Incrementando o painel do seu carro…
O hallmeter é um instrumento que permite o monitoramento da proporção oxigênio/combustível que está sendo queimada pelo motor. O funcionamento desse instrumento é simples, ele recebe informações da sonda lambda (tensão de aproximadamente 100mV a 900mV) e faz que se acendam os leds nele conforme esta tensão. Esta montagem utiliza um PIC 16f676 para obtermos um “hallmeter caseiro”. Veja como ficou o esquema:
Conforme se observa pelo esquema acima, foi usado poucos componentes. Os leds estão ligado diretos nos pinos do PIC, pois temos a limitação interna de corrente no próprio PIC (por volta de 25 mA), além do recurso do interruptor de regulagem de brilho dos leds, no pino 4 do PIC, que altera esta corrente para mais ou menos. Este interruptor também é usado para se programar o modo de operação dos leds. Geralmente, encontramos os hallmeter usando o modo ‘barra’. Mas nesta versão podemos programar também para 3 pontos e ponto único. Para isto, desligue a alimentação e aperte este interruptor. Religue a alimentação com ele acionado. Irá acender todos os leds, indicando modo “barra”. Solte o botão. Mais um toque irá acender 3 leds apenas, indicando modo “3 pontos”. Ainda outro toque, irá acender um led apenas indicando modo “ponto único”. Para sair da programação apenas espere por 5 segundos na opção desejada. Apenas na opção “ponto único” se der mais um toque no botão irá sair da programação sem ter que esperar estes 5 segundos.
O hobista poderá optar em montar led redondos ou retangulares. Pode ser colocado em caixa plástica retangulares, ou montar em caixa cilíndrica metálica, com os leds montados em semi circulo ao invés de uma linha reta.
A alimentação virá dos 12 volts pós chave de contato e o fio negativo deverá ser ligado ao chassi do carro. Quanto ao fio a ser ligado na sonda lambda, poderá ser um pouco confuso a sua conexão. Alguns veículos tem sonda com 1, 2, 3 ou 4 fios. Para saber qual ligar, use um multitester em escala de volts. Com a ponta preta encostada no chassi do carro, use a outra ponta para encontrar o fio certo. Este terá uma tensão entre 100 mV a 1V. Conforme se acelera o motor, este valor oscila para mais ou menos. Ligue a entrada do aparelho neste fio. Antes de fazer este teste, aqueça o motor, deixando funcionar por uns 5 minutos, pois a sonda lambda não funciona fria.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter mais didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Breadboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Segue pasta com os arquivos desta montagem:
Manuais:
16F676
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Até o próximo artigo!