Nunca mais descarregue a bateria de seu multímetro por esquece-lo ligado!…
A proposta desta montagem é fazer um dispositivo que temporiza e desliga o multímetro após um tempo previamente definido pelo ajuste de um trimpot. O requisito é que o multímetro use bateria de 9 Volts de fábrica. O esquema da primeira versão pode ser visto abaixo:
Foi usado um microcontrolador PIC12F675 para controlar o tempo que um transistor mosfet tipo N permanece em condução. Fiz teste com o BSN254 que tinha em mãos. Mas você poderá usar outros equivalentes como o BS170.
Um trimpot de 47K ajusta o tempo que o dispositivo ficará ligado após pressionar o botão ‘START’. Poderá ser ajustado de aproximadamente 15 segundos a 15 minutos. Com respeito ao botão ‘START’, este tanto reseta o PIC como conecta o pino 8 do PIC ao negativo da bateria de 9 Volts. A ação do reset é importante na situação em que já está contando um tempo e o usuário deseja prolonga-lo por mais um período. Uma vez que o pino 8 foi conectado ao negativo da bateria quando se aperta o botão ‘START’, imediatamente o PIC faz conduzir o transistor PNP e este faz o mesmo com o transistor mosfet. Soltando o botão, o pino 8 recebe o negativo da bateria através do mosfet. Quando o tempo acaba, o PIC polariza o transistor PNP para que não conduza mais fazendo o mosfet também não conduzir mais. Com este método, não existe corrente circulando pela bateria. A uma desconexão total da bateria, como se fosse literalmente cortado um dos fios de ligação. Antes que o tempo acabe, 15 segundos antes, será ouvido 5 breves bips para avisar que o desligamento ocorrerá em breve. No final temos um bip longo e ocorre o desligamento do multímetro. O som do bip vem de um disco piezoelétrico pequeno, que deverá ser colado (com cola quente) na caixa do próprio multímetro, para ampliar o seu som.
Obs. O transistor PNP foi necessário para isolar a tensão positiva oriunda do PIC, quando se desliga o mosfet. Devido aos diodos de proteção em cada pino, ocorre um retorno de tensão positiva que impede o desligamento do transistor mosfet.
A segunda montagem usa bem menos componentes, mas irá circular uma pequena corrente residual na bateria de 9 Volts mesmo estando desligado. Seu valor está em algumas centenas de nanoamperes (aprox. 250 nA). Veja o esquema abaixo:
Esta versão funciona igual a anterior. Liga-se o multímetro e aperta o botão ‘Start’. Depois do tempo ajustado no trimpot finalizar irá desligar o multímetro. Se quando der o aviso de 15 segundos o botão for novamente apertado então se inicia um novo ciclo de tempo. O circuito pode ser montado em uma pequena placa de circuito impresso (se possível, usando componentes SMD para ocupar pouco espaço). Deverá ser alojada dentro da caixa do próprio multímetro, tomando cuidado de isola-la dos componentes originais do aparelho. Pode ser afixada com um pouco de cola quente. Caso não queira fazer furo no multímetro para o interruptor, poderá usar um pequeno reed switch (interruptor acionado magneticamente). Basta passar um imã próximo para ligar o circuito. Apenas como sugestão, este imã pequeno pode ser colado com cola quente em uma das pontas de prova do multímetro. Em uso, basta aproximar esta ponta de prova na caixa do multímetro, na região que foi instalado o reed switch, para ligar. Poderá ver esta sugestão esboçada abaixo:
Outra sugestão até mais simpática: use um pequeno interruptor de mercúrio no lugar do botão ou reed switch. Ele deverá ser montado de tal forma que ligue seus contatos quando o multímetro for colocado em posição de trabalho invertida. Para ligar vire o multímetro de ponta-cabeça e para novo ciclo repita este movimento. Se esquecer o multímetro ligado na posição normal, então irá desligar após o tempo, salvando a bateria de descarregar. Esta opção está esboçada abaixo:
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Segue abaixo pasta zipada com todos os arquivos das 2 versões, para compiladores: CCS C Compiler V3.200, Great Cow Basic, MPLAB-IDE 6.61 (ASM) e MPLABX-IDE 3.05 (C):
Manuais:
PIC12F675 datasheet
BSN254 datasheet
BS170 datasheet
Curiosidades:
A história de Nóe e do grande dilúvio – Fato ou mito?
Com quem Caim se casou?
Será que a Bíblia ensina que a Terra é plana?
O que significa o número 666?
O que era a arca do pacto?
Outros assuntos:
Você perdeu a alegria de viver?
Esperança para quem não tem onde morar
Como ser feliz no casamento
Quem foi Maria Madalena?
O que é a ‘grande tribulação’?
Vídeos:
Allan Boyle: Estudo profundo produz arte que ensina
Como a esperança da ressurreição nos dá coragem?
Exemplos para Nós — Samuel
Por que estudar a Bíblia?
O que acontece quando morremos?