STROBO LED PARA BICICLETAS – C/ PIC 12F675 (REF294)

Preocupado com sua segurança ao andar de bicicleta a noite? …

Esta montagem trata de um dispositivo simples para aumentar a visibilidade das bicicletas nas vias públicas mal iluminadas. É conhecido como “led strobo”, que produz flash sequenciais de curta duração que realmente chamam a atenção dos motoristas de veículos, evitando acidentes. Veja o esquema abaixo:

Com apenas um PIC12F675, dois leds, dois capacitores, um interruptor, além da bateria de 3 Volts (2 pilhas AA) e a fiação já é possível montar este pequeno circuito.
Um led deverá ser montado na frente da bicicleta e outro na parte traseira. Pode ser usado led de cor branca na dianteira e cor vermelha na traseira, dando preferência a leds de alto brilho.
O programa produz o efeito de 5 flashes em um led, depois um breve pausa de 300 milissegundos. Em seguida repete o efeito de 5 flash no outro led com mais uma pausa de 300 milissegundos. O programa fica repetindo esta sequência indefinidamente.
Outras sugestões de uso: o circuito pode ser montado em uma pequena caixa plástica transparente e afixado no capacete, ao invés de montar na bicicleta. Neste caso, uma bateria do tipo CR2032 tornará a montagem menor e mais leve, apesar de sua carga durar menos tempo com o uso.
Poderá ser colocado em pequenos modelos de automóveis, barcos e aviões de controle remoto. Também poderá ser colocado em veículos, como guinchos de automóveis ou junto aos faróis de carros de passeio. Neste caso, poderá ser usado uma quantidade maior de leds para aumentar a visibilidade e alimentar o circuito com 12 Volts do próprio veículo. O esquema abaixo seria então mais apropriado para este caso:

Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

Strobo_Led

Adicionalmente, temos mais uma versão usando o mesmo esquema, mas piscando um dos led 3 vezes, depois o outro mais 3 vezes e finalmente os dois leds ao mesmo tempo por 3 vezes, seguindo esta sequência enquanto estiver ligado:

strobo_Bike2

Segue um vídeo caseiro com a montagem em funcionamento no BreadBoard:

Manuais:
PIC 12F675

Curiosidades:
Plantas com habilidade matemática
Alhazen
Uma visita à Nova Zelândia
Economizar energia — Bom para o bolso e para o planeta
O formato das conchas
O bigode do gato

Outros assuntos:
O mundo está mesmo fora de controle?
Muitos buscam a resposta
Vale a pena se arriscar?
Tragédias — O que fazer quando sua vida está em jogo
Quando vai ser o fim do mundo?
Como ser feliz no casamento?

Vídeos:
Será que a morte é o fim de tudo?
O que é o Reino de Deus?
Quer ouvir uma boa notícia?
Você Pode Ter uma Família Feliz!
Por que Jesus morreu?
Proteja seus filhos

Até o próximo artigo!

Back To Top