Obtendo efeitos para pedal com placa Blue Pill…
Pedais de delay tem sido apreciado pelos amantes da música. Esta montagem utiliza a placa Blue Pill para gerar este efeito. Veja abaixo como ficou o esquema :
O circuito trabalha com dois circuitos integrados operacionais do tipo TL082. Cada chip TL082 é construido com 2 circuitos operacionais em seu encapsulamento.
O sinal de áudio na entrada é amplificado por U1 (pinos 5, 6 e 7). Na sua saída, pelo pino 7, este sinal segue por 2 caminhos diferentes:
- O caminho direto (som normal sem delay) pelo resistor R18 , passando por U1 (pinos 1, 2 e 3) e alcançando a saída ‘OUT’.
- O caminho indireto, que sofrerá delay na placa Blue Pill. Este sinal de áudio partindo do pino 7 de U1 segue pelo capacitor C13, sendo amplificado por U2 e entregando o sinal na entrada B0 (in ADC). No pino A8 temos a saída de áudio (PWM) que terá atrasos conforme o ajuste do potenciômetro ‘delay’. O sinal com delay segue pelo potenciômetro ‘mix’ ou ‘level’, e alcança a entrada do circuito operacional U1, no pino 2, e então chega na saída ‘OUT’.
A função da placa Blue Pill é fazer a função do circuito integrado PT2399 (processador de eco).
O programa usa o conversor Analógico Digital do pino B0 para quantificar o sinal de áudio de entrada. Em seguida o sinal é armazenado em um buffer com 8192 elementos. O sinal de saída é obtido pelo método PWM , usando o pino A8 como saída. Temos 2 ponteiros para o buffer:
- Um ponteiro aponta onde será armazenado o valor quantificado do sinal de áudio no buffer. A cada valor novo este ponteiro é incrementado até o limite de 8192 e então volta a reescrever na posição 0.
- O segundo ponteiro aponta para onde será lido o valor quantificado. A diferença de endereço de leitura com a de escrita, corresponderá a um efeito de atraso no som, quando comparado ao som normal da entrada. O valor deste ponteiro de leitura é obtido subtraindo o valor quantificado da leitura do potenciômetro ‘delay’ do valor atual do ponteiro de escrita.
A programação da placa Blue Pill foi feita com o ST-Link V2 que pode ser adquirido a um custo pequeno na internet. Não esqueça de baixar a interface deste programador para seu PC ou NoteBook acessando o site da STMicroeletronics.
Para a compilação usamos o compilador MikroC PRO for ARM V6.6.2, na sua versão gratuita e limitada a uns 8K de flash.
Quanto a configuração inicial, nas figuras abaixo deixa claro como proceder:
E a parte inferior da imagem:
Antes de compilar deverá ser clicado nas bibliotecas de ADC e PWM, usando a Library Manager ( que pode ser vista no canto inferior direito da imagem acima).
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Abaixo temos uma pasta zipada para download, com os arquivos desta montagem:
Manuais:
Curiosidades:
O incrível braço do polvo – Teve um projeto?
A estrutura dos dentes da lapa
Outros assuntos:
Mudanças que os filhos trazem ao casamento
Vídeos:
Pássaros com cores que nunca desbotam
Como as formigas evitam o engarrafamento
A pele do tubarão – Teve um projeto?
Um pianista clássico fala de sua fé
Até o próximo artigo!