Ola Claudio, estava pensando em fazer um marcador de marcha para motos com display de sete segmentos, porem não achei por onde começar, pensei ate em usar o pic 12f675 e fazer com sensores no pedal da marcha, vc teria alguma ideia, é que sou estudante de eletrônica e sempre procurar inventar alguma coisa, obrigado, Daniel
Olá Daniel!
O pic 12f675 tem poucos pinos para colocar de forma direta um display de 7 seguimentos. Tente um pic 16f676 ou mesmo um 16f628a.Veja algumas opções:
1)Poderá usar sensores hall e um imã colado no pedal de marchas. A forma simples seria um sensor hall para cada marcha. O imã sempre estará sobre um deles.
2) Usar um potenciômetro acoplado ao eixo do pedal de marchas. Um extremo ligado ao + 5 Volts e o outro extremo no gnd. Usando um pic com conversor analógico/digital interno você leria o valor da tensão no cursor deste potenciômetro. Conforme o valor mostraria um dígito diferente.
3) Algo parecido poderia ser feito com uma chave seletora, e cada saída dela seria ligado a um pino do pic. Cada uma delas seria uma marcha a ser indicada no display de 7 seguimentos.
4) Usar 2 sensores hall apenas, sendo que quando movimenta para cima um determinado hall aciona primeiro e se for para baixo, o outro aciona primeiro.
Seria então usado um programa igual do 'rotary encoder' para determinar a cada movimento do pedal a marcha a ser mostrada. Neste método teria que ser memorizado a ultima posição antes de desligar a moto e depois recupera-la ao ligar.
Note que outros sensores podem ser usados além do hall: reed switch, led+receptor infrared, chave seletoras multipolos acoplada ao eixo do pedal, potenciômetros, etc.
Poderá encontrar artigos digitando 'gear indicator motorcycle using pic' no seu site de busca preferido.
Uma palavra de cautela: A maioria de projetos usando microcontroladores pic para uso em motos e carros tendem a dar problemas de funcionamento (ex. o pic sofre um 'reset' constante sem explicação), por estes serem 'extremamente' sensíveis a interferência eletromagnéticas (EMI) geradas pela bobina de ignição (para a faísca da vela) e pelo enrolamento de carga da bateria.
Deve ser previsto circuitos adicionais de filtragem de EMI na placa do circuito e também nas fontes de sinais interferentes.
Espero ter ajudado!
Obrigado, encontrei o arquivo seguinte, http://www.electronics-lab.com/wp-content/uploads/2015/03/Schematic1.pdf , gostaria de saber se posso trocar o TINY, pelo pic 12f675, que é mais facil de encontrar?
Olá Daniel!
Infelizmente não existe compatibilidade entre o hex do Tiny com o Pic. Cada um deles tem características diferentes, como nome dos pinos, capacidade de memória ram e flash, conjunto de instruções, etc. Portanto, terá que usar o microcontrolador indicado no esquemático e o respectivo arquivo hex.
Olá Daniel!
Por favor, veja o artigo INDICADOR DE MARCHA P/ MOTOS – C/ PIC 16F628A (REF307).
Montei este indicador e ele não zera quando coloca o neutro, o resto funcionou normal. Tentei de tudo mas não consegui fazer funcionar.
Verifique por favor, se quando coloca no 'neutro' ocorre um aterramento no fio ligado a montagem (ou seja, se o interruptor está ligado ao chassi com a lâmpada ligado ao 12 volts). Se a sua moto for inversa ( ou seja, manda 12 volts pelo interruptor e a lâmpada está ligada ao chassi) não funcionará. Nesta segunda situação terá que trocar o bc558 por um bc548, com coletor ligado ao o pic e emissor para o gnd. O diodo deve ser retirado ficando apenas o resistor limitador de 10 k na base.