ROLETA ELETRÔNICA COM 37 LEDS – C/ PIC 16F628A (REF313)

Divirta-se montando uma roleta eletrônica com poucos componentes além dos leds…

Muitos hobistas desejam montar uma versão eletrônica da roleta para se divertir com seus amigos em casa. Mas a maioria dos circuitos proposto na internet usa o circuito integrado LM555 e um contador de década como o 4017.
A proposta desta montagem é obter o mesmo efeito usando poucos componentes, mas utilizando um microcontrolador. Veja o esquema abaixo:

Para cuidar da tarefa foi usado o conhecido microcontrolador PIC16F628a, programado para simular o giro por meio do acionamento sucessivo dos leds de 0 a 36. Ao apertar o botão ‘Jogar’ começa a jogada ‘rodando’ os leds de forma rápida e após um breve tempo, começa a diminuir esta velocidade de giro gradativamente. Em um dado momento este efeito cessa e fica aceso apenas um único led.
O buzzer (disco piezoelétrico) produz um ‘tec-tec’ a medida que os leds acendem e apagam, acompanhando o ritmo do giro dos leds.
Quando alimentamos o aparelho, acenderá o primeiro led e o buzzer bipará 2 vezes para indicar que o circuito está pronto para iniciar uma jogada.
Para obter o efeito aleatório da jogada, usamos um contador que incrementa de 0 a 36 enquanto o interruptor de jogada não é apertado. Ao ser apertado, continuará a incrementar este contador e ao ser solto este botão, usamos o último valor armazenado nele para buscar em uma tabela na flash, outro valor correspondente de 0 a 36, mas embaralhado.
Os leds não usam resistores de limitação de corrente, pois o PIC 16F628a tem no seu próprio hardware uma limitação de corrente em torno de 20 mA por pino, além de que será aceso somente um led por vez, longe de exceder a corrente máxima suportada pelo PIC.
O pino 3 (RA4) tem saída do tipo ‘coletor aberto’, portanto foi necessário colocar um resistor de pull up de 180 ohms para fornecer a tensão positiva de acendimento dos leds 9, 18, 27,36
e 37.
O circuito pode ser alimentado por um fonte de 5 Volts contínuos, como uma fonte de celular, ou mesmo por meio de 4 pilhas AA de 1,5 Volts em série com um diodo 1N4007 (para dar uma queda de 0,7 Volts).
Obs. Esta montagem é apenas didática, sendo realizada em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não observados, sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobista.

Segue pasta com os arquivos da montagem:

ROLETA_ELETRONICA

Manuais:
16F628A datasheet

Curiosidades:
Quem fez primeiro?
De onde vieram as ‘instruções’?
Os eficientes e versáteis escudos da Terra
O osso — excepcional exemplo de força
O estômago inteligente dos ruminantes

Outros assuntos:
Vítimas da grande recessão
De repente desempregado!
Como viver com menos
Como gostar de seu trabalho
Estou sofrendo bullyng: o que eu faço?
Como lidar com a gagueira

Vídeos:
Por que existe tanto sofrimento?
Por que estudar a Bíblia?
Na frente dos meus olhos
Por que Deus criou a Terra?

Até o próximo artigo!

7 comments on “ROLETA ELETRÔNICA COM 37 LEDS – C/ PIC 16F628A (REF313)

  1. lario não estou conseguindo compilar este codigo, dando erro 48 poderá ser a versão do meu compilador?

    1. Olá José Luiz!
      Clique na linha que informa o erro e verifique onde parar o cursor se não esqueceu um parênteses ‘(‘.

  2. Acabei de fazer a roleta eletrônica, bacana de mais, parabéns Claudio, mais um projeto seu que eu montei e que funcionou muito bem !!!

  3. divertimento para todos garantido, incrivel projeto lario, agora bolar uma plaquinha e começar a brincar parabéns obrigado.

Comments are closed.

Back To Top