Gostaria de montar um pequeno carrinho de controle remoto? Com controle de direção, velocidade para frente/trás regulável a PWM? Com 2 botões para acionar uma ‘buzina’ e ‘iluminação’?
Muitos leitores gostam de montar seus próprios veiculos controlados por RF. Muitos tem este hobby em alto grau de sofisticação. Este protótipo com certeza, não irá atender a quem já brinca a muitos anos com controle remoto. Mas, poderá ser uma iniciação a quem gostaria de começar com algo bem simples. Digamos que a simplicidade é marcante, apesar do muito que a montagem pode oferecer. Veja o esquema abaixo:
Usando um pequeno pic 12F675 no TX e outro no RX, podemos controlar, graças ao programa carregado neles, um motor de tração, em modo pwm de tensão e também um servo motor (de padrão de pulso = 1 a 2 ms), para acionar a direção do carrinho. Não vamos entrar no carácter descritivo da montagem mecânica, como fixação de rodas, tirantes, instalação de motores,etc., mas sim na parte eletrônica do dispositivo. Cada um poderá então escolher como fará seu próprio protótipo. Talvez possa aproveitar um carrinho quebrado e refazer a parte eletrônica, ou começar do zero, fazendo um inteiro projeto da estrutura e aparência.
Conforme pode ser observado, o Pic fornece 2 saídas separadas para PWM, modo tensão: 1 no pino 3 e outra no pino 2. A ideia é fazer o acionamento para frente em uma e para trás em outra. No TX, quando o potenciômetro se encontra na posição central de seu cursor, teremos a condição de desligado no motor de tração. Acionando o potenciômetro para aumentar irá gerar PWM na saída do pino 2 proporcional ao movimento do cursor. Em sentido contrário, irá gerar no pino 3. Portanto, no TX, teremos que manter o potenciômetro centrado por molas para dar exatamente a metade da sua resistência ôhmica.
Assim, em uso, mover a alavanca ligada ao potenciômetro para trás deverá produzir movimento do carrinho para trás (ré) , soltando o acionamento tem que desligar o carrinho. Se acionarmos para frente, deverá produzirá movimento para frente.
Com respeito a direção, o servo controle do tipo pwm 1-2ms, deverá acionar via tirante, a direção do carrinho. No TX, deverá ter um potenciômetro também centrado, de maneira que acionando para esquerda, o carrinho vá para esquerda. No meio, o carrinho deverá seguir em frente. E acionando para direita no TX, deverá virar a direção para direita no carrinho.
Os potenciômetros poderão ser adaptados com uso de alavancas ou engrenagens, ou usar um comercial retirado de carrinho de controle da sucata.
Os 2 botões poderão ser usados em modo ‘retenção’ para acionar leds que imitem os ‘faróis’ e também ligar um pequeno ‘buzzer’ para imitar uma ‘buzina’, sendo este botão em modo ‘pulso’. O modo pode ser trocado individualmente por alterar no arquivo c do receptor e recompilar.
Importante lembrar, que deverá ser separada a alimentação do PIC e receptor da alimentação do servo e motor de tração, uma vez que estes produzem muita interferência e ruídos elétricos na alimentação de tensão aos quais estão ligados. Isto pode ser feito usando pilhas grandes para o motor e uma pequena bateria de 9 volts com um regulador de tensão 7805, para obter os 5 volts do PIC.
Com respeito aos transistores da saída do motor de tração, foi optado o par BC548/558 por serem pequenos e de facil montagem. Mas se optar usar um motor de corrente maior que a corrente máxima suportada por eles, então poderá substitui-los por outros de maior potência, como os TIP41/42, por exemplo.
Um detalhe importante, é que foi usado um número serial no TX que tem que ser igual no RX, para funcionar. Isto impede que o receptor funcione com outro TX com a mesma montagem (exceto se tiver o mesmo serial, ou seja, um ‘clone’). Mas não é garantia de funcionamento, se vários conjuntos forem montados e ligados próximos. Poderão interferir entre si. Use canais de frequência diferentes se optar por montar vários pares diferentes.
OBS. Esta montagem foi testada apenas em placa de protoboard, sujeita a bugs ainda não observados. Está sendo fornecido os arquivos que poderão ser alterados conforme a necessidade do hobbysta.
Segue pasta zipada com os arquivos do TX e RX (em “C”), já atualizados ( em 30-11-2013) com a nova versão para o receptor. No anterior, o servo apresentava trepidações em algumas situações e o software foi modificado para corrigir isto. Nesta pasta, encontraremos o arquivo ‘C’ com possibilidade de ser compilado em modo normal para saída do servo ( 1-2ms , sendo 45° para esquerda e 45° graus para direita) ou modo ‘estendido’ (750-2750 useg, sendo 90º para esquerda e 90° para direita). Também , poderá obter os arquivos hex já compilado para as 2 versões e do transmissor:
Manuais:
Servo-Motor
Modulação por Pulso
PIC12F675
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Até o próximo artigo!!!
Só uma duvida Claudio, no esquema onde está X1 e Y2 tenho que interligalos?
Olá jmmlongato!
Una X1 com o outro X1, e o y2 com o outro y2.
Cláudio
Boa tarde Claudio! Primeiramente parabéns pelos seus projetos, você nos ajuda muito!
Gostaria de saber com qual voltagem e máxima amp de motor q posso utilizar nesse projeto?
Muito Obrigado desde já!
Grande Abraço
Olá jmmlongato!
Com o par bc557/547 terá de usar motores pequenos com máximo de 0,5 Amperes. Mude os transístores para correntes e tensões maiores e coloque dissipadores térmicos.
Cláudio