Olá Larios.
Espero que vc já esteja melhor.
Tenho uma ideia para desenvolvimento que já fiz a algum tempo atrás, mas agora tenho uma situação de espaço físico da placa e ficou difícil implementar novamente o sistema. O sistema se baseia em um contador de entrada e saída com PIR, no qual em uma sala ele conta quantas pessoas entram no ambiente e acende uma lâmpada e ao sair todas as pessoas, ele zera e desliga a lâmpada. Ou seja, se entrar 5 pessoas, ele só vai apagar quando essas 5 pessoas saírem. Enquanto não zerar, ele mantém a lâmpada acesa... Se você tiver uma dica ou software em um pic 12f675 pra me ajudar te agradeço, mas só se você tiver condições e estiver bem. Um grande abraço e melhoras! até mais e Fique com Deus, vc e sua família!
Olá Maptower!
Eu já vi este sistema com contadores digitais e foto células. O sensor PIR poderá não captar corretamente se várias pessoas sairem juntas da sala (contará apenas um indivíduo). Ou o sensor que você usa é diferente nesta questão?
Olá Larios.
Quando eu fiz no passado utilizei 02 emissores I.R. de 5mm e 02 Receptores I.R. de 3 pinos de controle remoto de TV com portadora de 34KHz, na época funcionou bem. Quando o sensor de entrada era acionado, devido à entrada de uma pessoa, ele também inibia o sensor de saída, para que o sentido de "entrada" implementasse a contagem "UP". Ao fazer isso, a lâmpada acendia pois tinha entrado 01 pessoa no ambiente. Ao entrar mais uma, a mesma função ocorria, era inibido por 1.5 segundos o sensor de "saída" para que fosse implementada mais uma contagem "UP"... Se saísse 01 pessoa do ambiente o sensor de "saída" era acionado e inibia o de "entrada" por 1,5 segundos. e implementava uma contagem "DOWN", mas a lâmpada não apagava pois o contador não estava zerado sendo que havia uma pessoa no ambiente. Quando ela saísse, o sensor de saída inibia o de entrada e implementava uma contagem "DOWN" novamente e o contador era zerado e desligava a lâmpada. O problema, é que eu utilizei 03 contadores CD4029, 01 CD40106 e 02 NE555. A placa ficou (na época) muito grande pois o circuito teria que ficar em uma caixa pequena na porta do ambiente. Todo o circuito de sensoriamento eu já implementei e ficou bom, mas o contador teria que ser um PIC de 8 pinos por exemplo para ficar pequena... Outra coisa. Agora é outro assunto: Eu sou desenhista e a muito tempo desenho esquemas elétrico e placas de circuito impresso. Trabalhei em um indústria eletrônica em minha cidade e criei uma grande facilidade para desenho de esquemas e pcb´s. Se precisar, posso fazer desenhos ou pcb´s se vc precisar, sem custo nenhum. Se precisar de placas físicas, posso fazer tbm e te enviar pois desenvolvi uma técnica bem simples e rápida para fazer placas com top e botton impressas pelo sistema fotográfico. Normalmente consigo fazer uma placa de protótipos de média densidade em 2 horas. Então, Como você vem nos ajudando a muito tempo nos fornecendo os seus circuitos e projetos, o mínimo que posso fazer é oferecer meus préstimos caso você precise. Um grande abraço e que Deus abençoe você e sua família!
Olá Maptower!
Agradeço sua gentil oferta. A maioria das montagens são feita unicamente em placa experimental do tipo 'protoboard', sem a montagem final em PCB. Mas se algum dia necessitar de uma ajuda eu entro em contato. Voltando ao sensor, você fez com led+fototransistor infrared. Como pretende usar um sensor PIR? Ou vai ser com led+foto infrared também?
Olá Larios. Tudo bem?
Sim, vou usar o led mais um receptor infra-red do tipo TSOP4838 de 38khZ. Vou utilizar um oscilador para o led infrared trabalhando a 38khZ e o receptor recebendo o reflexo de quem passar na frente dos dois. Vou colocar um filtro e reduzir a largura bem como o raio de distância de detecção para ficar restrito à uns 2 metros no máximo. Os conjuntos emissor/receptor vão ficar um do lado do outro a um distância de mais ou menos 10 cm. Um deles detectará a entrada e o outro a saída. Como eu falei para você antes, quando o emissor/receptor de entrada detectar uma pessoa, ele implementa um pulso para a contagem UP e ao mesmo tempo inibe o conjunto emissor/receptor de saída por 2 ou 3 segundos para que ele não envie nenhum pulso para o circuito de contagem. O contrário tbm ocorre, só que inverso, ou seja o emissor/receptor de saída sendo acionado primeiro, ele inibe o emissor/receptor de entrada. Segue um esquema simplificado como ilustração da ideia.
Um grande abraço, Fica com Deus você e sua família e uma abençoada semana!
Marcos Peixoto.
Olá Marcos!
Observei o seu esquema. Você usará componentes extras para gerar os 38Khz e também para filtrar o sinal recebido. O TSOP4838 já tem filtro para esta frequência construido internamente conforme mostra o datasheet.
A título de sugestão e tão somente isto, talvez pudesse reduzir tudo ao PIC por usar o próprio comparador interno do PIC para gerar 38Khz (como oscilador de relaxação) para alimentar os 2 leds emissores de infrared (note que o comparador uma vez configurado irá gerar a frequência independente do programa que irá rodar, usando apenas 4 resistores e um capacitor ).
Cada TSOP4838 seria ligado direto a um pino separado do pic, programando estes pinos como entradas digitais. E um pino seria a saída que acionaria o fotoacoplador para o triac. O ângulo de atuação pode ser alterado mecanicamente colocando um anteparo opaco ao infrared com um furo cujo diâmetro limitaria a atuação. E a sensibilidade pode ser alterado variando o valor do resistor em série com os diodos emissores infrared.
Acredito que possa funcionar desta forma simplificada.
Olá Larios.
Sim, eu tinha colocado um circuito separado para os TSOP4838 porque não tenho como programar em PIC... Durante minha trajetória de eletrônica me especializei em circuito analógicos e digitais... Hoje sinto falta de não ter aprendido a programar em C. Até fiz um curso de Assembler e linguagem C em um colégio pago de minha cidade porém, o curso foi suspenso quase no final por problemas de acomodações do colégio, não tinha salas vagas para termina-lo... assim, não conclui o mesmo... hoje ainda estudo algoritmos e linguagem de programação, mas o trabalho me toma muito tempo... Antigamente, quando solteiro, eu tinha tempo e me dediquei a aperfeiçoar na parte do desenho técnico pois como disse antes, eu trabalhava com desenho das placas e esquemas elétricos e eletrônicos ... hoje, casado, o tempo é bem escasso pois tenho responsabilidades com a família que para mim é sagrada! mas vamos tentando! Te desejo melhoras, e que você e sua família sejam agraciados pelas Bênçãos de Deus. Obrigado pela ajuda, vou ver o que posso fazer aqui! até mais.