DETETOR DE METAIS PI POLONÊS LPI – C/ PIC 12F675 (REF387)

Mais uma versão do detetor de metais PI Polonês mas com o uso de um PIC…

O objetivo desta montagem foi reduzir o tamanho do detetor de metais PI Polonês substituindo alguns componentes discretos por um microcontrolador PIC 12F675. Veja como ficou esta versão:

O programa no PIC 12F675 gera apenas os pulsos usados para disparo do MosFet chaveador da bobina exploradora (pelo pino 2) e também para o acionamento do transistor FET BF245 (pelo pino 5). Também gera uma frequência de pouco mais de 5 Khz para uso da fonte auxiliar de tensão (pelo pino 3).

Os pulsos no pino 2 e 5 são invertidos, ou seja, são ativos quando em nível ‘0’. Isto é devido a necessidade de usar transistores adaptadores de nível de tensão , pois o PIC trabalha a 5 volts e o circuito trabalha com 12 volts ou mais.

Quantos aos tempos dos pulsos, a frequência dos pulsos de acionamento da bobina exploradora L1 é de aproximadamente 400 Hertz. Cada pulso tem uma duração de 100 microssegundos. Já o pulso de acionamento do FET tem uma duração de 60 microssegundos. Entre o fim do pulso de acionamento da bobina e o início do pulso de amostragem do FET temos um delay de 40 microssegundos.

O restante do circuito basicamente segue o original. Portanto, a forma de identificar ainda é pelos famosos ‘estalinhos’ que viram apitos ao detectar algum metal.

O trimpot1 deve ser ajustado antes do uso desta forma: Aumente o volume do alto falante. Ajuste os dois potenciômetros (pot1 e pot2) na metade dos seus cursos. Gire o trimpot1 para o lado que começa a aumentar a frequência do som e depois reduza lentamente até obter poucos “estalos’. Pronto! Esta regulado!

Cuidado com componentes falsificados! Estes podem prejudicar o funcionamento e não permitir uma boa sensibilidade de detecção ( principalmente o LF357 e o FET BF254).

O circuito deve ser alimentado com uma fonte de 12 volts. Existe várias opções como o uso de 8 pilhas AA em série. Mas o ideal é que sejam recarregáveis. Para maior autonomia poderá ser adaptado baterias de 12 volts usada em furadeiras. Outra opção são essas pequenas baterias de 12 volts usadas em lâmpadas de emergência. Fica por sua conta esta escolha!

A bobina foi feita usando uma forma de 200 mm, enrolando 25 espiras de fio esmaltado #AWG 25 (cerca de 0,5 mm de diâmetro). Uma bobina exploradora com diâmetro maior tende a captar objetos de forma mais profunda mas não consegue captar objetos pequenos. O inverso, bobina com diâmetro menor pega mais na superfície mas fica mais sensível a objetos menores. Assim, você poderá testar outras bobinas e verificar qual atende melhor a sua necessidade. Existe vários sites na Internet que fornecem tabelas com vários diâmetros de bobinas e como as construir.

Boa diversão para você!

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem:

PI_POLONES_LPI_V1_ZIP

Manuais

PIC12F675 datasheet

Curiosidades:

A técnica de desova do peixe-rei-da-califórnia — Teve um Projeto?

A ventosa da rêmora — Teve um Projeto?

A ponta da asa das aves planadoras

Outros assuntos:

Será que a verdade ainda é importante?

Desempenhem bem o papel de pais

Será que Deus é o culpado pelo nosso sofrimento?

Até o próximo artigo!

Back To Top