Decodificar transmissores de controle remoto que usam o ci HT6P20B não é algo muito dificil de se fazer. Para ajudar os que desejam implementar aplicações com este circuito integrado, segue esta sugestão.
Adquirindo um controle remoto comercial (qualquer um usado em alarmes, portões, etc que use o HT6P20B) , carregando o código hex no microcontrolador PIC 12F629, e colocando na mesma placa do receptor de controle remoto genérico já publicado, você terá a opção de fazer experiências interessantes ou ainda , agregar a uma aplicação que deseje fazer ou usar. O programa permite a captura dos 24 bits enviados pelo transmissor (chaveirinho) e testa se já existe este endereço gravado na EEprom. Se tiver, testará os bit 6 e 7 da ultima palavra transmitida, que contem a chave apertada. Conforme o botão apertado, acenderá o Led1 ou Led2, por um período de 0,5 segundo e apaga de novo. Se manter o botão apertado, irá continuar aceso. Caso o endereço não esteja gravado na EEprom, necessitará ser ‘aprendido’ apertando o botão ‘learn’ na placa e acionando um dos botões do controle remoto. Após piscar uma vez o ‘ led learn’ na placa, terá sido bem sucedido a operação de aprendizado.
O HT6P20B já vem de fabrica programado com o ‘serial number’ que é recebido , com mais 2 bits que correspondem aos 2 botões (S1 e S2) nos pinos 1 e 2 do HT6P20B.
Mais informações, veja o datasheet do HT6P20B.
Para gravar o código hex no chip, poderá usar o SIMPLES PROGRAMADOR DE PIC e um software programador como o ‘WINPIC2000′, que é uma mão na roda para todos os hobistas.
Para obter uma versão em ‘C’, veja o artigo “RECEPTOR GENERICO FLEX – UM PROGRAMA PARA VARIAS OPÇÕES DE CIRCUITOS INTEGRADOS – COM PIC 12F675/629″> ‘RECEPTOR GENERICO FLEX – UM PROGRAMA PARA VARIAS OPÇÕES DE CIRCUITOS INTEGRADOS – COM PIC 12F675/629’ deste blog.
Segue abaixo o arquivo ASM:
Segue abaixo o arquivo HEX a ser gravado no chip PIC 12F629:
A versão acima está dando um bug ao programar 42 botões de controle, sendo operacional com menos. Segue abaixo pasta com arquivos de uma versão corrigida e melhorada. Foi alterado o modo de programar e ao atingir 42 botões aprendidos, o led ‘learn’ piscará para indicar memória cheia:
Clique aqui para ver o esquema da placa genérica.
Clique aqui para ver a sugestão da placa de circuito impresso.
clique aqui para ver a montagem dos componentes na placa visto pelo lado cobreado e lista de materiais.
Segue abaixo versão ASM/HEX que quando mantém o botão apertado, o led se mantém aceso, sem piscar:
Segue abaixo versão idêntica ao acima, mas com opção de inverter a saída no código Asm:
RX_GEN_HT6P20B_V41_INVERTIDO_ASM
Segue versão para 3 leds com aprimoramentos:
Segue arquivo ASM (versão 6) com opção de usar o pino 3 como entrada para uma chave seletora para modo ‘PULSO/RETENÇÃO’:
Segue arquivo HEX (versão 6):
Segue esquema de ligação (versão 6):
Na versão 7, com opção de usar mais um led (led3) no pino 3, podendo ser alterado o programa para modo ‘PULSO’ ou ‘RETENÇÃO’, por comentar e descomentar na ‘opção de usuário’ do arquivo ASM e recompilar. Para facilitar, segue uma pasta com arquivos compilados para modo PULSO e outra para modo RETENÇÃO, atualizada em 15/10/2017:
Segue vídeo caseiro do funcionamento da versão 7 em modo retenção:
Segue arquivo ASM para versão acima, mas com inversão das saídas no modo Pulso (alterável no linha de código como opção).
RX_GEN_HT6P_V7P1_INVERTIDO_ASM
Segue arquivo HEX para versão acima:
RX_GEN_HT6P_V7P1_INVERTIDO_HEX
Segue esquema para versão 7 abaixo:
Segue arquivo ASM para versão 8 (apenas didática, apresentando como podemos piscar os led’s na saída por um número de vezes, alterar qual saída fará isto, piscar mais de um led junto, alterar tempo aceso dos led’s , alterar tempo apagado, etc.
Segue o arquivo ASM para versão 9 (idem versão 6, mas com aprendizado individual de controles, para poder usar um controle
com uma ou mais placa):
Segue o arquivo HEX para a versão 9:
Os arquivos abaixo permitem operação mista, entre retenção e pulso.
Acionando o botão 1 apenas, obtemos acendimento do led1 e se soltar, apaga. O mesmo com o botão 2 e led2 (modo pulso).
