DADO ELETRÔNICO – C/ BLUE PILL (REF353)

Para suas atividades recreativas em família…

Prosseguindo com as montagens usando a placa Blue Pill, resolvi fazer um dado eletrônico usando 7 leds. Veja como ficou as ligações no esquema abaixo:

Usei os novos leds de alto brilho. Diferente dos antigos, eles consomem menos e seu brilho é incrivelmente melhor. Caso queira um brilho ainda maior poderá substituir os resistores de 1k por outros de 470 Ohms.

O funcionamento é bem simples: basta apertar o interruptor ‘PLAY’ para sortear um número de 0 a 7. A indicação é feita com a mesma disposição de um dado.

Para confirmar um aperto foi acrescentado um disco piezoelétrico no pino A8. Cada aperto do botão gera um ‘bip’. Isto permite ter certeza que foi realmente sorteado um novo número mesmo que coincidentemente seja o mesmo que o anterior.

O circuito pode ser alimentado com 2 pilhas AA de 1,5 V em série e ligando o positivo no +3v3, e o negativo no G da placa. Pode ser acrescentado um pequeno interruptor para ligar e desligar o circuito.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos desta montagem compiladas no MikroC PRO for ARM (usando a versão gratuita ):

DADO_ELETR_BLUE_PILL_ZIP

Manuais:

Blue Pill Schematic

STM32F103C8T6 DATASHEET

Curiosidades:

O planeta vivo

As células – bibliotecas vivas

Um elemento químico fantástico

Como a vida começou?

Será que a Bíblia ensina que a Terra é plana?

Outros assuntos:

O fim do sofrimento está próximo

Você pode acreditar num futuro melhor

Doenças – Como você pode se proteger

Fotos – Por que é bom pensar antes de compartilhar

Vídeos:

Será que Deus aceita todas as religiões?

Como lidar com a dor da morte

Não deixe sua vida acabar em cinzas!

Até o próximo artigo!

Back To Top