Na era dos microcontroladores de 32 bits….
Recentemente adquiri uma placa de desenvolvimento conhecida carinhosamente por Blue Pill (pílula azul ). O coração desta placa é um microcontrolador de 32 bits, nomeado de STM32F103C8T6. Para programar, adquiri também um hardware programador chamado de ST-Link V2.
Decidi usar o compilador MickroC PRO for ARM da empresa de software MikroElektronika, na sua versão de demonstração.
Podemos ver como é a aparência da interface deste compilador na imagem abaixo:
Esta versão gratuita permite compilar programas que gerem no máximo uns 10 a 13% da memória flash). Caso deseje, você poderá baixar esta versão acessando o site da MicroE e instalar em seu PC ou NoteBook.
Para programar a placa usei o ST-Link V2 conectado em uma porta USB do meu PC. Conforme a figura abaixo, ele é de dimensões bem reduzidas:
Antes de tentar programar a placa Blue Pill foi necessário instalar um driver do ST-Link V2 que também gera a interface com o usuário. Este driver varia de acordo com o sistema operacional usado no computador. Para obter este driver acesse o site da ST. No meu caso, usei o driver STSW-LINK009 e funcionou perfeitamente. A ligação entre o ST_Link V2 e a placa Blue Pill é feita por apenas 4 fios: +3v3, GND, DIO e DCLK.
Abaixo tem uma imagem de como se parece a interface deste programador:
Com o ST-Link v2 podemos gravar, ler, apagar a flash, salvar o hex lido, verificar, testar se o chip já foi programado ou está em ‘branco’, etc. Podemos simplificar seu uso nos seguintes passos: Clicamos em ‘Erase’ para apagar qualquer programa anterior. Em seguida clicamos em ‘Load’ para abrir o arquivo hex ou bin que desejamos programar. E por último basta clicar em ‘Write’ para gravar o programa no microcontrolador.
Para iniciar o primeiro projeto com 32 bits começamos com algo fácil. Adaptei uma versão para PIC do efeito ‘Supermáquina’ em 7 leds. Este efeito nada mais é do que fazer os leds acenderem em sequência, como se estivessem indo de um lado para o outro. Como muitos ainda se lembram, foi um efeito usado no seriado americano Knight Rider (br – A Super Máquina) exibido na década de 80.
Abaixo podemos ver o esquema de ligação da placa com os leds para esta montagem:
A alimentação de tensão para o circuito vem através do próprio ST-link V2. Caso queira usar sem o programador ligado, você deverá providenciar uma fonte de 5 volts e ligar no pino +5V e o pino G.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Segue pasta zipada com os arquivos desta montagem:
Manuais:
Curiosidades:
A ventosa da rêmora — Teve um Projeto?
A bioluminescência da lula-anã do Havaí — Teve um Projeto?
O limpador de antena da formiga
Outros assuntos:
O reino de Deus é algo que está em nosso coração?
Será que temos data marcada para morrer?
O que é o inferno? É um lugar de tormento?
O que você precisa fazer para viver para sempre?
O que a Bíblia ensina sobre falar em línguas?
Vídeos:
Epidemias – O que você pode fazer?
Até o próximo artigo!