Mas se apertar os dois juntos, acende o led 3. Soltando-os e apertando-os de novo, apaga (retenção no led 3)
Obs. Necessita de pull up no pino 3 para funcionar. Veja esquema abaixo da V10.
Segue o arquivo ASM para a versão 10:
Segue o arquivo Hex para versão 10:
Segue o esquema para versão 10:
Segue pasta zipada com versão 11 (14/07/2015) com 3 canais, programável no arquivo “C” (Compilador CCS C) por comentar/descomentar as linhas, para funcionar em modo retenção ou pulso, saída normal ou invertida, de forma individual para cada canal. Rotina de recepção alterada para testar cada parte do bit recebido (em teste):
Veja também o artigo:‘RECEPTOR DE 3 CANAIS PARA USO COM CONTROLE REMOTO (CI HT6P20B) E PULSO/RETENÇÃO INDIVIDUAL- COM PIC 12F675’
Segue abaixo uma versão de 1 canal, modo pulso, feito em “C” no compilador MPLAB-IDE XC8:
Segue abaixo uma versão de 1 canal, modo retenção, feito em “C” no compilador MPLAB-IDE XC8:
Links:
datasheet 12f629
Curiosidades:
controle remoto e o efeito estufa
ataques cibernéticos
Comportamento anti-colisão dos peixes
Jóqueis-robos para camelos
Outros assuntos:
Como acabar com a tática do silêncio
Os milagres são possíveis – 3 objeções
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?
Até o próximo artigo!!!
Olá, Lários… Ainda não desisti…tenho estudado a programação em C (CCS), mas como faço isso por hobby, tenho muitas dificuldades… gostaria muito de desenvolver um projeto em que, no mesmo PIC, pudesse fazer a decodificação do HT6P20 e as demais rotinas, como acionar um motor, por exemplo… Acontece que tenho pesquisado muito na internet e a rotina para decodificação do “maldito” parece um segredo guardado a sete chaves… além de ter poucos exemplos, são muito complexos… ficaria eternamente grato (na verdade ja sou) se escrevesse o código desse teu decodificador em C (pode ser a V1 mesmo)… não tenho pressa, ja estou esperando ha tempos mesmo… de qualquer forma, sou muito grato aos teus projetos e ensinamentos. Grande Abraço.
Olá Waymovie!
Realmente, não encontramos muitos artigos sobre isto. O problema geralmente é que dependendo da aplicação, temos que escolher a forma de recepção de sinais rf mais apropriada ao conjunto: por interrupção de pino de entrada, por interrupção de timer, por inclusão na rotina em loop constante. A temporização para recepção de sinais pode ser um grande problema junto com outras rotinas. Assim, cada caso “é um caso”. Poderá usar as informações do artigo “RECEPTOR GENERICO FLEX – UM PROGRAMA PARA VARIAS OPÇÕES DE CIRCUITOS INTEGRADOS – COM PIC 12F675/629” para iniciar seus testes.
Cláudio
BOA NOITE EU GOSTARIA DE UTILIZAR O PIC 16F628A COMO FAÇO?
Olá Douglas!
Como os esquemas obviamente serão diferentes, faça primeiro um esquema elétrico novo, com as entradas e saídas, escolhendo quais pinos deseja usar e suas funções . (Use o datasheet ) Inicie escolhendo qual das versões deseja fazer (simples, com retenção, etc, das versões v1 a v7). Abra o arquivo asm escolhido no Mplab e salve-o com um novo nome. Substitua os arquivos de ‘include’ de pic 12f629 para o modelo 16f628a. Depois terá que alterar o port de GPIO para ‘PORTA’ ou ‘PORTB’, acertando também o sentido do port usado (entrada ou saída) com o registrador TRISA ou TRISB. Use o datasheet para identificar quais são os pinos e sua funções. Altere a palavra de configuração para corresponder de forma idêntica. As grafias costumam ser diferentes entre os pic’s usados e apresentarão erro ao compilar. (Abra os arquivos ‘includes’ com um Notepad e veja como ele deve ser grafado). Compile o arquivo e elimine algum erro gerado na transição de modelo. Se tudo correr bem, grave um pic 16f628a . Monte o esquema elétrico e insira o pic já gravado. Alimente o circuito. Grave o controle remoto na memória, conforme os procedimentos explicados no artigo.
Existem ‘n’ pics disponíveis no mercado, sendo impossível para mim fazer uma versão para cada modelo. Mas, com um pouco de paciência e persistência, você conseguirá fazer esta modificação.
