Controlando cargas DC usando PWM…
Esta montagem descreve como controlar um motor DC (ventilador 12 Volts) usando a tecnologia PWM de uma forma bem simplificada. Veja o esquema de ligação abaixo:
O usuário poderá controlar a operação do PWM através de 2 botões: um para aumentar e outro para diminuir. Nas ports que estão ligados estes botões (PortB6 e PortB7) foram configuradas como entradas digitais e também com resistores de pull down interno.
O sinal PWM é recolhido pelo pino A8 da placa Blue Pill. Se você observar atentamente o arquivo C desta montagem você notará que a frequência foi configurada para trabalhar em 15 Khz. Caso deseje outros valores de frequência de PWM, altere para o valor desejado e recompile o programa usando o MikroC PRO for ARM (versão gratuita).
O esquema mostra um driver com transistores para controlar um pequeno motor DC de 12 Volts, destes usados em carros ou caminhão. Alterando este driver poderá controlar cargas maiores dependendo de sua necessidade.
A velocidade é controlada de 0 a 100 %. Caso deseje ajustes de velocidade mais rápidos ou mais lentos, você também poderá alterar este tempo no programa e recompilar.
É importante que você não esqueça de acrescentar a biblioteca PWM na hora de recompilar. Basta clicar em ‘PWM’ na ‘Library Manager / System Libraries’ .
Logo abaixo você tem as imagens referentes as configurações gerais do projeto, necessárias para que a compilação funcione corretamente. Para acessa-las vá em ‘Projects’ e ao abrir a caixa de diálogos, clique em ‘Edit Projects…’.
E a parte inferior:
Adicionalmente, fiz uma versão alternativa, que trabalha com um potenciômetro ao invés de 2 botões no controle do sinal PWM.
Veja abaixo esta versão:
Como o conversor AD foi usado para ler a tensão no potenciômetro, é importante acrescentar a biblioteca ADC na hora de recompilar caso você resolva fazer alguma modificação no projeto. A frequência usada no PWM foi alterada de 15 Khz para 17 Khz visando facilitar a correspondência dos valores obtidos no ADC de 12 bits (72mhz /4096= 17578 Hz).
Abaixo poderá ver as imagens das configurações do projeto para esta versão com potenciômetro:
E a parte inferior:
Obs. Esta montagem é experimental, sendo de caráter didático, montada apenas em placa experimental (do tipo “Protoboard”), sujeita a “bugs” ainda não detectados. Está sendo fornecido os arquivos para que cada hobista possa alterar o programa segundo suas necessidades.
Segue pasta zipada com os arquivos desta montagem:
Manuais:
Curiosidades:
Micro-organismos que comem petróleo
Outros assuntos:
Como controlar o uso da tecnologia em seu casamento
Como mostrar que valoriza seu cônjuge
Vídeos:
Como enfrentar o bullying sem partir para a briga
Seja esperto: saiba usar as redes sociais
Até o próximo artigo!