FAÇA UM TESTADOR DE REGULADORES DE VOLTAGEM AUTOMOTIVOS – C/ PIC 12F675 (REF263)

Saiba se o regulador está funcionando antes de monta-lo no alternador…

O regulador de voltagem é um componente importante no alternador de seu carro. Apesar do motor do veículo não ter rotação constante em funcionamento, o regulador de voltagem consegue manter a tensão de saída do alternador sempre no nível correto. Para os carros com bateria de 12 Volts, a faixa correta de operação se situa entre 13,8 Volts a 14,9 Volts. Abaixo de 13,8 Volts temos uma carga deficiente da bateria e acima de 14,9 Volts teremos uma sobrecarga que poderá danificar a bateria. Para testar um regulador, o método que muitos usam é colocar uma fonte regulável de 0 – 20 Volts entre a massa e o terminal +D, ligando uma lâmpada de 5 Watts nos fios das escovas. Partindo de 0 Volts vá aumentando a tensão até por volta dos 10 Volts, quando se acenderá a lâmpada. Isto indica que está ocorrendo corretamente a ‘excitação’ do rotor. Agora vá subindo lentamente a tensão da fonte e por volta dos 14 volts deverá apagar a lâmpada. A tensão exata em que a lâmpada apaga é a tensão de regulagem, ou seja a tensão que será fornecida pelo alternador. Porque então não fazer um aparelho que possa fazer isto de forma automática? Veja o esquema proposto para isto logo abaixo:

TESTE_REG_T_12

Usamos um PIC 12f675 para controlar todo o processo, e também apresentar o resultado em um LCD 16X2 convencional. Note que foi usado o método ‘Lplex’ para controlar o LCD com apenas 3 terminais, uma vez que não dispomos de muitos neste pequeno PIC de 8 pinos.
Como opera este testador de regulador de voltagem? De um modo parecido com o teste convencional usando uma fonte regulável.
O PIC fornece um breve pulso no pino 5, que faz o transistor nele ligado conduzir. Isto faz com que o próximo transistor corte, permitindo que o transistor TIP41 conduza e carregue o capacitor de 100 microFarads ligado ao terminal +D. Neste processo fazemos que o +D tenha uma tensão inicial para operar o regulador.
Em seguida, se a tensão for maior que a tensão de regulagem, não haverá corrente fluindo pelas escovas, e portanto, não acionará o opto-acoplador. Isto cortará o TIP41 e o capacitor de 100 microFarads começa a descarregar. Quando sua tensão se torna inferior ao da tensão de regulagem, começa a fluir corrente pelas escovas, que faz o opto-acoplador conduzir, que faz com que o TIP41 comece a conduzir. Dai forma um loop, que fica controlando a tensão em torno da tensão de regulagem. Quando atinge este estágio, o PIC lê a tensão do +D e apresenta no LCD. Adicionalmente, o programa testa se está dentro da faixa apropriada de regulagem e notifica com uma mensagem de ‘ok’ ou ‘falha’ na segunda linha do LCD.
Após carregar o firmware (arquivo hex) fornecido na pasta desta montagem, a primeira coisa a fazer é calibrar a tensão medida através do potenciômetro no pino 7. Coloque o jumper ligando a posição 1 e 2. Teremos 5 volts regulados da fonte que servirão de referência. Ajuste o potenciômetro para ler ‘5 volts’ no display. Não repare na mensagem de ‘falha’, pois é normal nesta fase. Volte o jumper para a posição 2 e 3. Coloque um regulador de tensão que esteja em bom estado e confira se está marcando corretamente. Talvez necessite um leve ajuste no potenciômetro para compensar diferenças entre o circuito real de um alternador e este circuito.
Os fios que são ligados as escovas podem ser trocados entre si, pois temos 4 diodos na entrada do opto-acoplador que acerta para a posição certa. Isto evita erros com fios invertidos nas escovas. O opto-acoplador isola as ligações evitando que algum erro de ligação venha danificar o regulador. Também o TIP41 tem um transistor em sua base que limita a corrente máxima que passa por ele a algo em torno de 150 mA. Mesmo que ocorra curto circuito entre o fio do +D e o massa, não haverá danos.
A fonte deve fornecer tensão suficiente para os testes, sendo necessários entre 18 e 20 volts para o funcionamento correto. Com transformador de 13+13 volts no secundário e primário para tensão da rede, obtemos :

13 x 1,41 = 18,3 Volts

Caso use um transformador de 14+14 Volts:

14 x 1,41 = 19,7 Volts.

