MEDINDO ESR EM CAPACITORES – PARTE VIII – C/ PIC 16F676 E LEDS (REF375)

Conheça a “saúde” dos capacitores eletrolíticos – com oscilador externo e ADC …

Este artigo trata da montagem experimental de um EsrMeter usando um PIC16F676 mais 8 leds. Veja o esquema abaixo:

BREVE DESCRIÇÃO DO CIRCUITO

Foi optado por um oscilador externo para facilitar o programa do PIC e aproveitar o máximo de pinos para uso com o acionamento de leds. Os transistores Q4 e Q5 formam um oscilador para uma frequência de aproximadamente 100 khz. O transistor Q1 trabalha como um buffer de corrente e manter estável a frequência mesmo com a carga de diferentes capacitores testados.

Após passar pelo capacitor sob teste (DUT ou CX) o transistor Q2 amplifica o sinal e entrega para o transistor Q3 para a retificação do sinal. E o PIC, no pino 13, por meio do seu conversor analógico para digital, lê a tensão recebida e processa a informação. Este valor é comparado com valores previamente salvos na EEprom do PIC. Somente o led correspondente será ligado.

As ligações do PIC lembra muito um VU de leds, como os usados em circuitos integrados como LM3915, LM3914 e outros. A vantagem do uso de um microcontrolador está justamente na facilidade de programar os valores que queremos na indicação dos leds. Isto foi mais facilitado ainda pelo uso do botão ‘prog’ no pino 4 do PIC.

COMO PROGRAMAR NOVOS VALORES DE ESCALA

O arquivo hex fornecido já contém valores para a EEprom. Mas devido as tolerâncias de componentes e ganhos de transistores, talvez seja necessário reprogramar a escala para uma melhor precisão. Se for o caso, siga os seguintes passos:

Desligue a alimentação do circuito, aperte o botão ‘prog’ e mantenha ele apertado. Religue a alimentação. Solte o botão ‘prog’. Deverá piscar os leds 0 e 7 ao mesmo tempo. Coloque nas pontas de provas o resistor de menor valor para a escala. Use resistor de precisão de 1%. Aperte o botão ‘prog’ para gravar. Ao gravar irá piscar o próximo led. Troque o resistor para o novo valor e aperte novamente o botão ‘prog’. Repita o processo até finalizar com o led 6. No último aperto irá para de piscar e a programação estará completa. Certifique de fazer um bom contato do resistor com a ponta de prova antes de apertar o botão ‘prog’. Colocando um voltímetro no pino 13 ao gnd dá para acompanhar os valores de tensão dos resistores. quando dá um mau contato tende a subir esta tensão. Certifique de ter uma menor leitura do resistor da escala antes de apertar o botão ‘prog’.

Quantos aos cabos das pontas de prova, estes devem ser de baixa resistência , com pouco comprimento e devem ser transados entre sí para reduzir indutância parasitas.

O circuito pode ser alimentado com 4 pilhas AA com um diodo 1N4007 em série ou um carregador de celular que forneça 5 volts regulados. Também pode ser usado uma bateria de 9 volts, com um regulador 78L05 para obter precisos 5 volts de alimentação.

Abaixo podemos ver 2 sugestões de como podemos concluir a montagem acondicionando em uma caixa plástica:

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem. Encontrará também uma versão para 9 leds mas usando mais resistores limitadores:

ESRMETER_PO_676_LEDS

Manuais:

PIC16F676 datasheet

Curiosidades:

Por que o céu é azul?

Ouvindo sons que procedem do espaço

Apresentando a equipe sanitária dos besouros

Fraude nas ciências – a maior de todas as fraudes

Outros assuntos:

Dilema de um aluno

O que a ciência não consegue nos dizer

Como parar o ciclo do ódio

Um mundo em crise – o que você pode fazer?

Até o próximo artigo!

Back To Top