SENSOR DE PRESENÇA P/ ENTRADA DE LOJAS – C/ PIC 12F675 (REF298)

Uma mensagem convidativa para boas compras…

A montagem deste artigo visa anunciar a entrada de um cliente ao mesmo tempo que reproduz uma mensagem de boas vindas. Veja o esquema abaixo:

Para a detecção da presença de pessoas foi usado o sensor PIR HC-SR501 ou similar. Este módulo permite a regulagem da sensibilidade e o intervalo entre disparos por meio de 2 potenciômetros. Nesta montagem foi usado o tempo mínimo de 5 segundos, e quanto a sensibilidade, deverá ser ajustada para as dimensões da entrada da loja.
Para obter o arquivo da mensagem que deverá ser gravado na EEprom 24C512 foi usado o processo descrito no artigo “TUTORIAL III – CONVERTENDO ARQUIVOS DE SOM PARA 8 BITS P/ USO C/ MÓDULO DE FALA – COM APLICATIVO BTC SOUND ENCODER 3.0 (REF288)”. A voz pode ser obtida por meio de programas “Text to Speech”como mostrado no artigo “TUTORIAL I – OBTENDO ARQUIVOS DE SONS “.WAV” A PARTIR DE PROGRAMAS ‘TEXT TO SPEECH’ (REF241).
Para programar a EEprom foi usado o programa PonyProg2000 que pode ser baixado gratuitamente na internet. Mas poderá usar o programador de sua preferência, talvez um que já tenha disponível, que atenda esta necessidade.
O programa do PIC apenas vigia a entrada do sensor PIR e quando ocorre um sinal com nível ‘1’ então ele começa a reproduzir o arquivo de som gravado na EEprom 24C512.
Como o PIC 12F675 não dispõe de módulo PWM interno foi necessário emular por meio de software. O sinal reproduzido sai pelo pino 7 e é amplificado por um circuito integrado LM386 que fornece cerca de 0,15 W de potência ao alto falante. Este pseudo PWM trabalha em 17 Khz e tem a suas limitações: uma delas é que não aceita um sinal gravado com muita intensidade. Caso queira produzir suas próprias mensagens como mostrado nos tutoriais, certifique de testar arquivos gravados com vários níveis de som. Pouco sinal, o som sai baixo, mas com muito sinal trava o PWM.
Para alimentação poderá usar 4 pilhas AA, com um diodo em série para reduzir a 5,3 Volts.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

anunciador_cliente

Segue um vídeo caseiro com a montagem em breadboard:

Manuais:
PIC 12F675
LM386 Datasheet
24C512 Datasheet
PonyProg2000

Curiosidades:
‘Dessas montanhas extrairás cobre’
O dente do ouriço-do-mar
Dor de dente — uma história de sofrimento
Uma massagem para o bebê?
Uma visita a Chernobyl
O preço de levar uma vida muito corrida

Outros assuntos:
Como posso melhorar minhas notas?
Como controlar gastos?
Como ser feliz no casamento?
A dor de perder alguém que amamos!
O Reino de Deus é algo que está no coração?
O Diabo pode controlar humanos?

Vídeos:
Você Pode Ter uma Família Feliz!
Deixei as armas para trás
Testemunhas de Jeová — Organizadas para Pregar as Boas Novas
Tenha mais paciência
Fale a verdade
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

One comment on “SENSOR DE PRESENÇA P/ ENTRADA DE LOJAS – C/ PIC 12F675 (REF298)

  1. Ola Claudio boa tarde .para ficar mais simples o projeto poderia disponibilizar uma versão sem voz somente um tipo de campainha tipo ding dong e eliminar a memoria 25c512 abraços

Comments are closed.

Back To Top