Fórum

Mudar o código de u...
 
Notifications
Clear all

Mudar o código de um PIC antigo Para um PIC novo!  

  RSS

(@sergioluiz)
Membro de Reputação
Joined: 9 anos ago
Posts: 80
14 de Julho de 2021 19:05  

Olá Cláudio, tudo bem? espero que sim. Gostaria da sua avaliação se seria possível migrar o código escrito para um PIC18F2420 para um PIC18F26Q10, baixei o datasheet deles dei uma olhada e eletricamente são compatíveis. A minha intensão de mudar é pq o 2420 é quase 4x mais caro que o 26Q10, pode dar seu parecer tecnico?

Att, Sérgio


Quote
(@clarios)
Membro proeminente Admin
Joined: 10 anos ago
Posts: 336
16 de Julho de 2021 19:41  

Olá Sergio Luiz!

Apenas pegar o código hex e tentar carregar o outro pic não funcionará.

Para migrar um código tem que levar em conta muitos fatores:

O pic escolhido tem os periféricos exigidos pelo programa? Sua memória de programa é suficiente? Sua ram, e eeprom também? Seu pinos coincidem para facilitar o uso da placa de circuito impresso?

Também: A migração vai ser em assembly ou C?

Se em C: Tem o compilador necessário para ele? As vezes, versões gratuitas não consegue compilar o tamanho do código (algumas versões free limitam o tamanho do código a um valor ou compilam apenas um modelo de microcontrolador).

Se for assembly será uma  tarefa extremamente cansativa de meses de trabalho. Se for em C ficará um pouco mais fácil, dependendo de sua habilidade em programar.

O problema adicional: Como configurar os ports e periféricos para que não ocorra  conflito? Neste caso, um estudo minucioso de cada datasheet, comparando  as diferenças de funcionamento. Olhando o datasheet por cima deste modelo que você citou (pic18f26q) tem muitas novidades, como Configurable Logic Cell, Complementary Waveform Generator (CWG), Programmable CRC with Memory Scan, Hardware Capacitive Voltage Divider (CVD) Support, Zero-Cross Detect (ZCD), 5-Bit Digital-to-Analog Converter (DAC), etc. 

 

 A pergunta é: como estes novos periféricos tem que ser configurados na inicialização?

 

Creio que se você tiver o arquivo C e for fazendo mudanças no programa e tentativas de funcionamento no seu hardware, uma hora você vai conseguir fazer o programa funcionar (logicamente respeitando os fatores considerados acima).

Mas exige paciência e 'quebrar a cabeça' nos datasheets.

 

Desejo sucesso na sua empreitada se for este o seu desejo, ou de repente você resolve comprar o pic mais caro e já resolve o assunto.

 

Att.

 

Claudio Lários

 

 

 

 


ReplyQuote
(@sergioluiz)
Membro de Reputação
Joined: 9 anos ago
Posts: 80
19 de Julho de 2021 10:54  

Ok, Obrigado pela explanação!! no caso eu iria comprar um licença do codigo fonte só que está escrito para esse pic e olhei o preço e é muito caro para produção em série. Por acaso não quer se habilitar para escrever um código semelhante para o projeto? ( eu remunero, claro!) rs. Abraço!


ReplyQuote
(@clarios)
Membro proeminente Admin
Joined: 10 anos ago
Posts: 336
21 de Julho de 2021 15:39  

Olá Sergio!

Agradeço sinceramente sua oferta, mas tenho que recusar pois eu não trabalho de freelancer fazendo programas para embarcados. Faço os programas para este blog apenas como um hobby educativo. Mas acredito que não terá dificuldades de encontrar alguém que possa ajuda-lo, pois é uma área crescente que está sempre agregando novos programadores.

Att.

 

Claudio Lários


ReplyQuote
Back To Top