FAÇA UM MARCADOR DE TRUCO COM LEDS USANDO UM PIC16F628A

Entre as brincadeiras mais animadas, sem dúvida, está o jôgo de ‘truco’. Se você gosta desta atividade recreativa, gostaria de poder fazer um marcador eletrônico de pontos com alguns leds e um microcontrolador? Veja como…

Veja o esquema abaixo:

Temos um total de 30 leds , sendo 15 para a equipe ‘a’ e 15 para a equipe ‘b’ de truqueiros. Dependendo de quem for montar, poderá eliminar o led ‘0’ se desejar, ou montar um led vermelho, que sinaliza que a equipe em questão, esta na ‘lambreta’ mesmo. Os leds de 1 a 11 podem ser de côr amarelo e os de pontuação de vitórias (melhor de 3) de côr verde.
O funcionamento é bem simples: Ao ligar o aparelho, os contadores são ‘zerados’, ficando somente os leds ‘0’ ligados. Ao apertar no botão up da equipe ‘a’ irá incrementar a pontuação e se apertar o botão ‘down’ irá decrementar os pontos, de um em um. O mesmo ocorre com os botões da a equipe ‘b’. quando acender o led 11, este irá piscar indicando a situação de ‘não trucar’. Ao apertar o botão mais uma vez, então irá incrementar a vitória, e zerar todos os leds de pontos de 0 a 11.
Foi usado o timer 0 em modo de interrupção, para gerar a multiplexação dos leds.
Quanto a fonte de alimentação, tem 3 sugestões que podem ser usadas: 4 pilhas de 1,5 volts, fonte externa com um regulador 7805 e fonte de carregador de celular moderno (já vem com 5 volts, tipo tomada ‘USB miniatura’).
Trata-se, portanto, de uma montagem didática, para praticar seus conhecimentos com microcontrolador (poderá ter bugs ainda não detectados).

Abaixo, vemos uma sugestão de montagem da caixa do aparelho:

Segue o arquivo ASM:

TRUCO_ASM_

Segue o arquivo HEX:

TRUCO_HEX_

Divirta-se!!!

Links Técnicos:
datasheet 16f628a

Curiosidades :
O truco
Recreações a moda antiga
NanoBíblia
Prontuário Médico sob a pele do paciente
Ano de Einstein

Outros assuntos:

Como posso controlar meu peso?
Como reagir a um assédio sexual?
Como lidar com os sogros?
Converse com seus filhos sobre sexo
Entrevista com um bioquímico

Até o próximo artigo!!!

3 comments on “FAÇA UM MARCADOR DE TRUCO COM LEDS USANDO UM PIC16F628A

  1. ola amigo feliz ano novo muita saude , paz e sabedoria , que Deus posso encher sua vida de bençãos e sucesso , obrigado por tudo

  2. Bom dia Claudio. Obrigado pela rápida postagem do meu pedido! vou montar ele e te falo!! você pegou exatamente o que eu queria!!! muito obrigado!!
    Um forte abraço!! feliz ano novo!! muita paz e saúde para você e familia!

Comments are closed.

Back To Top