Cláudio
Bom dia cláudio!parabéns pelo projeto,estou fazendo um modelo de um mini elevador eu usei a sua versão 6 com retenção com pic 12f629.Se possível, gostaria que modificasse, ao pressionar um botão do controle remoto led 1, fica aceso,e ao pressionar o outro botão do controle, led 1 apaga e acende o led 2,assim vice versa.E ter uma opção de apagar o led que estiver aceso via aterramento de um dos pinos do pic, vou usar sensor fim de curso, ou se tiver como fazer um comparador de tensão para apagar os leds, melhor ainda,aí não precisa de sensor fim de curso.Valeu!
Olá Geraldo!
Obrigado por seu comentário apreciativo. Não estou em condições de mexer com isto agora, mas você mesmo
poderá fazer as modificações no asm, que julgar necessárias.
Como sugestão, você poderá usar o asm RX_GEN_HT6P20_V3P2_ASM e fazer algumas mudanças nele conforme segue:
Localize a porção de código abaixo no asm citado:
;===================================================
ACIONAR
BTFSC RES2,7 ;TESTA QUAIS BOTÕES FORAM ACIONADOS NA TRANSMISSÃO
BSF LED1 ;ATIVA LED1
BTFSS RES2,7
BCF LED1 ;APAGA LED1
BTFSC RES2,6
BSF LED2 ;ATIVA LED2
BTFSS RES2,6
BCF LED2 ;APAGA LED2
MOVLW .20
CALL DELAYM ;TEMPO QUE SE MANTEM ACESOS
BCF LED1
BCF LED2
GOTO INICIO
;==============================================
substitua toda esta parte, com muito cuidado para não
pegar linhas erradas, por esta parte abaixo:
(Use control_c, control_v , para copiar e colar sobre a
área marcada no asm)
;===================================================
ACIONAR
BTFSS RES2,7 ;TESTA QUAIS BOTÕES FORAM ACIONADOS NA TRANSMISSÃO
GOTO SEGA1
BSF LED1 ;LIGA LED1
BCF LED2 ;DESLIGA LED2
SEGA1
BTFSS RES2,6 ;TESTA QUAIS BOTÕES
GOTO SEGA2
BSF LED2 ;LIGA LED1
BCF LED1 ;DESLIGA LED2
SEGA2
GOTO INICIO
;====================================================
também, deverá localizar esta porção de código abaixo:
INICIO:
CLRF RES3
CLRF RES2
CLRF RES1
CLRF RES0
MOVLW QBYTE ;PREPARA PARA A RECEPÇÃO COM NUMERO DE BITS A RECEBER
MOVWF BITCOUNTER
L0
BCF FLAG ;LIMPA FLAG E REGISTRADORES DE RECEPÇÃO
CLRF HC
CLRF LC
L1
;———————————
e substituir por esta:
INICIO:
BANK1
BSF TRISIO,4 ;PINO 3 COMO ENTRADA
BANK0
BTFSC GPIO,4
GOTO CONTJ7
BCF LED1 ;APAGA LEDS SE PINO 3 FOR ATERRADO
BCF LED2
CONTJ7
CLRF RES3
CLRF RES2
CLRF RES1
CLRF RES0
MOVLW QBYTE ;PREPARA PARA A RECEPÇÃO COM NUMERO DE BITS A RECEBER
MOVWF BITCOUNTER
L0
BCF FLAG ;LIMPA FLAG E REGISTRADORES DE RECEPÇÃO
CLRF HC
CLRF LC
L1
;———————————
esquema em : http://picsource.com.br/wp-content/photos/2012/05/DECODER-GENERICO-PIC629.bmp
Acrescente no pino 3 um interruptor (botão) ao gnd e pull up de 10k ao vcc, igual ao pino 4.Este irá apagar o led.
Depois destas mudanças, salve o arquivo com um novo nome e recompile usando o Mplab para obter um novo hex.
Grave o pic com este novo hex alterado. Não testei, mas deverá funcionar (se não errei… é claro!)
Cláudio
Valeu! amigo! vou tentar!
Opa! Claudio, me perdoe pela minha inesperiencia em programação,montei a placa deu certo,mas a modificação que vc me passou,infelizmente não funcionou, acredito eu que fiz algo errado.Se conseguisse pelo menos fazer a opção de apertar um botão, ficar aceso led 1 e ao apertar outro botão apagar led 1 e acende led 2 e vice versa, ficarei muito satisfeito. Para mim fazer a opção de resetar, fiz um circuito que ao acionar o sensor, corta a alimentação do pic, assim vem tudo apagado.Valeu!
Olá Geraldo!
Realmente não foi culpa sua. Olhando melhor o programa, percebi que eu cometi um engano na parte do ‘acionar’. Por favor, tente usar a porção de código parte abaixo:
;=========================================================================
ACIONAR
BTFSS RES2,7 ;TESTA QUAIS BOTÕES FORAM ACIONADOS NA TRANSMISSÃO
GOTO SEGA1
BSF LED1 ;LIGA LED1
BCF LED2 ;DESLIGA LED2
SEGA1
BTFSS RES2,6 ;TESTA QUAIS BOTÕES
GOTO SEGA2
BSF LED2 ;LIGA LED1
BCF LED1 ;DESLIGA LED2
SEGA2
GOTO INICIO
;==============================================================
A anterior estava dando mensagem de erro em pelo menos 2 pontos.
