CONTROLE REMOTO DE 8 CANAIS (DTMF) – C/ PIC 16F676 (REF349)

Controlando remotamente equipamentos usando tons DTMF…

Quando se trata de controle remotos existe uma variedade de formas de serem construidos. Também utilizam vários protocolos diferentes na comunicação entre o transmissor e receptor. Esta montagem tratará do uso dos tons DTMF (Dual Tone Multi-Frequency) para obter um controle remoto de 8 canais. Veja o esquema abaixo, que descreve o transmissor:

Descrevendo brevemente, temos um PIC16F676 como um gerador de sinais DTMF por software. O programa gera tons a 1 bit, de uma forma simplificada. No pino 12 e pino 11 temos as saídas de cada tons que compõem o sinal DTMF, sendo mixados através de 2 resistores. Temos 8 botões ligados diretamente nos pinos do microcontrolador. Foi usado um cristal de 10 MHZ para gerar a frequência de trabalho do PIC com bastante estabilidade. O transmissor pode ser de qualquer frequência (27,72, 292, 433 MHZ, etc) desde que sua banda passante seja maior que 4KHZ. Isto é necessário porque a frequência mais alto do par DTMF tem seu valor em 1633 HZ. Importante lembrar que alguns tx/rx de portão automático tem uma banda passante de no máximo 2 KHZ e não são indicados para esta finalidade.

Abaixo temos o esquema do receptor:

O sinal é recebido por um receptor de RF de sua escolha e da mesma frequência escolhida no transmissor (mesmo canal). Através do pino 12, o microcontrolador PIC 16F676 decodifica os 2 tons recebidos e aciona um dos 8 relés de saída. A rotina usada é a Goertzel simplificada a 1bit conforme citado em montagens anterior usando DTMF.

No receptor, no programa C, é possível escolher quais canais poderão funcionar em modo ‘pulso’ (liga enquanto o botão no transmissor estiver apertado) ou modo ‘retenção’ (a cada aperto do botão no transmissor ocorrerá a inversão no receptor). Após alterar o programa, deverá ser recompilado para gerar o novo arquivo .hex com as modificações implementadas.

Devido ao fato de 8 reles poderem ser acionados ao mesmo tempo em alguma ocasião, deve ser previsto um fonte de alimentação que forneça suficiente corrente para todos estes relés, sem derrubar a tensão de alimentação do PIC. Uma fonte de 5 Volts 1 Ampere será suficiente para a maioria dos casos.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue abaixo a pasta zipada com os arquivos desta montagem:

TX_RX_DTMF_8C_676.ZIP

Manuais:
PIC16F676 datasheet

Curiosidades:

A pele do diabo-espinhoso

Comportamento anticolisão dos peixes

A incrível pele do pepino-do-mar

Como as formigas evitam engarrafamentos

Outros assuntos:

Homens com ansiedade – Será que a Bíblia pode ajudar?

O que a Bíblia diz sobre o livre-arbítrio? Nossa vida é predestinada por Deus?

Será que Deus usou a evolução para criar os diferentes tipos de seres vivos?

Qual é o sentido da vida?

Vídeos:

Pessoas que amam e respeitam a verdade

Não desista mesmo quando te tratarem mal

Dar de coração trás alegria

Como enfrentar o bullying sem partir para a briga

A criação mostra que Jeová quer que você se alegre

Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

Back To Top