FAÇA UM TERMÔMETRO DIGITAL COM PIC 16F676

Alguns hobistas gostariam de fazer alguma montagem didática usando um sensor de temperatura comercial como o LM35, mais um LCD, para visualizar a temperatura ambiente (ou outra aplicação). Gostaria de saber como?

Veja o esquema elétrico abaixo:

Foi usado um microcontrolador PIC 16f676 de 14 pinos , que dispõem internamente, de conversor analógico/digital, facilitando a montagem. Foi usado a portA1 (pino 13) para receber o valor analógico provindo do sensor LM35. Este sensor produz em sua saída, 10 mVolts para cada grau centigrado. Assim, lendo a tensão no pino de saída do LM35 e se ela for, por ex., 240 mVolts, saberemos que ele está com a temperatura de 24 ºC. No ponto PT1 , podemos ler esta tensão com um multitester de boa precisão, em relação ao GND. A faixa de trabalho do LM35 com tensão de alimentação única, é de 0 a 150 ºC. Poderá saber mais sobre o componente estudando seu datasheet.
A tensão de referência para o conversor analógico digital provém externamente de um potenciômetro de 10k, cujo terminal central está ligado ao pino 12 do pic, que deverá ser regulado para se obter, no ponto de teste PT2 , o valor de 2,048 Volts.
O LCD é comandado por 4 linhas de dados multiplexado e 2 linhas de comando (‘RS’ e ‘E’).
O display apresentará a seguinte aparência , em uso:

Ao ligar ou após ‘reset’:

| PIC_TERMOMETRO |
|LARIOS.TECNOL.WS|

Em uso:
| PIC_TERMOMETRO |
| TEMP = 24.1 C |

O tempo de apresentação da leitura foi escolhido propositalmente um pouco mais longo para evitar a visualização de instabilidade do digito pós virgula.
Foi usado o valor médio de 4 conversões, tomadas a cada 8,3 mseg, para melhorar esta instabilidade. Como o valor da tensão de referência é de 2,048 Volts, cada conversão dará , na realidade, metade do valor real. Por isso, na ultima somatória, não é feita a divisão por 2.
A fonte de alimentação poderá ser feita com um 7805 como regulador de voltagem e um adaptador externo de 9 Volts (fonte externa) ou ainda com 4 pilhas AA com um diodo em série. Também poderá ser usado um desses carregadores de celulares modernos (USB) que fornecem diretos 5 volts.
(Obs. Esta montagem é de natureza didática, sujeita a bugs não detectados).

Segue o arquivo ASM:

PIC_TERMOMETRO_ASM

Segue o arquivo HEX:

PIC_TERMOMETRO_HEX

Segue nova pasta com Asm e Hex modificado em 11-03-14, visando melhorar estabilidade da apresentação:

PIC_TERMOMETRO_V2

Segue arquivos para confecção de placa sendo uma cortesia do colega ‘Barone’ (dúvidas: email barone@barone.com.br)

Termostato PIC16F676 (rev00)(pcb-silk)
Termostato PIC16F676 (rev00)(esquema)

Informações utéis:
datasheet PIC16F676
datasheet LM35

Curiosidades:
Como se mede a temperatura do planeta Terra?
A arte e a ciência da previsão do tempo
Seu filho está com febre?
Cuidado com os alimentos!
Robert Boyle

Outros assuntos:
Desempenhem bem seu papel de pais
Como lidar com sogros
Como lidar com dívidas
Como parar de discutir com seu conjuge
Como sobreviver ao primeiro ano de casamento

Até o próximo artigo!!!

8 comments on “FAÇA UM TERMÔMETRO DIGITAL COM PIC 16F676

  1. Amigo boa noite… estou fazendo esse termometro e não consigo confeccionar o Layout… gostaria de saber se tem como voce enviar?

    1. Olá Lord756! Notei que no artigo já tem um layout para placa de circuito impresso cedido pelo colaborador Barone. Veja este link ou no próprio artigo.
      Cláudio

  2. :mrgreen: Olá Claudio, tudo na paz. Claudio este exemplo para mudar para ler uma faixa de voltagem EX. de 0 a 25 volts como o voltímetro dom display de 7 seguimentos, mais com a possibilidade de colocar um ajuste de volts min a volt max, como o exemplo do termostato com lcd que vc fez,isto seria para ser usado em um alarme para controlar a tensão do sistema que seria definido pelo usuario, quando a tensão for menor ou maior do estabelecido acionaria um rele( aviso sonoro) ou desligaria uma carga. Se vc puder me passar uma ideia ficaria muito grato abraços….

    1. Olá Foxconn! Infelizmente, estou sem poder mexer com os ‘projetinhos’, por motivo de força maior. Mas, se eu entendi, você quer fazer um voltímetro com um patamar regulável que dispare um alarme ou desligue uma carga. É para alguma fonte regulável?
      Cláudio

      1. :mrgreen: Positivo Claudio, e para servir de proteção de uma fonte, determinada a voltagem ajustada neste esquema, se estiver abaixo ou acima do estabelecido aciona um rele, cortando a saída. Mais sem problemas, quando vc puder elaborar mais esta dica eu fico muito grato, sem pressa ok. Abraço para vc e todos os visitantes do fórum e um FELIZ NATAL com muita saúde e felicidades, são os votos da minha família a todos vocês…. 😀

  3. ta certo amigo não havia pensado nisso mas o 12f675 teria então amigo , vou dar uma olhada no datasheet pois vc postou um projeto com ele lendo o lm35 , e vou comprar deste mesmo amigo, agora depois da uma olhada no projeto que te falei ok , vou te enviar um video da fechadura ok montei e mudei o asm ficou show

  4. opa Claudio , vou fazer a montagem deste projeto mas estava pensando não teria ele para 16f628 ou 16f84 que sao mais comuns outra coisa pro futuro estou fazendo um tipo de estufa pois estou usando uma tinta para mascara antisolda de placas ela precisa de 80 graus e uns 5 minutos para primeira etapa e depois na segunda etapa precisa de 180 graus por uns 15 a 20 minutos estava pensando em acionar um rele quando atingir a temperatura desejada , seria um medidor de temperatura com saida programada , e junto vou acoplar um temporizador se desse pra fazer tudo no mesmo micro seria muito bom totalizando um medidor de temperatura com tempo programavel , mais isso quando vc puder ok, se só mudar este para 16f628 ja esta bom

    1. Olá Liliano! Estes dois modelos, que você citou, não tem conversor analógico/digital. Já o 16f676 tem, o que explica o porque do seu uso.
      Claudio

Comments are closed.

Back To Top