STOP_MACHINE – TEMPORIZADOR DE LONGO PERÍODO P/ CONTROLE DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS – C/ PIC 12F675 (REF289)

Está tendo problemas para controlar a manutenção de suas máquinas?…

Manter funcionando corretamente as máquinas e equipamentos de uma empresa é de extrema importância. Muitos só lembram da manutenção quando a máquina quebra justamente por falta dela. Esta é a manutenção corretiva, gerando custos mais elevados do que se tivesse feito a manutenção preventiva ou a manutenção preditiva. Esta montagem pode ajudar você a lembrar da necessidade de manutenção de uma máquina. Trata-se de um pequeno aparelho que conta um tempo programado e pisca um led para indicar que já é tempo de parar a máquina para manutenção. Veja o esquema abaixo:

STOP_MACHINE_P

Quando não for atingido tempo para aviso ou bloqueio, o led2 ficará aceso, como um led monitor de funcionamento.
Quando o tempo for maior ou igual ao tempo de aviso, o led2 irá piscar alertando o operador da máquina da necessidade de providenciar a manutenção. Este tempo foi ajustado em 7 dias antes do bloqueio. Quando o tempo máximo é atingido (1 ano ou outro tempo escolhido pelo usuário), somente o led1 ficará aceso. Nesta ocasião, será desligado o relé impedindo o funcionamento da máquina. Caso não queira usar este recurso de bloqueio da máquina, pode-se usar apenas os leds como lembretes de manutenção.
Para manter o circuito bem simples, o tempo para a manutenção é programado no próprio arquivo C. Caso necessite de outros valores, altere e compile novamente com o CCS C Compiler. Com o novo arquivo hex obtido nesta compilação você irá gravar o PIC 12F675. Esta modificação pode ser feita na ‘definição de usuário’ conforme pode ser visto na porção de código abaixo:

// Definição pelo usuário:
//Escolha o período desejado em horas para que ocorra o bloqueio da máquina.

#define NUMERO_HORAS 8760 //Tempo desejado para a manutenção (em horas)
// 1 ano= 365d -> (365d x 24h= 8760 h)

//Escolha quantas horas antes deverá começar a piscar o led de aviso

#define NUMERO_HORAS_ANTES 168 // 7 dias antes da parada começa a piscar led
// (7d x 24h= 168 h)

No pino 4 do PIC foi colocado um interruptor para resetar o contador e a EEprom interna. Após a manutenção periódica, deve ser apertado este interruptor por mais de 3 segundos. Os dois leds irão piscar para confirmar que o tempo foi zerado. Começará então a contar um novo ciclo de 1 ano (ou outro tempo escolhido pelo usuário).
A alimentação provem de um transformador com primário na tensão da rede local e secundário de 9+9 Volts, usando capacitores de filtro e um regulador de tensão 7806. Para suprir a energia para o PIC na falta de energia na rede, foi usado duas baterias CR2032 em série com um diodo 1N4001. A contagem também é salva na EEprom a cada hora, para o caso de falhar também as baterias.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos desta montagem:
STOP_MACHINE

Manuais:
PIC 12F675
Já provou a frutinha que pula?
Existem formas de vida realmente simples?
A folha hidrofóbica do lótus
A engrenagem do Issus coleoptratus
Perguntas que valem a pena ser feitas
A tromba do elefante

Outros assuntos:
Você pode ter uma Família Feliz
Você Pode Entender a Bíblia!
Qual é o significado do livro de Apocalipse?
Existem contradições na Bíblia?
Quando vai ser o fim do mundo?

Vídeos:
Venha ao Congresso
Conversar com os meus pais? Como?
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Eu me cansei das religiões
Eles Amavam a Bíblia
Vídeos infantis com Pedrinho e Sofia

Até o próximo artigo!

9 thoughts on “STOP_MACHINE – TEMPORIZADOR DE LONGO PERÍODO P/ CONTROLE DE MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS – C/ PIC 12F675 (REF289)

  1. Boa tarde Claudio, venho acompanhando seus posts a muito tempo, e esta de parabéns, mas estou precisando de uma ajudinha sua.
    Preciso de um temporizador de 2 horas, simples com o pic 12f675 com reset de tempo, ao se passar as 2 horas sem se acionar o reset um rele será comutado, não preciso deixar o tempo salvo na memoria.
    To tentando montar um circuito bem basico.
    O objetivo é para um caminhão, ao se ligar a chave da inicio a contagem de tempo e se o motorista não apertar o reset em até 2 horas uma sirene sera disparada na cabine.

