PINPOINTER LFM – C/ PIC16F676 (REF386)

Detectando metais ferrosos e não ferrosos com indicação a leds…

Esta é a segunda versão de um pinpointer (detetor de metais) mas utilizando o PIC16F676 da Microchip. Veja o esquema abaixo:

Esta versão tem também 2 leds para indicação do tipo de metal. O ‘lednf ‘ (verde) indica metais não-ferrosos e o ‘ledf’ (azul) indica metais ferrosos.

Tem outros 4 leds que formam um bargraph que indica a distância entre a bobina sensora ‘L1’ e o objeto metálico.

O oscilador é composto por dois transistores BC557. O PIC usa o comparador interno juntamente com a tensão de referência interna para ajustar o melhor ponto de captura dos pulsos do oscilador da bobina sensora. Com isso, não se necessita usar mais um transistor amplificador.

O botão ‘SW_CAL’ deve ser apertado antes de usar o equipamento, para promover um calibração do ponto de trabalho. Também deverá ser apertado toda vez que ocorrer falsos disparos, sem presença de algum metal.

O programa começa fazendo a configuração de portas e registradores, depois faz um ajuste automático da tensão de operação do comparador interno por alterar a tensão de referência. Isto permite obter um bom sinal do oscilador.

Na sequencia, o programa confere se a frequência do oscilador está dentro do estabelecido (18 a 22 Khz) e ser estiver fora sinaliza com apitos diferentes. Também obtêm o valor de recarga do timer 0 e o valor para a comparação das medições do timer 1.

A rotina de trabalho aguarda uma interrupção do timer 0 e pega o valor que o timer 1 contou. Este valor é proporcional a frequência de entrada da bobina sensora. Cada leitura é comparada com um valor de comparação salvo obtido sem a presença de objetos metálicos perto da bobina sensora. Se a leitura atual aumentou em relação a anterior então temos um metal não-ferroso sendo detectado. Se ocorrer o contrário, se a leitura atual reduziu em relação a anterior, temos um material ferroso. O valor de comparação salvo recebe um ajuste dinâmico e contínuo que tende a aproximar seu valor para o mais próximo das medições atuais, mas de uma forma lenta e gradativa conforme determinado pelos coeficientes na rotina.

A bobina sensora poderá ser construída de várias formas. Pode ser a sugestão original de usar um bastão de ferrite de 10 mm de diâmetro por 80 mm de comprimento, com 200 a 220 espiras de fio 0,25 em um de seus extremos. O capacitor em paralelo com esta bobina deverá ter seu valor alterado para obter uma frequência de 20 KHZ na saída do oscilador.

A alimentação poderá ser feita com bateria de 9 volts, com um regulador 7805 para reduzir a tensão para 5 volts.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista (Maker) possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem:

PINPOINTER_LFM_16F676_ZIP

Manuais:

PIC16F676 datasheet

Curiosidades:

Show de luzes da natureza — Teve um Projeto?

Fotossíntese — Teve um Projeto?

A língua do gato — Teve um Projeto?

Outros assuntos:

Será que temos uma data marcada para morrer?

Será que animais vão para o céu?

Por que Deus permitiu o Holocausto?

O que a Bíblia diz sobre a Páscoa?

Até o próximo artigo!

One comment on “PINPOINTER LFM – C/ PIC16F676 (REF386)

  1. Olá Claudio!
    Muito obrigado por desenvolver e compartilhar o projeto, ficou com todas as funções principais de um detector profissional, isso incentiva muito a desenvolver e aprender mais sobre microcontroladores, você tem um jeito fácil de explicar o funcionamento e etapas do projeto, mais uma vez muito obrigado por compartilhar seu conhecimento!

Deixe uma resposta

Back To Top