MANIPULADOR ELETRÔNICO K8 – PARA OS AMANTES DO CW , ADAPTADO P/ VERSÃO COM PIC12F629 OU 12F675

Para os amantes das transmissões em CW (o famoso ‘código Morse’ em transmissões), o incrível manipulador eletrônico criado pelo Sr. Steven T. Elliott em 1988, conhecido como “K8”, foi um salto tecnológico nestas transmissões, facilitando em muito as comunicações. Recentemente, foi me pedido sobre a possibilidade de mudar o modêlo do microcontrolador, para um mais atual, com memória flash. Veja o resultado….

Veja o esquema abaixo:

Podemos observar que o esquema, que não difere do original, exceto pela necessidade de colocar um pull up no pino 4. Foi dado opção de escolha entre o modelo 12f629 ou 12f675, bastando alterar comentando ou descomentando, no arquivo asm, e , em seguida, recompilar no MPLAB-IDE. Infelizmente, não tenho conhecimento de código ‘morse’,e portanto , ‘penei’ para entender a rotina (excelente, por sinal). Obtive a ajuda do Sr. João, profundo conhecedor da ‘arte’ do CW. O autor original também disponibilizou seu Email para eventuais dúvidas : email: steve@k1el.com or k1el@aol.com. Vários sites também poderão prover ajuda orientadoras para o uso deste dispositivo (aviso que eu não entendo).
Abaixo, segue os arquivos ASM e HEX compilados com o prefixo da estação original do autor. Servem para testes apenas.
Altere o prefixo para corresponder a sua estação no código ASM, na parte:

CALL_0 EQU M_P ;Coloque seu prefixo aqui, letra por letra (use sempre um M_ na frente da letra)
CALL_1 EQU M_Y ; não mais de 7 caracteres
CALL_2 EQU M_2
CALL_3 EQU M_M
CALL_4 EQU M_G
CALL_5 EQU M_END
CALL_6 EQU M_END
CALL_7 EQU M_END

SPEED_DEFAULT EQU WPM_15 ; E escolha aqui a velocidade padrão que usará nas comunicações

Depois recompile com o MPLAB-IDE para obter o arquivo HEX correto para sua estação.

Segue o arquivo ASM, de novembro de 2012 (obs. com bug ao enviar prefixo da estação em modo BEACON):
K8_629_ASM

Segue o arquivo HEX, de novembro de 2012, da compilação do ASM acima:
K8_629_HEX

Pasta zipada com algumas atualizações feitas em 10/03/2018, sendo corrigido o bug ao enviar prefixo da estação em modo BEACON):
K8_MAN_MORSE

Também, manipulador PIK adaptado para 12f675, de novembro de 2012 aqui.

Links técnicos:
datasheet Pic12f629

Curiosidades:
May Day
Titanic
Telegráfo e a previsão do tempo

Até o próximo artigo!!!

110 comments on “MANIPULADOR ELETRÔNICO K8 – PARA OS AMANTES DO CW , ADAPTADO P/ VERSÃO COM PIC12F629 OU 12F675

        1. Olá Valter!
          O que exatamente você se refere quando diz: ‘ não grava’? Você tentou usar os arquivos Hex fornecidos? Qual dos pics usou? 629 ou 675? Quais são as mensagens de erro que você obteve ao tentar compilar o arquivo ASM?
          Claudio

          1. defino pic f675 ;na ora de compilar aparece essa mensagem e não verifica o programa.Executing: “C:\Arquivos de programas\Microchip\MPASM Suite\MPASMWIN.exe” /q /p12F675 “k8_675_BC.asm.asm” /l”k8_675_BC.asm.lst” /e”k8_675_BC.asm.err”

  1. queria saber como fazer modo beacom no orig. é no pino 2, beacon repete constantemente a cada 7 segundos a mesma mensagem.
    obrigado.

