CONTAGEM REGRESSIVA P/ LANÇAMENTO DE FOGUETES – C/ PIC 16F628A (REF299)

Dez, nove, oito … fogo!

Esta montagem permite obter uma contagem regressiva de 10 segundos antes de disparar um foguete. Trata-se de um temporizador, com indicação do tempo restante em um display de 7 seguimentos, além de ter uma reprodução por voz de cada digito apresentado.
Veja o esquema abaixo:

Caso deseje, o display de 7 seguimentos pode ser mudado de cátodo comum para o tipo ânodo comum. Neste caso deverá usar o outro esquema de ligação e também carregar no PIC o arquivo hex para ânodo comum. Poderá obter estes arquivos na pasta zipada desta montagem, na parte final deste artigo. Os resistores limitadores de tensão ligados nos seguimentos do display podem ser escolhidos conforme o brilho desejado, desde 270 Ohms a 1K.
As informações de voz devem ser gravadas na flash externa 25P10. Para isto use o arquivo na pasta ‘flash_files’. Poderá usar um programador de memória flash ‘Bios’ comercial, ou construir um, conforme sugerido no site do Sr. Rayer, no artigo SPIPGM 2.25, usando o esquema elétrico para Bios SMD (com dois transistores BC547 para amplificar o sinal do pino 2) neste link. Este programador usa comandos de prompt para realizar leitura, apagamento e gravação de uma grande variedade de flash Bios. Logicamente, poderá automatizar o processo através do uso dos famosos arquivos .bat. O inconveniente deste programador é que necessita de um PC que ainda tenha porta paralela e rodar um Windows mais antigo como o XP. Caso tenha dificuldade de encontrar a flash 25P10, ela poderá ser encontrada em sucatas de roteadores, PC, receptores da Net e tv a cabo. Com elas são geralmente em formato SMD, é melhor solda-las em placa de circuito impresso adaptadora para 8 pinos DIP. Assim fica mais fácil usa-las em BreadBoard.
Após programar o PIC com o arquivo hex e também a flash 25P10, ligue a alimentação ao circuito. Ao apertar o botão ‘Disp’ deverá aparecer no display ‘-‘ e será ouvido no falante a mensagem “dez”. Começa então a contagem, mostrando o número e emitindo o som do número. Ao chegar no zero, deverá ligar o relé, ficando assim por 2 segundos e voltando a desligar. Um novo aperto irá reiniciar a contagem novamente.
Se durante a contagem for apertado o botão ‘Disp’, então será abortada a contagem. Novo aperto irá recomeçar a contagem. Se o botão for apertado por mais de 4 segundos, irá resetar a contagem (voltar para ‘dez’) mostrando o simbolo ‘-‘ no display de 7 seguimentos.
Ligue os contatos do relé em série com o ignitor do foguete conforme a voltagem de trabalho dele (5 ou 12 Volts).
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

contagem_regressiva

Segue um vídeo caseiro com a montagem no BreadBoard:

Manuais:
PIC 12F675
25P10 datasheet

Curiosidades:
Será que todos os idiomas vieram da “Torre de Babel”?
Por que alguns cientistas acreditam em Deus
Quanto tempo podemos viver?
Dê seu nome a novas espécies
Gelo mais quente que água fervente!

Outros assuntos:
Como administrar dinheiro?
O que faz alguém ser um bom pai ou uma boa mãe?
Como ser feliz no casamento?
Quando uma amizade se torna íntima demais
Como se livrar do ressentimento

Vídeos:
Será que a morte é o fim de tudo?
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

Back To Top