A indústria de software – Parte 2

Áreas chave na engenharia de software

 

Inúmeras instituições ao redor do mundo têm realizado esforços para aperfeiçoar a disciplina de engenharia de software e seus produtos. O IEEE tem patrocinado a composição e revisão do SWEBOK que é um documento que tem por objetivo servir de referência para a comunidade de engenharia de software. Conforme o próprio documento salienta, este manual não é completo, e exigirá que os interessados conheçam muito mais coisas sobre ciências da computação, gerenciamento de projetos e engenharia de sistemas do que o material nele contido. O objetivo deste manual é estabelecer uma normalização daquilo que se pode ser chamado de engenharia de software. SWEBOK(2004)

O SWEBOK(2004) define algumas áreas chaves de conhecimento, que devem ser levadas em conta em projetos de software. Estas são:

·       Requisitos– Envolve a definição do software, o que ele deverá fazer para resolver os problemas do mundo real. Podem ser requisitos funcionais e não-funcionais. 

·       Design /projeto – Envolve a definição da arquitetura, componentes interfaces,
manipulação de eventos, tratamento de erros, estrutura do software.

·       Construção– Trata-se da construção do projeto do software. Envolve
a codificação, validação, testes etc.

·       Testes– Consiste na verificação do comportamento de um programa, por meio de um
conjunto finito de testes e cenários. Isto inclui os testes dos requisitos,
performance, heurísticas etc.

·       Manutenção– Anomalias podem ocorrer em um software. Necessidades dos usuários se modificam com o tempo, novos sistemas podem precisar ser integrados, melhorias podem ser previstas.

·       Gerência de configurações – Tem a principal preocupação de controlar sistematicamente as mudanças que ocorrem em um sistema / plataforma.

·       Gerência de engenharia – Procura estabelecer um controle (cronograma, revisões,entregas etc) sobre o projeto de software bem como métricas que permitam o alcance dos objetivos.

·       Processos– Visam definir, implementar, modificar, mensurar e melhorar os processos que são utilizados no desenvolvimento de um software.

·       Ferramentas e métodos – Define o ferramental e os métodos de trabalho para a especificação e construção de um software.

·       Qualidade– Cuida da qualidade do produto final. Envolve a cultura e ética organizacional, modelos de qualidade, validação, verificação e auditoria da qualidade.

 

Imagem  1:Áreas chave
fonte:SWEBOK(2004)

Imagem  2:Áreas chave
fonte:SWEBOK(2004)

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