TINY CLOCK UTC – RELÓGIO EXPERIMENTAL C/ INDICAÇÃO TEMPO LOCAL E UTC – C/ PIC 12F675 (REF267)

Obtendo a hora local e a hora de referência mundial (UTC) no mesmo display…

Dependendo de onde vivemos, temos a medida de tempo diferente de outras localidades, de acordo com a longitude em que se encontram. Mas para poder existir um certo padrão de tempo, foi instituído o ‘tempo universal coordenado’ ou abreviadamente ‘UTC’. É também conhecido como tempo civil, sendo um padrão de tempo a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo. Podemos indicar a ocorrência de um evento qualquer usando o tempo UTC e as pessoas poderão saber, por meio de cálculos, quando este evento ocorreu em seu tempo local. Para evitar estes cálculos podemos usar um relógio que tenha as duas formas de indicação de tempo: o tempo local e o tempo UTC. Esta montagem propõe fazer justamente isto. Veja o esquema abaixo:

Tiny_Clock_Utc

Foi usado um PIC 12f675 para processar as informações de tempo, obtidas a partir de uma base de tempo usando um cristal de 4 Mhz. A comunicação com o LCD utiliza o método ‘Lplex’ usando apenas 3 fios.
Nas pasta de arquivos desta montagem tem 2 versões de programa: A primeira ajusta a hora local e depois a hora UTC manualmente, introduzindo os valores pelo interruptor de ajustes. Neste acerto, o usuário deverá conhecer a hora local e a hora UTC. Isto pode ser feito usando sites da internet ou calculando a diferença de horas.
Na segunda versão, introduz a hora local e depois introduz a diferença de horas. O tempo UTC será calculado pelo programa e apresentado no LCD na segunda linha.
A vantagem da versão 2 esta no acerto de horas. Em uma futura correção da hora local, automaticamente será corrigido a hora UTC, sem ter que mexer na diferença de horas. Já a versão 1 necessita ajustar ambas as horas: local e UTC.
Para ajustar o relógio deverá proceder da seguinte forma:
Aperte o botão de ajuste (ADJ) até que comece a piscar o dígito de dezena de horas. Solte o botão logo que comece a piscar. Aperte e solte o botão para incrementar este primeiro dígito. Apertar e soltar rapidamente não resultará em incrementos. Faça de forma mais lenta, para que a rotina possa operar corretamente.
Quando atingir o valor desejado, aperte o botão e mantenha pressionado até que comece a piscar o próximo dígito. Repita o ajuste deste dígito. Faça isto com todos os dígitos. Caso não deseje alterar um dígito, poderá manter o botão pressionado até que passe para o próximo dígito. Caso necessite ajustar apenas alguns dígitos iniciais como ex. horas, poderá ajustar e sair do ajuste simplesmente aguardando sem apertar o botão. Depois de 5 segundos irá sair do modo de ajuste automaticamente, parando de piscar e começando a incrementar os dígitos de segundos no modo normal de trabalho.
Dica para precisão deste relógio: Use cristal de 4mhz com valor menor que 20ppm, e baixo índice térmico. Se for o caso, poderá usar TCXO (oscilador com compensação térmica, 4 pinos) de 4 Mhz. Se tiver apenas cristais comuns de 4 Mhz, faça testes com vários, até que consiga uma precisão razoável para sua necessidade. Cristais gravados com vários zeros após a vírgula tendem a serem mais precisos. Ex. Temos 2 cristais, sendo um marcado 4mhz e outro 4.000000 Mhz(este último deverá ser mais preciso).
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

Tiny_Clock_UTC

Curiosidades:
O abuso do álcool e a saúde
Como lidar com problemas da próstata
Bancos de sementes: uma corrida contra o tempo
Você sofre de intolerância à lactose?
Como se proteger contra fraudes
Pressão alta: prevenção e controle

Outros assuntos:
Preparar os adolescentes para a vida adulta
Como lidar com as diferenças
Como conversar sobre problemas
Como ajudar seu filho a passar pela puberdade
Como controlar as birras

Vídeos:
Como a vida começou?
Celular e você: quem manda em quem?
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
vídeos para crianças
Deixei as armas para trás
Eu me cansei das religiões

Acesse jw.org para leitura/audição das revistas sentinela e despertai, bem como a leitura da Bíblia on-line.

Até o próximo artigo!

2 comments on “TINY CLOCK UTC – RELÓGIO EXPERIMENTAL C/ INDICAÇÃO TEMPO LOCAL E UTC – C/ PIC 12F675 (REF267)

  1. Olá Claudio, boa tarde.

    Ficou muito legal, vou tentar logo que der tempo montar um pra minha estação.
    Show de bola.
    Forte abraço – Meneghel

Comments are closed.

Back To Top