Muitas materias já foram publicadas sobre ‘senhas eletronicas’. Algumas utilizam o PIC16F873, outras com PIC 16F628 , até mesmo outros chips. A proposta aqui é utilizar um pequeno PIC12F629 para gerenciar teclado, Lcd, bip e saida para um relê. Acha muito para o nosso pequeno ‘valente’? Então veja o esquema abaixo!
Com respeito ao teclado, foi usado um teclado comum de telefone, que com ajuda de uma rede de 6 diodos 1N4148, obtemos uma forma de multiplexar os dados, sempre acionando uma saida por vez e lendo as outras, se estão em nivel =1. Uma vez identificada uma tecla apertada, será salvo o valor da tecla , um ‘bip’ será gerado na capsula piezoeletrica e finalmente, o programa aguardará a tecla ser solta. Os mesmo pinos do teclado são compartilhados com os pinos DB4 a DB7 do LCD, com a saida de som do bip e com a saida do rele. Os pinos ‘E’ e ‘RS’ do Lcd são multiplexados pelo metodo ‘Larios’, que usa o tempo de carga de C4 para indicar se RS=1 ou 0. Se a saida (pino 3) ficar mais que 1 mseg =1 , teremos o envio de um ‘dado’. Se for de apenas algums poucos microsegundos, teremos Rs=0 e será enviado um ‘comando’.
Com respeito ao uso deste equipamento, temos que entrar com uma senha de 6 digitos para a liberação, por ex. de uma fechadura. A senha inicial é ‘012345’, devendo ser trocada por uma pessoal. Evite as já conhecidas datas de nascimento, casamento, etc. Para trocar a senha digite ‘*74123’ que entrará em modo de ‘troca de senha’. A mensagem ‘digite a senha atual’ será mostrada. Após digita-la, aparecerá a mensagem ‘digite a nova senha’ e depois de digitada a nova senha, pedirá a confirmação. Se tudo deu certo, aparecerá a mensagem ‘ok_senha nova’. Pronto!!! Já estamos de senha nova!!!
A cada tecla digitada será produzido um ‘bip’. A tecla ‘#’ quando apertada, cancelará a operação e retorna ao inicio do programa. A tecla ‘*’, excetuando se ela for o primeiro digito, serve para limpar erro de digitação . Com respeito ao teclado, como existem muitos tipos, coloquei uma tabela de que pinos ligam com quem, para o caso de duvidas quanto a ligação ou até mesmo uma adaptação. Após trocar a senha, muito cuidado para não esquece-la, pois terá que examinar a EEprom nos primeiros endereços para saber (em ascii) ou limpar a flash e descarregar de novo o programa hex.
Após a digitação da senha correta, ouve-se um ‘bip’ mais prolongado, a mensagem ‘acesso liberado’ aparecerá no Lcd e o led acenderá, acionando o rele de saida por 10 segundos. Caso queira mais tempo ou menos, acertar no arquivo Asm, na variável ‘tempo_de_abertura’ e recompilar. Após 3 tentativas erradas, o teclado será bloqueado por 3 minutos e a mensagem ‘bloqueio- aguarde 3min’ aparecerá no visor do Lcd. Caso iniciemos uma digitação e paramos por algum motivo, em 30 segundos será apagado tudo no visor, resetando o programa.
A função de C5 junto a base do transistor de saida de som do ‘bip’, é eliminar o ruido do chaveamento do teclado, filtrando e deixando passar somente a frequência do bip. Sem ele, ouve-se um som um tanto irritante de forma constante. O Led1 é opcional, visto que já haverá indicação no display de ‘acesso liberado’. Os testes foram realizados em placa de protoboard , não tendo sido testado as sugestões de placa, apesar de terem sido bem conferidas. Por motivo de segurança, apenas o teclado deverá ficar do lado externo, uma vez que, se a placa for acessada, alguém poderá fazer uma ligação direta.
