FREQUENCÍMETRO DIGITAL C/ BLUE PILL (REF358)

Um frequencímetro montado em sua ‘breadboard’ em poucos minutos…

Continuando com as montagens usando a placa Blue Pill, a proposta deste artigo é montar um frequencímetro digital com visualização em um LCD 16×2. Veja o esquema abaixo:

O funcionamento é bem simples: configuramos o timer 1 para contar os pulsos presentes no pino A9. Também configuramos o timer 2 para contar todos os estouros do timer 1. Este modo de operação é chamado de ‘modo mestre/escravo’, sendo o timer 1 o mestre e o timer 2 como escravo.

A contagem se realiza em uma janela de tempo de 1 segundo. Após obter o resultado da frequência, este é enviado para o LCD para visualização. A frequência máxima de entrada é limitada pela frequência máxima de operação dos pinos do microcontrolador, que é por volta de 36 MHZ. Pode ser que chegue até mais, mas não fiz testes para confirmar qual seria o valor máximo real.

A alimentação do circuito pode ser feito por uma fonte externa de 5 Volts bem regulada. Pode ser usado a sugestão do circuito, usando uma fonte externa comum de 7 a 18 Volts e reduzindo para 5 Volts através de um circuito integrado regulador de tensão do tipo 7805.

Para compilar foi usado o compilador MikroC PRO for ARM, na sua versão gratuita.

Abaixo vemos as configurações que deverão ser feitas antes de compilar, usando a ferramenta ‘Edit Project’. Não esqueça de selecionar a biblioteca de LCD, na barra ‘Library Manager’.

E a parte de baixo:

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos desta montagem:

FREQUENCÍMETRO_STM32

Manuais:

Blue Pill Schematic

STM32F103C8T6 DATASHEET

Curiosidades:

O que a Bíblia diz sobre os dinossauros

O dilema de um aluno

As leis de Deus sobre higiene estavam à frente do seu tempo

A origem da vida – Cinco perguntas que merecem respostas

Outros assuntos:

Criar filhos responsáveis

Como deixar o trabalho “no trabalho”

Como viver com menos dinheiro

A autolesão na adolescência

Vídeos:

Como lidar com a dor da morte

Por que existe tanto sofrimento?

Deus tem nome?

Até o próximo artigo!

Back To Top