O resto da mudança segue a mesma.
Fico no aguardo.
Cláudio
Bom dia claudio, já estou sem graça por te incomodar!
como falei,não entendo de programação, fiz todas as alterações nos códigos que você me passou,mas na hora de compilar no mplab dá erro e não compila! tem 3 dias que estou tentando,kkkk, me ajude por favor!!!!!Valeu!
Olá Geraldo! Qual as mensagens de erro que está dando?
Cláudio
o erro que dá, e;Debug build of project `C:\Users\Guilherme\Desktop\HT6p20\ht6p20.mcp’ started.
Language tool versions: MPASMWIN.exe v5.34, mplink.exe v4.34
Preprocessor symbol `__DEBUG’ is defined.
Mon Sep 08 15:26:35 2014
———————————————————————-
Build aborted. The project contains no source files.
———————————————————————-
Debug build of project `C:\Users\Guilherme\Desktop\HT6p20\ht6p20.mcp’ failed.
Language tool versions: MPASMWIN.exe v5.34, mplink.exe v4.34
Preprocessor symbol `__DEBUG’ is defined.
Mon Sep 08 15:26:35 2014
———————————————————————-
BUILD FAILED
Olá Geraldo! Parece que você esqueceu de incluir o seu asm no projeto. Você deverá ir na aba ‘Projects’ e em seguida na aba ‘ Adds file to project’ e adicionar o arquivo com o assembler desejado (tem que ter terminação ‘.asm’, se não estiver salve com esta terminação). Então tente de novo compilar. Deverá desaparecer a mensagem “Buid aborted. The project contains no source files”.
Cláudio
Claudio,Valeu muito,funcionou perfeitamente, Deus te abençoe muito!
Olá Geraldo! Parabéns pela sua persistência! Espero que não tenha mais ‘medo do compilador’.
Cláudio
Boa Tarde Claudio, primeiro parabéns por todos os projetos. Bom eu gostaria de saber se há como aumentar a capacidade de gravação de txs de 21 para mais sem mudar o pic ou adicionar memoria externa. Fico no aguardo de uma resposta. Grato. Tiago
Olá Tiago!
Obrigado por seu comentário apreciativo. Quanto a aumentar o número de controles, o pic citado tem apenas 128 bytes de eeprom, usando 3 bytes por botão (modo individual) ou 3 bytes por controle (modo aprendizado único). Fica meio ‘apertado’ fazer isto no pic 12f629/675 , pois necessitaria mais 2 pinos para ligar uma memória I2c (24c08 por exemplo), pois temos apenas 6 io’s, sendo uma para recepção do tx, uma para o botão de aprendizado, uma para o led, 3 para saídas dos canais. Faltaria para a eeprom externa. Poderá ver alguma coisa sobre isto estudando o artigo ‘BIG_GEN II – RECEPTOR GENERICO (GRAVA ATÉ 255 CONTROLES HT6P20B/HCS200…301) – COM GRAVAÇÃO E APAGAMENTO INDIVIDUAL DE CONTROLES E LCD’.
Claudio
boa tarde Claudio, amigão montei o hardware deste receptor genérico pra usar com modo pulso e cadastrando individualmente os botoes do tx para aproveitar o maximo da memória, montei a pcb e fui até um distribuidor pra testar com txs mesmo, notei um bug que talvez não tenha percebido ainda,ou talvez tenha até corrigido, mas na versão que carreguei pro pic esteja ainda o erro, acontece o seguinte, cadastrei 41 tx, quando vou cadastrar o 42° ele aceita o cadastro mas não salva e junto apaga a memoria do primeiro tx que foi cadastrado, ai tento cadastrar outro, que deveria ir apagando os outros códigos e o que acontece, ele cadastra esse tx mas apaga todos os outros códigos da memória,como se tivesse feito um reset, mas como não tinha como eu acessar a memória pra visualizar o que está cadastrado nelas, ele de qualquer forma perde todos os outros tx tendo que cadastrar tudo de novo, não tem uma forma de bloquear o cadastro de novos TXs quando ele encher a memória? limitar em 40 txs e se tentar cadastrar piscar o led de alguma forma diferente acusando erro e não permitir mais o cadastro, usei a versão RX_GEN_HT6P20_V3P1_ASM
grande abraço!
Olá Sidney! Irei verificar. Obrigado pelo retorno.
Cláudio
Ola Sidney! Veja, por favor, o artigo original, que foi postado uma nova versão com a característica desejada, além de outras modificações.
Cláudio