BIG_GEN52 – RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO (HTP620B E TAMBÉM HCS200…301,SEM HOPCODE) P/ 254 TRANSMISSORES, 2 CANAIS, USANDO AT89S52

Necessita de um receptor de controle remoto para muitos transmissores? Que seja 2 canais (ex. dois motores de portão)? Que aprenda controles com Hcs ou Ht6p20b? Com componentes baratos? Leia mais…

Veja o esquema abaixo:

Trata-se de um aprimoramento do receptor ‘big_gen’ publicado anteriormente. A inovação está apenas na capacidade de aprender e controlar saídas separadas, onde poderá ser ligado nossa aplicação. Temos agora 2 canais. O canal ‘A’, cujas saídas são nos pinos 20 e 21 (leds d3 e d4) e o canal ‘B’, com saídas nos pinos 10 e 11 (led d1 e d2) do AT89S52. Com ajuda de fotoacopladores no lugar dos leds (ex. MOC3021 para ligar um triac em 110/220v), ou retirando os leds e ligando a base de transistores NPN via resistores, com o coletores ligados a reles, podemos acionar cargas maiores (ex. motores de portão automático). A escolha do AT89S52 se deve a seu preço bem acessível e a grande quantidade de Port’s, que podem ainda ser usadas para outras finalidades. Todos os numeros seriais (Serial Number) dos controles aprendidos são gravados na pequena Eeprom 24c08, que é facilmente encontrada nas lojas de componentes. o receptor usado pode ser qualquer modelo, desde que a frequência seja a mesma dos seus transmissores (geramente 433MHZ). Para aprender no canal ‘A’, aperte um dos botões do controle e também o botão ‘LEARN_A’ brevemente. A memória pode armazenar 254 controles no total, independente do canal que foi gravado. Pode-se fazer o apagamento individual de controles, bastando saber o que número lhe foi atribuido por ocasião do aprendizado. Uma boa regra é anotar este número em uma lista, ou atrás dos controles. Para apagar, temos o modo ‘apagamento geral’ onde todos os 254 controles são apagados e o modo ‘individual’, onde acessamos apertando o botão ‘RÁPIDO’ ou ‘LENTO’, até aparecer o número desejado. Então, basta apertar ‘LEARN_A’ para apaga-lo. Poderá consultar o artigo anterior sobre detalhes destes apagamentos.
Obs. Esta montagem é apenas didática, sendo feita apenas em placa de protoboard, sujeito a bugs ainda não identificados. Está sendo fornecido o arquivo ASM, que poderá ser alterado conforme as necessidades dos hobistas.

Segue o arquivo ASM:

RX_BIG_GEN_AT89S52_2C_ASM

Segue o arquivo HEX:

RX_BIG_GEN_AT89S52_2C_HEX

Módulos receptores e transmissores (preço)

Manuais:
datasheet AT89S52

Curiosidades:
Como conciliar ciência e religião
Quando comer peixe lhe faz mal
Você sabia?
Quem criou as leis que governam o Universo?
Como o árabe tornou-se a lingua dos instruidos
Mestres medievais da astonomia
Faça bom uso de sua curiosidade
Florestas tropicais – como explorar sem destruir?
Busca de um céus mais seguros
O que aprendemos dos projetos da natureza?
Nostalgicos moinhos de vento!
A história da ‘cortiça’
Carros – no presente e no passado
O sistema de ‘spray’ do besouro
Ouvindo sons do espaço
Porque as estrelas são cintilantes?
Uma voz silenciosa que pode se ouvida

Outros assuntos:
Os milagres são possíveis – 3 objeções
Como enfrentar o bullying sem ter de partir para a briga (animação)
Como criar filhos responsáveis
Como administrar o seu dinheiro
Ensine valores morais a seus filhos
Ensine seus filhos bons principios com atividades de colorir
Como posso ter ânimo para exercitar
Como posso controlar meu peso?
Entrevista com um bioquímico
Adolescentes- O que fazer se estou sofrendo bullying?
Como evitar ferir com palavras?
Como tratar seu cônjuge com respeito?

Para crianças:
É errado roubar?(vídeo)
Você foi feito maravilhosamente

Até o próximo artigo!!!

Clique aqui para comentarios/sugestões fora deste tópico

2 comments on “BIG_GEN52 – RECEPTOR DE CONTROLE REMOTO (HTP620B E TAMBÉM HCS200…301,SEM HOPCODE) P/ 254 TRANSMISSORES, 2 CANAIS, USANDO AT89S52

  1. Olá Claudio.Tudo bom,muito legal projeto 89s52,usando 2 canais,Claudio muitos projetos usando (tx,rx) certo,pensando nisso séria possível fazer o módulo (tx,rx),exemplo: montar o módulo.Obrigado!Pela Atenção!!!

Comments are closed.

Back To Top