TACÔMETRO USANDO DISPLAY 7 SEG – C/ PIC16F628A (REF338)

Medindo RPM em seus equipamentos…

Em certos equipamentos ajuda bastante ter um tacômetro para saber qual a velocidade de rotação. Esta necessidade aumenta se existir algum tipo de controle eletrônico que altere esta rotação. A proposta desta montagem é um tacômetro de 4 dígitos com faixa de atuação de 60 a 9999 RPM. Veja o esquema abaixo:

O sensor é composto em duas partes:
1) Um imã pequeno fixado no eixo que será medido a RPM.
2) Um sensor HALL (ATS276 ou similar, encontrados dentro de ventoinhas de PC).

A cada volta será gerado apenas um pulso. A rotina do PIC lê quantos pulsos ocorreram em 1 segundo e depois multiplica por 60 para obter o resultado em rotações por minuto (RPM). Devido a isto, o incremento ocorrerá de 60 em 60 RPM.
O timer 0 realiza a captura dos pulsos como um contador e o timer 1, usando rotina de interrupção, conta o tempo de 1 segundo.
O circuito pode ser alimentado por uma fonte de 5 Volts, como por exemplo, um carregador de celular do tipo USB, que tenha uma tensão bem regulada.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem. Após descompactar, notará que foi fornecido para quatro diferentes tipos de compiladores: CCS C Compiler, MPLAB-XC8, GREAT COW BASIC e em assembly, para o MPLAB-IDE. Também tem as respectivas versões para display ânodo comum ou cátodo comum:

Tacômetro_7seg_zip

Segue uma versão usando medição de período ao invés de contar os pulsos. Esta disponível apenas em CCS C Compiler. Segue pasta zipada desta versão:

tacometro2

Manuais:
PIC16F628A datasheet

Curiosidades:
O mergulho do ganso_patola – Teve um projeto?
A pele das cobras
A posição em ‘V’ da borboleta-da-couve
As penas do pinguim-imperador
O bico da lula
Adesivo de lagartixa
A língua do beija-flor

Outros assuntos:
Como se sair bem estudando em casa
O Reino de Deus é algo que está em nosso coração?
Qual é o sentido da vida?
As experiências de quase morte são visões de outra vida?
Por que a paz mundial parece apenas um sonho?

Vídeos:
As maravilhas da criação revelam a glória de Deus
Será que Deus aceita todas as religiões?
A ressurreição logo será realidade!
A criação revela o amor de Deus!

Até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

Back To Top