    1. Olá py2xr!
      Verifiquei o ASM da adaptação do K8 para obter também a função ‘beacon’, por se colocar um interruptor entre o pino 2 e 4 do pic. Gostaria que, se possível, que pudesse testar, uma vez que não consigo fazer isto, por não entender de CW. Arquivos estão em pasta zipada aqui. Verifiquei o ASM da adaptação do K8 para obter também a função ‘beacon’, por se colocar um interruptor entre o pino 2 e 4 do pic. Gostaria que, se possível, que pudesse testar, uma vez que não consigo fazer isto, por não entender de CW.Cláudio
      Cláudio

    2. e essas tambêm, na hora de gravar

      ICD0152: Failed to read all of requested bytes (0x0 of 0x8)
      ICD0082: Failed MPLAB ICD 2 operation
      ICD0275: Programming failed.

      1. Olá Valter! Você tentou usar os hex fornecidos junto a pasta zipada?
        No Mplab, tente mudar o nome do arquivo e recompilar. Notei que tem ‘.asm.asm’ seguido. Talvez possa ser a causa do problema.
        Claudio

    1. Olá Valter! Estou revendo o artigo para tentar entender o que foi feito na época. Para mim é complicado, pois sou leigo em CW. Aguarde , por favor…

      Cláudio

    2. Olá Valter!
      Verifiquei o ASM da adaptação do K8 para obter também a função ‘beacon’, por se colocar um interruptor entre o pino 2 e 4 do pic. Gostaria que, se possível, você pudesse testar na prática, uma vez que não consigo fazer isto, por não entender de CW. Os arquivos estão zipados aqui.
      Necessito de um retorno, por favor.
      Cláudio

    1. Olá Valter! Infelizmente, somente fiz a conversão do código do pic anterior para o 12f629. Não entendo de CW. Se algum colega leitor deste blog puder ajudar com a resposta, eu agradeço.
      Claudio

      1. Bom dia Claudio , estive acompanhando todos os posts, o que esta acontecendo é o seguinte , no K8 com o PIC 12F629 quando se da a instrução por exemplo para trocar a chamada , aperta o botão de program pin 4 , depois entra com a instrução letra “C” ai grava todos caracteres do Indicativo o meu por exemplo é PY2EGS , para cada beep , manipulasse o caractere do indicativo , feito isso , aperta-se o botão de programa brevemente , ai deveria manipular o indicativo CQ CQ PY2EGS , o que esta acontecendo é que sai CQ CQ U U AR K , em modo beacon sai a mesma coisa CQ CQ U U AR K , como se faz para compilar esse código , já tentei de varia formas mas não consegui , tenho o Mplab v8.92 instalada no meu PC , és possivel com essa versão , por hora fico muito agradecido pela atenção desejando a voce toda sua família e todos da sua homepage um Feliz Ano Novo muito obrigado Gracias!!! Eli.´. mi correo py2egs@hotmail.com

        1. Olá Elisilva!
          Você mencionou que não conseguiu compilar com a sua versão de Mplab. Qual erro está obtendo? Esta adaptação do K8 para 12f629 foi feita na época a pedido do Sr. João, mas eu pessoalmente não entendo de CW e isto dificulta mexer neste código. Não sei dizer se isto está acontecendo ou não e também não me lembro dele ter tocado em algum problema desta natureza na época.
          Cláudio

          1. Boa tarde!!! Claudio , e me desculpe pela demora , obrigado por sua resposta, aqui nesse link esta o K8 que fiz mas com o PIC 12C509A https://www.youtube.com/watch?v=504-Fn5gbho ,o pequeno probleminha que esta acontecendo e na gravação da chamada principal do Indicativo conforme descrevi no post anterior , sei um pouquinho de programação , aprendo muito com seu códigos e sua excelente página , o meu email é py2egs@hotmail.com, caso tenha um email para contato envio a você o arquivo da forma que fiz, mais uma vez muitíssimo obrigado.
            Elionaldo.´. PY2EGS

          2. Olá EliSilva!
            Tente obter o código hex desta versão do K8 (com 12c509) de algum colega de CW que esteja funcionando a contento. Pode ser algum erro no código adquirido ou que tenha sofrido modificações por algum usuário. Se alguém do blog puder ajudar…
            Cláudio

Comments are closed.

Back To Top