Conectando um sensor de temperatura DS18B20 a uma placa Blue Pill …
O uso do protocolo 1-Wire facilita bastante quando queremos reduzir a quantidade de fios para conectar sensores. Nesta montagem usaremos o conhecido sensor de temperatura DS18B20 da Maxim, que funciona com esta tecnologia. Veja o esquema abaixo:
Com este sensor poderemos medir temperaturas na faixa de – 55 a + 125 ºC. A sua ligação com placa Blue Pill é feita com um único fio. Ligamos o pino 2 do DS18B20 ao pino B12 da placa Blue Pill.
A visualização da temperatura é feita através de um LCD 16×2. No esquema mostra o LCD modelo WM-C1602M. Outros modelos de LCD 16×2 ou de outros fabricantes poderão ser usados.
No final deste artigo, você encontrará a pasta zipada ‘TERMOMETRO_DS18B20_STM32’. Nela você encontrará os arquivos deste projeto já compilado. Basta descompactar e procurar pelo arquivo .hex ou .bin para gravar sua placa Blue Pill. Conforme mostra o esquema, usamos o gravador ST-Link V2 .
Caso queira fazer alterações no arquivo C, as configurações iniciais do projeto devem ser conforme mostra a imagem abaixo:
E a parte de baixo:
Você poderá acessar estas configurações clicando na barra de ferramenta superior do compilador MikroC PRO for ARM, em ‘Projects’/ ‘Edit Projects’.
É importante deixar marcado as bibliotecas de LCD e One_Wire para que a compilação ocorra com sucesso. Podemos ver estas bibliotecas (Library Manager) olhando na figura acima, no canto inferior direito, em caracteres na cor verde. Note que as bibliotecas LCD e One_Wire foram ticadas.
Após a gravação, devemos remover o ST-Link e alimentar o circuito com uma tensão de +5Volts. Utilize um regulador 78L05 de 5 volts com sua entrada ligado uma fonte externa de 7 a 18 volts DC.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Segue pasta zipada com os arquivos desta montagem:
Manuais:
Curiosidades:
A língua do gato — Teve um Projeto?
O bigode do gato — Teve um Projeto?
O faro do cachorro — Teve um Projeto?
O impacto da ciência em sua vida
Outros assuntos:
Criação ou evolução? — Parte 1: Por que acreditar em Deus?
Criação ou evolução? — Parte 2: Por que duvidar da evolução?
Criação ou evolução? — Parte 3: Por que acreditar na criação?
Um engenheiro de software fala de sua fé
“Estou convencido de que a vida foi projetada por Deus”
Vídeos:
O que acontece quando morremos?
O que o livro de Jó nos ensina sobre animais
A ressurreição logo será realidade
Até o próximo artigo!