Um regulador 7805 fornece a tensão de 5 volts para o PIC.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.

Segue pasta zipada com os arquivos da montagem:

TESTA_REGULADOR

Manuais:
PIC 12F675

Curiosidades:
Sorria — Você está sendo observado!
“A sabedoria da natureza”
Preservados numa gota dourada
Depois do terremoto…
A asa da libélula

Outros assuntos:
Como controlar a ansiedade?
Aborto
Como mostrar que valoriza seu cônjuge
Será que alguém já viu a Deus?
O que é o Reino de Deus?

Vídeos:
Uma exposição especial sobre a Bíblia
vídeos infantis com o Pedrinho
Veja filmes bíblicos
Quem é o Autor da Bíblia?
Será que é amor ou paixão?
Eu me cansei das religiões

Até o próximo artigo!

30 comments on “FAÇA UM TESTADOR DE REGULADORES DE VOLTAGEM AUTOMOTIVOS – C/ PIC 12F675 (REF263)

    1. Olá Sergio!
      Eu não ministro aulas de programação, pois estas montagens são em base de hobby. Tem vários cursos gratuitos no YouTube que poderá ter ajudar muito.
      Cláudio

  1. O que precisaria também era que ele gravasse o estado do botão na eeprom, para que quando acabasse a energia ele voltasse no estado em que estava, ligado ou deligado
    Seria possível?

  2. Boa tarde Claudio, sei que esse não é a postagem que vou me referir, mas no artigo para o qual, foi finalizado os comentários, Montei o artigo (REF126) receptor genérico flex, funciona certo grava os botões, funciona o modo pulso e retenção tudo, porém toda vez que eu desligo e ligo, ele aciona o pino 5 referente _s2 no código, Já verifiquei tudo mas nada, Ai tentei um arquivo seu que não lembro qual artigo você publicou veio como receptores alternativos, usa o mesmo esquema elétrico e o código para ht6 é bem parecido desse aí, só que esse quando desliga e religa entra no modo de programação. Já olhei tudo pra ver se não tinha montado errado gravei o código varias vezes mas o erro permanece!! pode dar uma luz??
    Sérgio

    1. Olá Sergio!
      Irei dar uma olhada assim que tiver um tempinho. De vez em quando, olhe o arquivo original, que postarei uma opção para salvar na EEprom.
      Se lembrar qual foi o artigo que você teve o problema com ficar entrando em modo de programação, por favor me retorne para analisar e corrigir se for o caso.
      Obrigado

      Cláudio

      1. Boa tarde Claudio testei o arquivo e esta dando erro quando religa, como faço para retirar do código o modo invertido,acho que o bug pode ser ele!
        Sérgio

        1. Olá Sergio!
          Você está usando que opções? Controle remoto comercial usando 3 botões? O que está acontecendo ao religar?
          Cláudio

          1. Boa noite Claudio, o seguinte, estou usando o projeto do simulador de vários botões com pic 16f628a REF 120. O que acontece é o seguinte vc grava os botões tudo certinho, quando vc desliga e liga o receptor após ter sido gravado, suponhamos que a saída do rx pino 5 por exemplo tinha ficado em nivel baixo, quando liga ela volta em nivel alto como se tivesse descomentado no codigo o modo invertido, mas ta comentado e dando esse erro! eu coloquei leds na saida para monitorar a saída! O pino 6 também fica aceso mas ele não vou usar mesmo não faz diferença!
            O que será mestre?
            Sérgio

          2. Olá Sergio!
            Eu fiz um deslocamento a mais que causou este problema. Já corrigi no artigo. Por favor verifique se solucionou.
            Cláudio

Comments are closed.

Back To Top