CONTADOR DE VOLTAS II – C/ PIC 16F628A (REF336)

Agora com 5 dígitos…

Esta é mais uma versão de um contador digital, mas com aplicação voltada a enrolamento de bobinas de fio para motores e transformadores. Veja o esquema abaixo:

Com 5 dígitos é possível contar de 0 até 99.999 voltas. Talvez não seja muito usado a quinta casa mas se for preciso, estará disponível. Foram utilizados 6 botões (interruptores) para controlar as funções. São eles:

Start – liga o relé (o qual deverá controlar um motor elétrico acoplado ao eixo onde está a bobina a ser enrolada).
Reset – desliga o relé e reseta todos os processos do microcontrolador.
Prog – grava o valor mostrado nos dígitos em uma posição da memória do PIC
Mem – retorna o valor da EEprom para os dígitos.
Inc – incrementa o valor do dígito que está sendo ajustado
Desl – desloca o dígito a ser ajustado.

O funcionamento é bem simples:
1) Programamos a quantidade de voltas a ser enrolada. Para isto usa-se os botões ‘Inc’ e ‘Desl’.
2) Salvamos este valor apertando no botão ‘Prog’.
3) Para iniciar o processo de enrolamento, apertamos o botão ‘Start’. Irá ligar o relé. O motor elétrico será ligado e começará o processo de enrolamento. Quando alcançar o valor programado desligará o relé parando o motor e finalizando o processo.

Nota: O fio deverá ser guiado pelo operador. Esta montagem não é um sistema automático de enrolamento de bobinas.

O valor da quantidade de voltas será salva na EEprom interna do PIC quando o usuário apertar o botão ‘Prog’. Mesmo desligando a tensão de alimentação ou apertando o botão “reset’ esses valores serão mantidos.
Para saber qual é o último valor salvo, basta apertar o botão ‘Mem’. Os displays imediatamente mostrarão este valor.
Caso necessite enrolar em sequência várias bobinas com o mesmo número de espiras, então não é necessário fazer um novo ajuste para cada uma delas. Basta apertar ‘Start’ que começará um novo ciclo usando sempre valor salvo na EEprom. Até que este valor seja mudado, podemos repetir o ciclo indefinidamente.
Note que o displays serão zerados logo que se aperta o botão ‘Start’. Dessa forma, o operador acompanha a contagem na forma crescente (UP).

Para ajustar o número de espiras siga os seguintes passos:
1) Aperte ‘Inc’. O dígito a ser ajustado começará a piscar. Mantendo apertado ou pulsando o botão ‘Inc’ fará que incremente o seu valor (partindo de 0 a 9 e repetindo a sequência). Ajuste ao valor desejado.
2) Aperte o botão ‘Desl’. Irá deslocar para esquerda em uma casa, o dígito que está piscando. Faça o ajuste do seu valor usando o botão ‘Inc’. Repita o processo para as casas da unidade, dezenas, centenas, milhares e dezena de milhares.
3) Após obter o valor final, aperte o botão ‘Prog’ para salvar na EEprom.

O sensor de rotação usa um diodo infravermelho TIL32 como emissor e um fototransistor TIL78 como receptor.
Como sugestão, deverá ser usado um disco que passe entre eles ligado ao eixo de rotação, tendo 50 % de espaço aberto e 50% fechado, para permitir um ‘duty cycle’ de 50%.
Obs. Ao enrolar uma bobina normalmente não se usa muita rotação no eixo, pois necessita-se ir guiando o fio para não encavalar uma espira sobre outra. No entanto, não deverá ser usado valores de rpm do motor superior a 3600 rpm sob pena de não conseguir contar corretamente os pulsos (pular números).
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem. Após descompactar, notará que foi fornecido para quatro diferentes tipos de compiladores: CCS C Compiler, MPLAB-XC8, GREAT COW BASIC e em assembly, para o MPLAB-IDE. Também tem as respectivas versões para display ânodo comum ou cátodo comum:

CONTAVOLTAS2

Manuais:
PIC16F628A datasheet

Curiosidades:
O que a Bíblia nos diz sobre os dinossauros?
Um elemento químico fantástico
O sonar do golfinho
A ponta da asa das aves planadoras
A Bíblia está desatualizada ou à frente de seu tempo?
Quem eram os nefilins?

Outros assuntos:
A origem da vida – Cinco perguntas que merecem respostas
Sofrimento — 5 coisas que você precisa saber
O fim do sofrimento está próximo
A melhor ajuda para quem perdeu alguém na morte
Você pode criar bons hábitos

Vídeos com Pedrinho e Sofia:
Fale a verdade
Proteja seus filhos
Aprenda a perdoar

Filmes Bíblicos:
A história de Josias -Ame a Jeová; Odeie o que é mau – parte 1
A história de Josias -Ame a Jeová; Odeie o que é mau – parte 2
Sempre confie em Jeová
Exemplos de aviso para nossos dias
Trailer: Neemias: ‘A alegria de Jeová é a força de vocês’
Estratégias alternativas à transfusão: simples, seguras e eficazes

Até o próximo artigo!

8 comments on “CONTADOR DE VOLTAS II – C/ PIC 16F628A (REF336)

  1. Olá Claudio Larios. Ótimo projeto esse do contador de voltas! Tenho uma sugestão a fazer. Que tal um EMULADOR COM PIC do CI MM74C926N IC COUNTER 4DIG 7SEG DRVR 18-DIP, já que ele é caro e ainda é muito usado em muitos projetos e com certeza facilmente emulado com um PIC de 18 pinos. Fica a sugestão. Abraço e obrigado por compartilhar seus ótimos projetos.

    1. Vou dar uma olhada em seu datasheet. O problema talvez seja que não se consiga obter as funções nas mesmas pinagens.

      1. Olá. Mesmo não conseguindo pinagem exata, mas conseguindo a funcionalidade idêntica, já ajudaria muito! para quem vai construir algo com ele, não seria um inconveniente muito ruim pois adaptaria o layout a nova pinagem. para substituição direta em projeto já existente aí não seria viável, ou então, teria que desenhar uma plaquinha de circuito impresso adaptadora para encaixar diretamente no lugar do MM74C926N. Agradeço, desde já, a atenção.

        1. Analisando o datasheet, notei que ele tem um latch para aquisição da contagem, muito usado quando você quer fazer, por exemplo, um frequencímetro.
          Se for usado um pic, o tempo de latência para capturar a contagem para um ‘latch virtual’ será muito grande, impossibilitando seu uso em frequências altas. Também o circuito MM74C926C tem alta imunidade a ruídos, o que o pic já não tem, sendo muito sensível a pulsos eletromagnéticos nas cercanias provocadas por equipamentos elétricos, como contatores, motores, etc. Adicionalmente, suas entradas suportam até 15 volts de sinal, enquanto que o pic somente 5,5 volts. Se for feito um ‘clone’ deste integrado usando pic, ele terá muitas limitações conforme citado. Para uso em baixa frequência e aplicações longe de ruído, talvez possa funcionar.

    1. Parabéns pelo seu vídeo! Obrigado por fazer menção do blog Picsource. Tenha um bom fim de semana com sua família!

Comments are closed.

Back To Top