    1. Olá Cleber!
      Seria algum tipo de corta combustível? Poderia compartilhar como pretende usar tal temporizador?

      Cláudio

      1. Bom dia Claudio, seria mais um sistema de checagem para ver se o motorista esta dentro da cabine, pois muitas vezes o motorista deixa o caminhão funcionando e sai, ou dorme com o caminhão funcionando, e o mesmo fica queimando combustivel.
        Temos outro sistema embarcado tipo telemetria que nos da algumas informações, mas nada desse tipo que quero, e na verdade vou fazer um teste com esse circuito para ver se atende a necessidade.
        Abraço

      2. Boa noite Claudio, o circuito sera usado para monitorar uma bomba de lubrificação no caminhão, tem uma bomba que a cada 2 horas ela lubrifica os pontos no caminhão e na verdade o botao de resset será um interruptor tipo pressostato que fica no tubo de lubrificação, e toda vez que a bomba for acionada da pressão no sistema e resseta o contador, e a sirene esta no sistema para alertar o motorista caso de algum problema na bomba, tambem seria interessante que a sirene tocasse por apenas 10 segundos. é esse o projeto que tenho em mente mas tenho dificuldade com a programação do PIC.

        1. Olá Cleber!
          Pelo que entendi, temos 2 usos diferentes de uso: 1) indicar funcionamento do motor sem a presença do motorista (ou que esteja dormindo).
          2) Indicar mau funcionamento do sistema de lubrificação.
          O ideal é que você pudesse aprender a programar pic, pois em montagens desta natureza, não raro é necessário adaptar o código para um melhor funcionamento, em especial na fase de desenvolvimento e geralmente isto é feito muitas vezes, até que o circuito funcione corretamente. Também o próprio hardware ( a montagem física) precisa ser alterado nesta fase de desenvolvimento. Por exemplo: Você monta o temporizador e coloca no caminhão. Então você descobre que o motorista reclama que o circuito dispara quando o motor está desligado. Então acrescenta uma entrada para identificar que o motor está ligado. E assim vai surgindo problemas e novas alterações para corrigir o problema…
          Cláudio

  2. Cláudio, boa noite(ou bom dia) não sei a que horas vc vai ler kkkk.
    Vi no site que tem uma área que diz respeito a doações, eu gostaria de colaborar com o site para lhe ajudar a mantê-lo no ar, porém observei que as doações são via PayPal e eu não tenho cadastro no mesmo e tenho receio de utilizar cartão pela internet porque já tive meus dados clonados. Mas sem mais enrolações, a pergunta é: Há mais alguma forma que eu possa estar colaborando? Uma conta para que eu deposite? Eu poderia colaborar com uns R$20,00 por mês para ajudar a alcançar a meta.

    1. Olá André!
      Meus sinceros agradecimentos por sua intenção de ajudar a manutenção deste blog. No entanto, a única forma que temos para receber doações é o PayPal. Vou verificar com o administrador sobre outras possíveis formas de se fazer doações. Seja como for, agradeço sinceramente sua intenção.
      Cláudio

  3. Saudações Lários! Me permita fazer algumas perguntas. O sistema conta o tempo de forma independente da máquina estar funcionando ou não? supondo que seja programado, por exemplo, um tempo de 7 dias e se por 7 dias a máquina não for utilizada, o sistema vai acusar a necessidade da manutenção? ou esse sistema só conta o tempo de funcionamento da máquina? ou seja, só conta o tempo com a máquina ligada e cessa a contagem quando a mesma está desligada. Como o sistema conta o tempo? pergunto isso por que eu não vi nenhum RTC ligado ao PIC, é o software do PIC que ira contar o tempo? Agradeço a atençao, aguardo resposta e aproveito para elogiar seus artigos! Parabéns!

    1. Olá Pauleiras!
      O dispositivo proposto conta o tempo independente da máquina estar ligada ou não. Devemos lembrar que os óleos lubrificantes perdem as suas características com o tempo, necessitando ser trocado periodicamente. Nesta ocasião o técnico fará uma verificação completa (preventiva). O tempo é contado pela rotina de interrupção do timer 0, sem necessidade de um circuito RTC.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top

Gostou do Blog? Então compartilhe :)