ESPANTA-POMBOS ELETRÔNICO (SOM MIMÉTICO DE PREDADOR) – C/ PIC 12F675 (REF286)

Uma possível opção para manter afastado pombos e seus dejetos…

Nos grandes centros, a procriação de pombos tem se tornado um grande problema. Existem várias técnicas empregadas para afasta-los ou impedir a sua procriação nas casas (veja sugestões da Fundação ZooBotânica RGS). A proposta desta montagem não é uma solução definitiva, mas um paliativo para as ocasiões que temos muitos pombos sobre o telhado. Veja o esquema abaixo:

ESPANTA_POMBO

O circuito gera o som de um inimigo natural das pombas – o gavião. Ao acionar um interruptor ligamos a reprodução do grito do gavião. Mantendo ligado este interruptor, teremos a cada 10 segundos a repetição do grito do gavião. O som foi obtido de arquivos de som postados na internet e editado para 8 bits, 17530 Hz, mono, sendo gravados na EEprom 24c256. Para mais detalhes sobre como obter arquivos de 8 bits para uso com PIC, veja o artigo ‘‘TUTORIAL II – CONVERTENDO ARQUIVOS DE SOM PARA 8 BITS P/ USO C/ MÓDULO DE FALA – COM APLICATIVO ‘GOLDWAVE’ (REF282)’.
Para obter um som forte, foi utilizado uma antiga sirene piezoelétrica, destas comuns usadas em alarmes de casa ou carro, de 12 volts. Do circuito original, apenas o transistor de saída, o transformador e o disco piezoelétrica foram aproveitados. O circuito pode ser montado em uma pequena placa de circuito impresso com furos padrão e depois colocada dentro da caixa da sirene. A alimentação deverá vir de uma fonte de 12 volts (pode ser aquelas chaveadas, de parede) ou mesmo uma bateria 12 volts, destas usadas em lâmpadas de emergência ou moto.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Atenção: Este circuito entra na categoria: sons miméticos de predadores. Não foi testado para confirmar sua eficiência em espantar pombos a longo prazo, uma vez que estas aves tendem a se acostumar com sons dentro de um período relativamente curto, conforme parece indicar alguns estudos. Trata-se portanto de um paliativo experimental, sem garantia de resultados continuados.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

ESPANTA_POMBO

Manuais:
PIC 12F675
EEprom 24c256 datasheet
Sugestões de controle de pombos (Fundação ZooBotânica do Rio Grande do Sul)

Curiosidades:
Já existia na natureza
Quando aves colidem com prédios
Você pode combater o pessimismo
Quando a aparência se torna uma obsessão
A concha do caracol Hinea brasiliana

Outros assuntos:
O que a Bíblia diz sobre livre-arbítrio? Nossa vida é predestinada por Deus?
O que os números significam na Bíblia? A numerologia tem base bíblica?
Qual é o significado do livro de Apocalipse?
O que é a batalha do Armagedom?
Por que a paz mundial parece apenas um sonho?
O Reino de Deus é algo que está em nosso coração?

Vídeos:
O que é o Reino de Deus?
Você Pode Ter uma Família Feliz!
Deixei as armas para trás
Ler a Bíblia
Jeová vai ajudar você
Eles Amavam a Bíblia
“Tenha a plena certeza de que Deus o fez Senhor e Cristo” — Parte 1
“Tenha a plena certeza de que Deus o fez Senhor e Cristo” — Parte 2
Massimo Tistarelli: Um designer de robôs fala de sua fé
Vídeos Infantis com Pedrinho e a Sofia

Até o próximo artigo!

2 comments on “ESPANTA-POMBOS ELETRÔNICO (SOM MIMÉTICO DE PREDADOR) – C/ PIC 12F675 (REF286)

  1. Cláudio confesso que estou surpreso com esta ideia extraordinária, onde você usou a física da cadeia deste pássaros, para gerar um som intimidador que consequentemente põe os pombos pra correr, aliás põe os pombos pra voar rsrsr.
    Super interessante porque assim evita os maus tratos dos mesmos em algumas regiões, valeu obrigado por mais um excelente projeto. apenas me tire uma dúvida você publicou uma matéria sobre como gravar o 24c256?

    1. Olá José Luis!
      Na pasta zipada tem outra pasta nomeada de EEPROM_FILES. Nela encontrará o arquivo hex para gravar a memória 24c256. Poderá usar o PonyProg2000 (usando a saída serial do computador – DB9) + o Prog_Avr (veja o artigo PROG_AVR – FAÇA UM SIMPLES PROGRAMADOR SERIAL PARA AVR ATMEL).
      Junte os fios MOSI E MISO e ligue-os ao pino 6 da EEprom. O fio CLOCK ligue no pino 5. Ligue os pinos 1 a 4 e 7 nos gnd.
      Ligue o +5V no pino 8. Ajuste o PonyProg para programador JDM. Abra o arquivo hex no PonyProg e de o comando de gravar.
      Caso tenha qualquer outro programador de pic, verifique se ele pode também programar eeprons da família 24cxx.
      Cláudio

Comments are closed.

Back To Top