Fórum

Controlador de proc...
 
Notifications
Clear all

Controlador de processo com com pic 18f4550  

  RSS

(@rodrigo-de-souza-borges)
Novo Membro
Joined: 1 mês ago
Posts: 2
23 de Outubro de 2020 19:04  

Ola a todos, sou novo nessa área e me encantei pela programação e pelos microcontroladores,

eu queria uma placa eletrônica dedicada para controlar uma lavadora de roupas onde posso criar receitas, editar, visualizar por ai vai, mas estou com muitas duvidas por onde começar a estudar se for possivel gostaria de ajuda de vcs para começar o meu projeto


Quote
(@clarios)
Membro Honorário Admin
Joined: 9 anos ago
Posts: 313
24 de Outubro de 2020 14:45  

Antes de começar, é importante que tenha conhecimento de programação. Pode ser qualquer linguagem como Assembly, C, Basic, Pascal, etc. Aprenda bem a programação e depois então você poderá seguir para o seu projeto.

Inicialmente, tente entender muito bem como funciona uma maquina de lavar, quais os componentes necessários, como eletroválvulas para entrada de água, bomba de água para esvaziamento, sensor de nível da água, motor principal de bater/centrifugar, painel de controle, fonte de alimentação, etc. Conheça  os vários modelos comerciais e o que eles tem de diferencial entre sí. Depois decida que processos sua máquina vai fazer, a medida que botões são acionados. Deverá pensar bem em como será a interface entre o usuário e a máquina. Usará teclado? Botões mecânicos? Por toque? Terá display? ou somente leds indicadores?

Pense bem em como você quer a máquina trabalhe: Terá um único programa ou vários? Quais as operações de cada programa? Faça um diagrama das operações de cada programa e o que tem que ser acionado em cada passo.

Agora vem a parte da criação do programa: Elabore um programa que faça sequencialmente as operações da maquina, conforme decidido neste estudo anterior. Faça parte por parte e depois junte tudo. Verifique se o programa cabe no microcontrolador que deseja usar. Faça testes em protoboard e debug para retirar possíveis problemas de funcionamento.

Depois de plenamente testado, parta para a confecção de uma placa de circuito impresso para dar  mais qualidade a sua montagem.

Tente ver na internet vários projetos relacionados, digitando 'faça um maquina de lavar com microcontrolador'. No YouTube tem vários. Estude cada um dos projetos para poder conhecer o funcionamento e ter ideias que possam se adaptar as suas necessidades.

 


ReplyQuote
(@rodrigo-de-souza-borges)
Novo Membro
Joined: 1 mês ago
Posts: 2
24 de Outubro de 2020 20:22  

Olá, Claudio muito obrigado pela sua resposta.

Em relação a programação eu estou estudando programação em c, a alias a minha duvida e isso mesmo. Em relação ao componentes da maquina ate da para entender a suas funções .

A minha dúvida e que o que devo estudar para começar a simular esse tipo de código.

Crio uma função onde o usuário ira criar sua receita

A receita será criada com pedaços de funções ex: gira motor, enche com agua, bate a roupa por 5min e por ai vai.

Então o usuário após programar sua receita ele salva e depois ele a seleciona para iniciar o processo.

Em um primeiro momento quero fazer uma receita bem simples para teste então depois vou aperfeiçoando.

Exemplo eu entro em um certo ponto do menu e esta escrito “criar receita” então o usuário começa a criar a sua receita buscando as funções já criadas estou confuso com isso

Começo pelas funções, existe alguma técnica que eu tenho que estudar, ou começo criando um menu tudo junto???

E muita duvida tem hora que não sei o que pensa não sei por onde começar!!!!


ReplyQuote
(@clarios)
Membro Honorário Admin
Joined: 9 anos ago
Posts: 313
27 de Outubro de 2020 23:14  

Não sou mais capacitado para ensinar metodologia de programação, pois sou apenas hobista nesta área.

Mas na minha opinião, que pode ser diferente de um programador profissional, eu reconheço. Contudo eu humildemente sugiro o seguinte:

Acho que inicialmente você deveria fazer a 'receita' e deixar apenas a 'quantidade' para o usuário escolher.

Use um menu acessível por um teclado e um display para comunicar com o usuário.

Ao ligar o equipamento deverá aparecer na tela uma mensagem como: "Deseja reprogramar ou usar o programa anterior?  Digite 1 para reprogramar e 2 para manter o programa anterior" (obs.talvez tenha que simplificar os dizeres para o tamanho do display).

Caso tenha apertado  '2' vai ligar o equipamento usando os valores salvos na memória não volátil. Caso tenha apertado '1' vai mostrar mensagem: "Defina o nível da água: Digite 1, 2, 3 ou 4".

Ao digitar o valor, este deverá ser salvo na posição definida para nível de água na memória não volátil.

(em resumo: tem que fazer o tratamento do botão apertado).

Depois aparecerá sucessivas mensagens que o usuário deverá entrar com valores e o programa deverá salvar em posições apropriadas na memória não volátil, para depois na hora de executar, as rotinas busquem os respectivos valores nestas posições de memória.

Depois crie a rotina para usar os valores capturados na programação ou seja, a rotina de principal. Esta irá chamar outras rotinas menores em sequência,  como 'rotina_enchendo_de_agua', depois 'rotina_bater_por_tantos_minutos', depois 'rotina_tirar_agua', depois chamar de novo a mesma rotina 'rotina_enchendo_de_agua', depois...até o término.

Resumo: Você que terá que decidir o modo de operação da tua máquina de lavar e o usuário entra com os valores.

 

 

 

 


ReplyQuote
Back To Top