PC via serial. Após um periodo, é feita nova leitura em ciclo que se repete indefinidamente.
Obs. Esta montagem é em caracter didático e foi feita unicamente em protoboard, sendo sujeita a bugs ainda não identificados.

Segue o arquivo ASM:

VOLT_METER_232_ASM

Segue o arquivo HEX:

VOLT_METER_232_HEX

Manuais:
PIC12f675
EIA-232

Curiosidades:

Como se proteger de fraudes na InterNet
Quando um bebe gorila chorou
Doenças transmitidas por insétos – um problema crescente
A natureza provoca assombros
O ano extraordinário de Einstein

Outros assuntos:

Os desastres naturais – Por que acontecem?
Mudanças que os filhos trazem no casamento
Ensine valores morais para seus filhos
Converse com seus filhos sobre sexo
Como se comunicar com seus filhos adolescentes
Como administrar dinheiro
Como lidar com as dívidas
Como parar de discutir

Até o próximo artigo!!!

13 comments on “COMO LER TENSÕES NO PC USANDO UM TERMINAL SERIAL E UM PIC12F675

  1. 😛 Ok, entendi, o programa em si eu acho que nao e o problema, o que vai pegar o seu projeto e o transmissor e o receptor. os controles comerciais tem um transmissor de baixa potencia, que e o regulamentado pela anatel,nessa distancia vc vai ter que usar um trasmissor de pelo menos uns 0,5watts, ja trabalhei com um modelo da cougar importado de israel com o tx e rx, trabalha em 1.4mhz e alcançava brinacndo 800 mts em campo aberto.Usava duas baterias de controle 12vcc no tx em paralelo, eu usava em sistema de alarme em fazendas e barracão, inclusive tenho um kit deste ainda comigo que guardei para futuros testes. o tx aqui ja medi o rf dele e manda 0,250watts de potencia em media e repete a transmissão por 2 vezes a cada acionada…

  2. minha ideiai é de fazer o mesmo que é usado no controle chaverinho hp620b , mas o problema que ele só da um alcance de uns 100mts imagina 5000mts dividido por 100 daria 50 placa em media no minimo 48 né , sabe de algo que eu possa usar com maior potencia , pois na area de 433mhz é dificil , mesmo assim a pricipio preciso é do programa no micro para quando receber o sinal memorizar o codigo recebido por um tempo , desligar o receptor , transmitir o codigo memorizado , desligar o transmissor e ligar o receptor novamente ok

  3. amigo não te expliquei bem quando o sinal for recebido o micro vai cortar o RX desligando e ai sim acionar o tx com o codigo memorizado , teria um delay por isso da memorização do codigo recebido depois que desligar o rx desloca o codigo pra caida transmite da um tempo e desliga o tx voltando a ligar o rx entedeu

      1. 😯 Olá Liliano, esta receptora que necessita eu ja vi funcionando aqui em minha região, e o funcionamento e da seguinte forma, o codigo gravado do tx, e gravado em quantas receptoras necessárias, quando recebe o codigo, trava o rx e aguarda 1 segundo e retrasmite, fica praticamente uma receptora so, nesta versão aceita 30 controles, o micro usado e o da motorola, espero ter ajudado ai na ideia, abraços..

  4. amigo mais uma vez venho buscar uma ajuda sua , primeiro qual programa que vc usa pra gravar o atemega 8 pois não tenho muito conhecimento dele , outra coisa me dá uma idéia preciso controlar um portão de garagem até ai é simples o problema é a distancia de uns 5KM sendo que o TX de 433mhz n~]ao alcança nem 100m , pensei na ideia de uma repetidora o problema seria a relaimentação da rf , então vei a ideia de com um micro ele memorizar o codigo recebido e depois de um delay retransmitir este codigo , assim poderia instalar varios deste sistema sem alterar a frequencia né

    1. Olá Liliano! Você poderá usar o Ponyprog 2000 (sofware) e o hardware pode ser o ‘AVR_prog’ deste blog.
      Quanto a repetidora na mesma frequência, será que não ocorrerá um ‘eco’ (tipo ‘microfonia’ com delay) quando o sinal da repetidora alcançar o receptor do chaveirinho ( o que mandou o sinal para a repetidora)? Eu não conheço bem o funcionamento destas repetidoras que são colocadas em alarmes, quando a distância é muito grande, nem sei se são na mesma frequência dos controles, nem seu alcance máximo. Mas, com certeza, colocar muitas vai dar algum tipo de problema.
      Claudio

    2. Se a região onde você vai instalar isto possui cobertura de celular, você poderia trabalhar com modem/adaptador gsm. A maioria das operadoras cobra por volta de R$ 0, 50 por dia, para mandar muitas mensagens durante o dia, o que torna a implantação muito barata. Isso permitiria também que você usasse o celular como controle remoto ao invés dos controles. Outra opção seria modular o sinal na própria rede
      Elétrica, se for a mesma rede usada para alimentar todo o sistema. 🙂

Comments are closed.

Back To Top