Conheça a “saúde” dos capacitores eletrolíticos – com pulso de corrente e ADC …
Este artigo trata do uso de um PIC16F872 para construção experimental de um medidor de ESR em capacitores eletrolíticos com visualização em displays de 7 seguimentos.
Veja o esquema abaixo:
O esquema mostra o PIC centralizando todas as funções inclusive a de multiplexar os displays de 7 seguimentos de ânodo comum. Como o PIC16F872 dispõe de muito mais pinos, isto foi possível, sem ter de usar o circuito integrado 74HC595 para ajudar a multiplexação dos displays.
Também é possível testar a versão com displays de cátodo comum. Segue abaixo esta versão:
A forma de funcionamento já foi abordada nos artigos anteriores desta série como em “MEDINDO ESR EM CAPACITORES – PARTE V – C/ PIC16F676 E DISPLAY 7SEG (REF372)“. Apenas foi usado um microcontrolador diferente. A forma de calibrar e o uso também são bem explicados nestes artigos. A faixa de trabalho é a mesma: de 0 a 99 ohms em 3 escalas automáticas:
Escala Baixa: 0.00 a 0.99 ohms
Escala Média: 1.00 a 9.9 ohms
Escala Alta: 10.0 a 99 ohms
Aconselha-se a usar 6 pilhas AA em série para alimentar o circuito ao invés da tradicional bateria de 9 volts. Esta tem uma durabilidade reduzida, principalmente se for um aparelho muito usado pelo técnico na bancada.
Nunca é demais lembrar que os resistores R40, R22 e R27 devem ser de precisão de no mínimo 1%.
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem, com os arquivos para as 2 versões (cátodo ou ânodo comum):
Outras opções de Esrmeter sem usar microcontrolador podem ser obtidas aqui.
Manuais:
Curiosidades:
Um rolo antigo decifrado pela tecnologia
Outros assuntos:
Um conceito equilibrado sobre o dinheiro
O que fazer se estou viciado em pornografia?
Até o próximo artigo !