Controlando remotamente equipamentos usando tons DTMF…
Quando se trata de controle remotos existe uma variedade de formas de serem construidos. Também utilizam vários protocolos diferentes na comunicação entre o transmissor e receptor. Esta montagem tratará do uso dos tons DTMF (Dual Tone Multi-Frequency) para obter um controle remoto de 8 canais. Veja o esquema abaixo, que descreve o transmissor:
Descrevendo brevemente, temos um PIC16F676 como um gerador de sinais DTMF por software. O programa gera tons a 1 bit, de uma forma simplificada. No pino 12 e pino 11 temos as saídas de cada tons que compõem o sinal DTMF, sendo mixados através de 2 resistores. Temos 8 botões ligados diretamente nos pinos do microcontrolador. Foi usado um cristal de 10 MHZ para gerar a frequência de trabalho do PIC com bastante estabilidade. O transmissor pode ser de qualquer frequência (27,72, 292, 433 MHZ, etc) desde que sua banda passante seja maior que 4KHZ. Isto é necessário porque a frequência mais alto do par DTMF tem seu valor em 1633 HZ. Importante lembrar que alguns tx/rx de portão automático tem uma banda passante de no máximo 2 KHZ e não são indicados para esta finalidade.
Abaixo temos o esquema do receptor:
O sinal é recebido por um receptor de RF de sua escolha e da mesma frequência escolhida no transmissor (mesmo canal). Através do pino 12, o microcontrolador PIC 16F676 decodifica os 2 tons recebidos e aciona um dos 8 relés de saída. A rotina usada é a Goertzel simplificada a 1bit conforme citado em montagens anterior usando DTMF.
No receptor, no programa C, é possível escolher quais canais poderão funcionar em modo ‘pulso’ (liga enquanto o botão no transmissor estiver apertado) ou modo ‘retenção’ (a cada aperto do botão no transmissor ocorrerá a inversão no receptor). Após alterar o programa, deverá ser recompilado para gerar o novo arquivo .hex com as modificações implementadas.
Devido ao fato de 8 reles poderem ser acionados ao mesmo tempo em alguma ocasião, deve ser previsto um fonte de alimentação que forneça suficiente corrente para todos estes relés, sem derrubar a tensão de alimentação do PIC. Uma fonte de 5 Volts 1 Ampere será suficiente para a maioria dos casos.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Segue abaixo a pasta zipada com os arquivos desta montagem:
Manuais:
PIC16F676 datasheet
Curiosidades:
Comportamento anticolisão dos peixes
A incrível pele do pepino-do-mar
Como as formigas evitam engarrafamentos
Outros assuntos:
Homens com ansiedade – Será que a Bíblia pode ajudar?
O que a Bíblia diz sobre o livre-arbítrio? Nossa vida é predestinada por Deus?
Será que Deus usou a evolução para criar os diferentes tipos de seres vivos?
Vídeos:
Pessoas que amam e respeitam a verdade
Não desista mesmo quando te tratarem mal
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
A criação mostra que Jeová quer que você se alegre
Até o próximo artigo!