INDICADOR DE TEMPERATURAS P/ FORNOS – C/ PIC 16F628A E MAX6675 (REF339)

Conheça a temperatura do seu forno ao preparar seus alimentos…

Em modelos mais antigos de fogões a gás existia um indicador de temperatura no forno. Com a redução de custo nos produtos, tais indicadores deixaram de ser parte integrante do forno. Hoje, com o avanço da eletrônica ficou mais fácil devolver este importante indicador. Veja a proposta abaixo:

Conforme vemos no esquema acima, para medir a temperatura usamos um termopar tipo “K” em conjunto com o circuito integrando Max6675. A escala deste termômetro vai de 0 a 999.7 graus centígrados. No entanto, o termopar usado tem limitação de uso como máximo a temperatura de 800 graus centígrados.
Este par de integrado Max6675 + termopar pode ser adquirido facilmente pela internet, oferecidos como módulos prontos para uso com a plataforma Arduino.
O PIC 12f628A se comunica com o integrado usando a comunicação SPI emulada por software.
A vantagem deste circuito integrado é que ele tem compensação de junção fria internamente no integrado. Portanto, não necessita medir externamente a temperatura ambiente para fazer esta compensação. Também a precisão é de +- 2 graus.
A montagem pode ser colocada em uma pequena caixa plástica separada do fogão. Pode ser usada ventosas para prender nos azulejos da cozinha, em uma posição conveniente. O sensor deve ser colocado dentro do forno, através de um pequeno orifício na parte traseira, se possível centrado. A alimentação do circuito pode ser feito com um carregador de celular de 5 volts regulados.

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem. Após descompactar, notará que foi fornecido para quatro diferentes tipos de compiladores: CCS C Compiler, MPLAB-XC8, GREAT COW BASIC e em assembly, para o MPLAB-IDE. Também tem as respectivas versões para display ânodo comum ou cátodo comum:

Termometro_Max6675

Manuais:
PIC16F628A datasheet
Max6675 datasheet

Curiosidades:
A pelagem da lontra_marinha
As asas da libélula
A capacidade de cicatrização do corpo humano
A pele autolimpante da baleia-piloto
O modo eficiente do salmão nadar

Outros assuntos:
A Bíblia fala de “purgatório”?
O que é ressurreição?
Será que os animais vão para o céu?
Será que os cristãos precisam guardar o sábado?
O que significa ‘perdoar’?

Vídeos:
Será que Jesus é Deus?
Mulheres que trabalham arduamente no Senhor
Ajuda humanitária no Peru
Incêndios florestais na Califórnia

Até o próximo artigo!

Back To Top