Decodificar transmissores de controle remoto que usam o ci HT6P20B não é algo muito dificil de se fazer. Para ajudar os que desejam implementar aplicações com este circuito integrado, segue esta sugestão.
Adquirindo um controle remoto comercial (qualquer um usado em alarmes, portões, etc que use o HT6P20B) , carregando o código hex no microcontrolador PIC 12F629, e colocando na mesma placa do receptor de controle remoto genérico já publicado, você terá a opção de fazer experiências interessantes ou ainda , agregar a uma aplicação que deseje fazer ou usar. O programa permite a captura dos 24 bits enviados pelo transmissor (chaveirinho) e testa se já existe este endereço gravado na EEprom. Se tiver, testará os bit 6 e 7 da ultima palavra transmitida, que contem a chave apertada. Conforme o botão apertado, acenderá o Led1 ou Led2, por um período de 0,5 segundo e apaga de novo. Se manter o botão apertado, irá continuar aceso. Caso o endereço não esteja gravado na EEprom, necessitará ser ‘aprendido’ apertando o botão ‘learn’ na placa e acionando um dos botões do controle remoto. Após piscar uma vez o ‘ led learn’ na placa, terá sido bem sucedido a operação de aprendizado.
O HT6P20B já vem de fabrica programado com o ‘serial number’ que é recebido , com mais 2 bits que correspondem aos 2 botões (S1 e S2) nos pinos 1 e 2 do HT6P20B.
Mais informações, veja o datasheet do HT6P20B.
Para gravar o código hex no chip, poderá usar o SIMPLES PROGRAMADOR DE PIC e um software programador como o ‘WINPIC2000′, que é uma mão na roda para todos os hobistas.
Para obter uma versão em ‘C’, veja o artigo “RECEPTOR GENERICO FLEX – UM PROGRAMA PARA VARIAS OPÇÕES DE CIRCUITOS INTEGRADOS – COM PIC 12F675/629″> ‘RECEPTOR GENERICO FLEX – UM PROGRAMA PARA VARIAS OPÇÕES DE CIRCUITOS INTEGRADOS – COM PIC 12F675/629’ deste blog.
Segue abaixo o arquivo ASM:
Segue abaixo o arquivo HEX a ser gravado no chip PIC 12F629:
A versão acima está dando um bug ao programar 42 botões de controle, sendo operacional com menos. Segue abaixo pasta com arquivos de uma versão corrigida e melhorada. Foi alterado o modo de programar e ao atingir 42 botões aprendidos, o led ‘learn’ piscará para indicar memória cheia:
Clique aqui para ver o esquema da placa genérica.
Clique aqui para ver a sugestão da placa de circuito impresso.
clique aqui para ver a montagem dos componentes na placa visto pelo lado cobreado e lista de materiais.
Segue abaixo versão ASM/HEX que quando mantém o botão apertado, o led se mantém aceso, sem piscar:
Segue abaixo versão idêntica ao acima, mas com opção de inverter a saída no código Asm:
RX_GEN_HT6P20B_V41_INVERTIDO_ASM
Segue versão para 3 leds com aprimoramentos:
Segue arquivo ASM (versão 6) com opção de usar o pino 3 como entrada para uma chave seletora para modo ‘PULSO/RETENÇÃO’:
Segue arquivo HEX (versão 6):
Segue esquema de ligação (versão 6):
Na versão 7, com opção de usar mais um led (led3) no pino 3, podendo ser alterado o programa para modo ‘PULSO’ ou ‘RETENÇÃO’, por comentar e descomentar na ‘opção de usuário’ do arquivo ASM e recompilar. Para facilitar, segue uma pasta com arquivos compilados para modo PULSO e outra para modo RETENÇÃO, atualizada em 15/10/2017:
Segue vídeo caseiro do funcionamento da versão 7 em modo retenção:
Segue arquivo ASM para versão acima, mas com inversão das saídas no modo Pulso (alterável no linha de código como opção).
RX_GEN_HT6P_V7P1_INVERTIDO_ASM
Segue arquivo HEX para versão acima:
RX_GEN_HT6P_V7P1_INVERTIDO_HEX
Segue esquema para versão 7 abaixo:
Segue arquivo ASM para versão 8 (apenas didática, apresentando como podemos piscar os led’s na saída por um número de vezes, alterar qual saída fará isto, piscar mais de um led junto, alterar tempo aceso dos led’s , alterar tempo apagado, etc.
Segue o arquivo ASM para versão 9 (idem versão 6, mas com aprendizado individual de controles, para poder usar um controle
com uma ou mais placa):
Segue o arquivo HEX para a versão 9:
Os arquivos abaixo permitem operação mista, entre retenção e pulso.
Acionando o botão 1 apenas, obtemos acendimento do led1 e se soltar, apaga. O mesmo com o botão 2 e led2 (modo pulso).
