WHISTLE KEY FINDER – C/ PIC12F675 (REF305)

Esqueceu onde deixou as chaves de seu carro? Então, assovie!!!

Este artigo trata da montagem de um ‘whistle key finder’, que numa tradução livre significa ‘localizador de chave por assovio’. Basicamente é um chaveirinho que responde com bip-bip ao assoviarmos na frequência correta. Veja o esquema abaixo:

Um microfone de eletreto miniatura captura o som do assovio e envia para um par de transistores BC548 para ser amplificado a um nível correto antes de entrar no pino 5 do PIC.
Em seguida, o timer 0 conta quantos pulsos ocorrem durante um período de tempo. Esta contagem corresponde a frequência do assovio e será comparada com um valor previamente armazenado na memória EEprom do PIC. Alguns dispositivos comerciais usam um circuito integrado dedicado para este trabalho: o HK226. A frequência do assovio é fixa, situada em torno de 1 Khz. Nesta nossa montagem, poderemos escolher a frequência do assovio. Basta assoviar e apertar o interruptor ‘SW_PROG’. Quando o led acender poderá soltar o interruptor e parar de assoviar. Pronto! Já esta gravado o assovio na memória EEprom interna do PIC!
Quando repetimos o assovio deverá ser ouvido uma sequência rápida de bip-bip e piscar o led.
A montagem pode ser feita usando componentes SMD para ocupar menos espaço e colocado dentro de uma pequena caixa plástica. Esta deverá ser o novo ‘chaveirinho’ do molho de chaves.
A alimentação poderá ser fornecida por uma bateria CR2032 de 3 Volts. O disco piezoelétrico de 20 mm deve ser colado pelas bordas na caixa plástica.
Atenção: Apesar de ser feito no programa uma filtragem de sons, poderá ocorrer eventualmente que outros sons do ambiente venham também disparar o bip-bip, caso sejam da mesma frequência do assovio gravado. É possível estreitar ou alargar esta filtragem alterando os defines no programa C, que se encontra na pasta zipada ‘KEY_FINDER’.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

WHISTLE_KEY_FINDER

Segue um vídeo caseiro com a montagem em funcionamento:

Manuais:
PIC 12F675
HK226 datasheet
CR2032 datasheet

Curiosidades:
Padrões intrigantes nas plantas
ângulo de ouro
Quantas pétalas tem uma flor?
A matemática é para todos
Um número muito útil e intrigante
veículos robóticos imitam o funcionamento da cauda do lagarto

Outros assuntos:
Os desafios de uma família com enteados
Como chegar a um acordo
O que fazer quando seu filho mente
Como ensinar seus filhos a obedecer

Vídeos:
Sempre confie em Jeová
Por que Jesus morreu
Não falhou nem uma única palavra
Tratamentos alternativos à transfusão: atendendo às necessidades e aos direitos do paciente

Até o próximo artigo!

4 comments on “WHISTLE KEY FINDER – C/ PIC12F675 (REF305)

    1. Marcos, boa tarde.
      Peço a gentileza de usar o Fórum para postar dúvidas sobre itens que estão fechados para comentários.Os comentários devem ser pertinentes ao assunto em que estão inseridos. Se tiver dúvida de como usar o Fórum me avise por favor.
      Obrigado.

  1. Solicitamos aos usuários que usem o Forum na seção ‘Comunidade’ na parte específica denominada de “Preciso de ajuda com … um projeto postado no blog” para perguntarem sobre dúvidas de artigos antigos que estão fechados para comentários. O objetivo é organizar melhor os assuntos facilitando para quem acessa e acompanha os assuntos do Forum. Agradecemos a colaboração neste sentido.

  2. Solicitamos aos usuários que usem o Forum na seção ‘Comunidade’ na parte específica denominada de “Preciso de ajuda com … um projeto postado no blog” para perguntarem sobre dúvidas de artigos antigos que estão fechados para comentários. O objetivo é organizar melhor os assuntos facilitando para quem acessa e acompanha os assuntos do Forum. Agradecemos a colaboração neste sentido.

Comments are closed.

Back To Top