Segue abaixo o esquema:
Segue abaixo o código Asm:
Segue abaixo o código Hex (revisado em 05/08/13, tanto para PIC12f675 como para PIC12f629):
Segue abaixo a sugestão de placa:
Segue abaixo a orientação de montagem na placa e lista de materiais (visto pelo lado cobreado):
Sugestão de construção de teclado com chave tactil aqui.
Curiosidades:
Gás Natural – energia para o lar
Ponte da torre – Uma entrada para Londres
Outros assuntos:
Como lidar com os sogros?
Desempenhem bem o papel de pais
Como reagir ao assédio sexual
Como lidar com problemas financeiros e dívidas
Converse com seus filhos sobre sexo
Até o próximo artigo!!!
intaum claudio fiz um temporizador com o 555 monoestavel (http://en.wikipedia.org/wiki/555_timer_IC)olha ae dae vc me fala o kivc axae me da uma dica pq essa tah me tirando do serio
heheh
boa noite obrigado
Olá Fabinhos! Você pretende ligar aonde este temporizador? É para a iluminação?
Cláudio
claudio boa tarde intaum amigo fiz um timer de 30 segundos um simplizinho.. funciona soh kiria saber onde posso conectalo pra naum ter problemas e qual peca colocar??? blz.. brigado
abraco
Olá Fabinhos! Não sei que circuito você está usando, se é por pulso positivo, ou negativo. Portanto, não tenho como ajuda-lo sem mais informações. Mas se voce for ligar algo neste sentido, suponho que terá que ser junto ao coletor do transistor Q2 (do som).
Claudio
claudio blz..
intaum como eu faco pra colocar mais um estagio de amplificacao (como eu ligo o bc548)??
claudio outra duvida e a seguinte… tipo esses displays ki vc colloco naum tem iluminacao mas todos ki eu tenho e os ki comprei tem isso mas ae ficaria ligado direto tipo naum tem como faze alguma coisa ki liga a iluminacao quando toco no teclado???
obrigado!!!!
Olá Fabinhos!
Com respeito a iluminação, não dispomos de mais pinos livre no Pic que permita acender/apagar a iluminação. Teria que estudar uma forma criativa para isto, talvez, usando o apito como sinalização deste evento, ou atribuindo mais uma função, por ex. ao pino que liga o rele. Mas, isto exigiria mudança no arquivo asm ou a colocação de componentes discretos, como um ci detetor de frequencia. Com respeito ao esquema,veja aqui 2 sugestões para aumentar o som.
Claudio
claudio outra pergunta
tipo tentei ligar a capsula mas fica barulho muito baixinho tem ki por no ouvido
sabe me dizer pq???
obrigado
Olá Fabinhos!
Se você estive usando aquela capsula do tipo ‘disco’ com certeza sairá um pouco mais baixo. Eu usei aquele modelo usado em campainha de telefones antigos, onde este ‘disco’ é colado na parte traseira de um diafragma, aumentando bastante o volume. O volume do som foi projetado para ser baixo, para não irritar pessoas próximas, servindo somente para saber que foi aceito a digitação. Experimente encostar (colar) este ‘disco’ na árede de uma caixa plastica e veja se aumenta o volume. Senão, poderá usar mais um estágio de amplificação com um transistor extra (bc548) e um pequeno altofalante (do tipo’ radinho de pilha’).
Cláudio
claudio boa noite
amigo depois do sucesso em montar seu projeto jah to fazendo o outrojah ate td pronto
pekena duvida sei ki e facil di axa o capacitor masi aki onde moro naum tem
tipo o o capacitor 220nf 50v posso por 220nf 100v
ou uma dica do ki fazer
obrigado
Olá Fabinhos!
Não teria problema nenhum. Os capacitores de poliester são, geralmente para tensões mais altas como 50,63,100,200,400 e 600 volts. Apenas o preço deles aumenta com a isolação ( e o tamanho também). O que não poderia fazer seria o contrário: o circuito trabalha com 200 volts e você colocar um de 50 volts. Ai, vai romper o isolamento e estourar.
Claudio
PS. veja este link