Mas se apertar os dois juntos, acende o led 3. Soltando-os e apertando-os de novo, apaga (retenção no led 3)
Obs. Necessita de pull up no pino 3 para funcionar. Veja esquema abaixo da V10.
Segue o arquivo ASM para a versão 10:
Segue o arquivo Hex para versão 10:
Segue o esquema para versão 10:
Segue pasta zipada com versão 11 (14/07/2015) com 3 canais, programável no arquivo “C” (Compilador CCS C) por comentar/descomentar as linhas, para funcionar em modo retenção ou pulso, saída normal ou invertida, de forma individual para cada canal. Rotina de recepção alterada para testar cada parte do bit recebido (em teste):
Veja também o artigo:‘RECEPTOR DE 3 CANAIS PARA USO COM CONTROLE REMOTO (CI HT6P20B) E PULSO/RETENÇÃO INDIVIDUAL- COM PIC 12F675’
Segue abaixo uma versão de 1 canal, modo pulso, feito em “C” no compilador MPLAB-IDE XC8:
Segue abaixo uma versão de 1 canal, modo retenção, feito em “C” no compilador MPLAB-IDE XC8:
Links:
datasheet 12f629
Curiosidades:
controle remoto e o efeito estufa
ataques cibernéticos
Comportamento anti-colisão dos peixes
Jóqueis-robos para camelos
Outros assuntos:
Como acabar com a tática do silêncio
Os milagres são possíveis – 3 objeções
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?
Até o próximo artigo!!!
sobre a ideia de um quarto botão é que as vezes vc quer fazer um projeto com 4 rele para comandar motores ou até outros circuitos e existe no mercado um controle com apenas 2 teclas ai surgiu uma ideia de usar dois controles assim poderia ser controlado uma parte por alguem e outra por outra pessoa tipo um sistema de um industria em que um setor só pode ser comandado por um determinado chefe e outro setor por outro mas com uma unica central entende , e afinal o led status so tem a função de informar que recebeu o sinal do controle isso seria descartado apos a gravação , ja estando aqui teria tb como fazer um modificação neste projeto de 3 canais para ter a opção via jumper de modo pulso ou modo retenção e indo mais alem seria possivel tipo um pic12f675 com botões de entrada tipo 3 botões comandar um outro pic para acionar o modo de trabalho tipo sei la este seu projeto sendo controla por um outro pic assim por I2C , foi so uma ideia pq assim seria possivel a pessoa trabalhar com modo pulso ou modo trava selecionado o canal pelo botão sem ter quer progamar o micro .
Olá Liliano! Se eu entendi bem, seria mais ou menos um receptor com 2 setores diferentes, sendo que podeira gravar talvez, metade da eeprom para aprender e acionar 2 reles e a outra metade para aprender e acionar mais outros 2 reles diferentes. Quanto a poder optar por retenção ou pulso, isto seria em base individual (cada saida) ou geral (para todas as saidas)? Se for em base geral, talvez dê com a quantidade de pinos limitada do 12f629. Mas, se for de modo individual, será necessário usar um microcontrolador com mais ports, como o 16f628a, por exemplo. Neste caso, fazendo uso de simples ‘jumps’ de aterramento, poderiamos definir se determinada saída funcionará em modo ‘pulso’ ou ‘retenção’. Quanto a comunicação usando protocolo i2c com outro microcontrolador, fiquei meio confuso, sobre qual será o objetivo final desejado. Que informações seriam transmitidas e para fazer o quê? Você tem um exemplo prático de uso para clarear as idéias?
Cláudio
Claudio, obrigado. Deixe-me perguntar, tenho que fazer alguma proteção eletromagnética, pois irei usar 3 reles na saida do PIC e vou acionar cargas AC.
Olá Cuzziol!
Geralmente não necessita. Mas, vai saber o que você vai ligar?
Claudio
😛
Claudio sou novo aqui no blog, mas gostaria de parabeniza-lo da iniciativa.
Sobre o projeto do RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO GENERICO PARA HT6P20B COM PIC 12F629, preciso algo parecido mas com detalhes:
Ao inves de ter uma chave de seleção para pulso/retenção, ele ser 100% on/off. Apertou uma vez o botão 1 inverte o estado da saida, a mesma coisa para o botão 2 e 3. simplesmente on/off para os 3 botões.
Tem como me enviar o ASM com as alterações por e_mail??
Olá Cuzziol!
Obrigado pelo seu comentário e seja bem_vindo! Você poderá usar o arquivo RX_GEN_HT6P20B_V7P1.ASM e comentar a linha para pulso e descomentar para retenção e recompilar no mplab.
Cláudio
como guardar 150 controles por empron externa.
Olá Adriano! verifique o projeto ‘big_gen’ com pic 16f628′ para ter alguma idéia.
Cláudio
valeu amigo agora deu certo, vou montar na real para ver o funcionamento. mai fica aqui meu pedido se alguerm sabe fazer esse codigo no mikroc. para que eu possa enteder que so sei fazer algumas coisas no mikroc.