SINALIZADOR DE MARCHA – C/ PIC 12F675 (REF350)

Realizando manobras de marcha a ré com segurança…

Tudo o que pode ser feito para melhorar a segurança no transito é bem-vindo. Esta montagem trata da construção de um sinalizador de manobra de marcha a ré (sugerido pelo colaborador ‘Dumont’). Geralmente são usados em veículos de carga como caminhões e outros. O objetivo é alertar pessoas que transitam próximos da traseira do veículo e evitar acidentes. Veja o esquema abaixo:

O circuito gera dois efeitos diferentes para chamar atenção das pessoas: o efeito visual, pelo acionamento de 2 grupos de leds gerando flashes rápidos e o efeito sonoro com o som de uma sirene.

Sobre o efeito visual, este funciona da seguinte forma: 3 piscadas (flashes) no grupo 1 de leds. A duração entre cada piscada é de cerca de 30 ms. Após a terceira piscada teremos um intervalo de 300ms e o efeito se repete agora no grupo 2 de leds. A terceira etapa faz o mesmo, mas acendendo os 2 grupos juntos. E o ciclo se repete enquanto houver alimentação do circuito.

A sirene empregada no circuito é feita a partir de uma sirene comercial descartada ou mesmo já utilizada em algum equipamento de alarme. Deve-se retirar toda a eletrônica interna excetuando o pequeno transformador e o disco piezoelétrico colado na corneta plástica. Se o transistor ligado ao transformador estiver em bom estado, este pode ser usado no lugar do KSP42. O som da sirene é gerado pelo PIC e pode ser alterado conforme a escolha do hobista na hora de compilar o arquivo hex.

A entrada da alimentação ( 12volts) deve ser ligada aos fios das lâmpadas de marcha ré. Quando elas são ligadas irá ligar também esta montagem.

Caso a alimentação do circuito deva ser feita com 24 volts (caminhões) então deverá ser colocado um regulador 7812 ( de tensão de 12 volts) antes do regulador 7805. Desta forma, uma tensão de 24 a 28 volts na entrada irá ser reduzida para 12 volts pelo 7812 e em seguida para 5 volts pelo 7805. Note que a sirene usa 12 volts na sua alimentação.

Quanto ao programa, o som é gerado pela rotina ‘main’ e os efeitos luminosos são gerados na ‘rotina de interrupção’ do timer 1 a cada 10 ms.

Sobre a geração de sons de sirene poderá ver o artigo ‘SIRENE MULTISONS – COM PIC 12F675 (REF342)” deste blog.

A montagem pode ser feita em 3 partes: 2 grupos de leds (um para o lado esquerdo e outra para o lado direito) e a carcaça da sirene acondicionando o PIC e os outros componentes como reguladores de tensão, capacitores, diodo, transformador da sirene, etc.

A caixa dos leds podem ser feitas aproveitando faróis de milha retangulares. Se não quiser trabalho, poderá aproveitar as lanternas de limitação usadas em laterais de carretas (algumas já são vendidas com leds internamente). Caso use conjunto de leds ou lanternas a leds que consumam mais de 100 mA, substitua os transistores BC548 por TIP41 ou equivalente NPN de maior corrente.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue abaixo pasta zipada com arquivos para uso com compiladores: CCS C Compiler V3.200, Great Cow Basic, MPLABX-IDE 3.05 (C) e MikroC Pro for Pic:

SINALIZADOR_RE_ZIP

Manuais:
PIC12F675 datasheet

Curiosidades:

Quando Jesus nasceu?

Quem foram os “três reis magos”?

As células – bibliotecas vivas

Um elemento químico fantástico

Aristóteles

Outros assuntos:

Como lidar com um problema de saúde?

Como vencer a fadiga da pandemia

Trate seu cônjuge com respeito

Vídeos:

As maravilhas da criação revelam a glória de Deus – Padrões

Será que Jesus é Deus

Porque estudar a Bíblia?

O que é o Reino de Deus?

Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

Back To Top