COMO MONITORAR INTERRUPTORES E DISPOSITIVOS COM UM LCD (ON/OFF) USANDO PIC 16F628A

Muitas vezes, se empregam paineis com luzes para indicar o funcionamento de um aparelho elétrico, como por exemplo, um motor, que se encontra afastado do operador. Que tal fazer isto com um LCD? Veja como isto é possível…

Veja o esquema abaixo:

Foi usado um LCD de cristal liquido de 16 x 2, em conjunto com o microcontrolador PIC 16f628a. O inteiro portB foi usado para receber informação proveniente de chaves ou mesmo de fotoacopladores, os quais estão ligados aos dispositivos a serem monitorados. Cada linha do Lcd mostra a situação de um aparelho ou interruptor. No código Asm pode ser alterado o nome do dispositivo, para coincidir com a realidade do uso. Ex. Um motor – poderá mudar ” Chave1″ para ” MOTOR 1″. A indicação é por ‘on’ quando ligado e ‘off’ quando desligado. Ao ligar, após aparecer o nome do projeto, a tela mostrará de 2 em 2, todas as 8 chaves de forma sucessiva, sendo cada apresentação de 2 segundos de tempo. Se apertarmos o interruptor ‘b1’ por 1 segundo, poderemos navegar pelas 8 chaves, incrementando a cada aperto e ficando estática por um tempo de 10 segundos (pode-se mudar este tempo no código asm). Depois, retorna para apresentação automática, em modo alternado. Este projeto é para fins didáticos, mas poderá dar uma idéia do que se pode fazer para monitorar dispositivos.

Segue o arquivo ASM:

LCD_MONITOR_ASM

Segue o arquivo HEX:

LCD_MONITOR_HEX

datasheet PIC16f628a

Outros assuntos:
Como posso controlar meu peso?
Como reagir a um assédio sexual?
Como lidar com os sogros?
Converse com seus filhos sobre sexo
O segredo de uma familia feliz (pdf)
Entrevista com um bioquímico

Até o próximo artigo!!!

18 comments on “COMO MONITORAR INTERRUPTORES E DISPOSITIVOS COM UM LCD (ON/OFF) USANDO PIC 16F628A

  1. Olá Claudio. Curso mecatrônica, programamos os pic´s com ccs. Gostaria de saber se tem como fazer um software que mostre na tela do pc o que está sendo feito pelo pic no momento. Ex.: motor está funcionando no sentido horário ou no sentido anti-horário, coisas desse tipo. Pode me ajudar ? Agora vou começar a mexer com o pic 4550.
    Grato.

  2. Olá Claudio, Gostei deste projeto. Gostaria de saber se tem substituir a forma como eu vou monitorar, isto é, no lugar do LCD seria gerado um sinal de vídeo composto para ser visualizado em TV normal. Desta forma eu poderia aplicar este sinal em uma entrada de video de meu DVR STAND ALONE e poder monitorar a distancia. Caso seja possível ficaria grato pela ajuda.

    1. Olá Ricardo! Obrigado por seu comentário. Quanto a gerar sinais compostos de videos com PIC já se torna inviável na prática, em virtude da baixa velocidade máxima de processamento. Mas, creio que não terá dificuldade se usar um PC, rodando um programa apropriado, usando portas seriais ou até mesmo, as ‘usb’ para obtenção de dados e um hardware para a interface.
      Cláudio

  3. é verdade sobre clp , agora sobre o circuito do video que te falei o cara usa um 16f628 e um stv que é controlado pela data e clock este ci entra o video e sai a diferença é que é inserido o caracter pela i2c mas são frases prontas agora com o uso de um atmega seria possivel colocar um teclado ?
    outra coisa to tentando fazer um projeto sequencial de 20 leds mas usando um pic12f675 , pois vou trabalhar com multiplexão mas ainda não entendo como funciona , vou usar tipo gpio.f0,f1,f2,f4,f5 na base de um transistor que vai levar o positivo aos leds , e ao mesmo tempo eles serão os comuns dos leds entendeu , vc não teria algum projeto deste tipo pra me dar uma ideia , afinal como funciona a multipleczação ?

Comments are closed.

Back To Top